Resolução comentada Geografia soldado PMSP
Olá Pessoal. Vamos resolver a prova de Geografia para soldado da PMSP. Há possibilidade de recurso em uma questão com um equívoco teórico, sobre o fim da Guerra da Coreia. O exame foi dentro da expectativa de dificuldade esperada e também possíveis temas que exploramos na transmissão de revisão de véspera, que certamente ajudou bastante nossos alunos.
Para conferir o gabarito de História, clique aqui!
Vamos conferir o gabarito preliminar. Venha comigo!
1. (VUNESP 2017 – Soldado PM 2ª classe) Fundada em 1957, por seis países, a União Europeia completa, neste ano de 2017, 60 anos, contando com 28 países membros, embora o Reino Unido esteja em processo de saída do bloco, que é o mais antigo e estruturado do mundo. No entanto, apesar da longevidade e poderio econômico, pode-se citar como um dos problemas enfrentados pela União Europeia
(A) as políticas sociais atualmente em declínio devido à entrada de imigrantes, principalmente nos antigos países comunistas.
(B) a perda de mercados consumidores devido à concorrência com países emergentes do Brics, como a Índia e a África do Sul.
(C) a deficiência de recursos naturais, o que gera a necessidade de importações de produtos básicos para a indústria, como o ferro e o carvão.
(D) as diferenças socioeconômicas entre os países membros, o que provoca a forte hegemonia da rica Alemanha sobre vários países.
(E) a atual perda de importância econômica e política da moeda única, o Euro, frente a moedas fortes como o dólar e o iene japonês.
A União Europeia é composta por 28 países. Os pioneiros “a Europa dos 15”, são mais ricos e integrados entre si. Após a decadência da URSS, o leste europeu passou a ser integrado ao bloco. Em 2004 e 2007 ingressaram 13 países, 11 ex socialistas. Os últimos países a entrarem no bloco foram Romênia e Bulgária. Nem todos usam o Euro, somente 19, a “zona do Euro” a segunda moeda mais forte, atrás do dólar. Desde 2010 algumas economias europeias passaram por uma crise profunda (os PIIGS: Portugal, Itália, Irlanda do sul, Grécia e Espanha), e uma grande crise de refugiados vindos do Oriente Médio, e como consequência ocorreu um aumento na xenofobia. Para fazer parte da União Europeia é obrigatório ser uma democracia plena e adotar políticas econômicas e fiscais comuns. Isso dificulta a integração, pois tanto países como a Alemanha, o mais rico europeu, como países do leste europeu ou os PIIGS, os mais pobres, devem adotar uma taxa de juros próxima, mesmas políticas fiscais, metas de dívidas e inflação que faz com que a Alemanha leve vantagens sobre as economias menores, além de ser o maior investidor na EU. O desnvolvimento dos países emergentes não significou perda de mercados, mas um aumento, considerando a integração de populações pobres como da Índia e China no mercado consumidor mundial.
[D]
2. (VUNESP 2017 – Soldado PM 2ª classe) A questão está relacionada à imagem e ao texto a seguir
Esse fenômeno atmosférico é comum nos grandes centros urbanos industrializados, principalmente naqueles localizados em áreas cercadas por serras ou montanhas. Esse processo ocorre quando o ar frio (mais denso) é impedido de circular por uma camada de ar quente (menos denso), dificultando a circulação do ar. Trata-se
(A) do efeito Coriólis.
(B) da inversão térmica.
(C) da ilha de calor.
(D) do fog.
(E) do efeito estufa.
A imagem refere-se a ocorrência de uma inversão térmica. Ocorre principalmente no inverno em dias de pouco vento em locais muito poluídos. Em São Paulo o fenômeno é frequente e intenso: Os poluentes impedem a movimentação do ar, que é mais quente na superfície e resfria conforme aumenta a altitude. Em dias de inversão como mostrados na imagem, o ar resfria perto da superfície, pois não se dispersa devido aos poluentes e a atmosfera fica “invertida”. O normal seria superfície quente e altitudes frias. Fica o ar frio na superfície e forma-se uma “camada de inversão” quente nas altitudes. Quando ocorrem podem agravar os problemas respiratórios.
[B]
3. (VUNESP 2017 – Soldado PM 2ª classe) A questão está relacionada ao mapa apresentado a seguir.
Assinale a alternativa que identifica corretamente uma das bacias hidrográficas brasileiras.
(A) A bacia 1 destaca-se por apresentar elevada densidade demográfica, fato que provoca impacto ambiental, principalmente nas áreas próximas às áreas metropolitanas; os modernos cultivos de grãos representam a principal utilização dos solos da bacia.
(B) A bacia 2 abrange uma importante reserva de minérios, reconhecida internacionalmente. Como grande parte dos solos da bacia não são férteis, há pequena atividade agrícola, mas, recentemente, observa-se o avanço da pecuária destinada à produção de leite.
(C) A bacia 4 tem a maior parte de sua área em planaltos, o que possibilita aos rios que a compõem grande potencial hidrelétrico já utilizado por várias usinas. Sob o aspecto econômico, as terras da bacia são utilizadas para cultivos de produtos destinados à exportação.
(D) A bacia 5 ocupa área com relevo pouco ondulado, o que possibilita a existência de vários rios navegáveis, mas com pequeno potencial hidrelétrico. A área da bacia concentra a maior parte da população nas porções norte e oeste, onde estão as principais cidades.
(E) A bacia 3 tem grande importância histórica; seu rio principal atravessa área de clima semiárido. A agricultura é uma das mais importantes atividades econômicas, com destaque para a fruticultura. O potencial hidrelétrico da bacia é aproveitado por várias usinas.
1- Bacia Amazônica: É um vazio demográfico, ou seja, pouco populoso e povoado.
2- Bacia do Tocantins Araguaia: Banha parte do Pará onde está o projeto de extração mineral Grande Carajás, em que ocorre a expansão da fronteira agrícola com gado de corte e soja transgênica.
3- Bacia do Rio São Francisco: Segundo potencial hidrelétrico instalado, importante avanço do agronegócio na fruticultura irrigada e com graves problemas de assoreamento. Tem passado pelo processo de transposição para rios do semiárido nordestino e no início de 2017 teve um de seus eixos inaugurados. É conhecido historicamente como rio dos Currais ou Velho Chico.
4- É a Bacia do rio Paraguai, que drena a planície e depressão do pantanal mato-grossense.
5- É a Bacia do rio Paraná, predominantemente de planalto e com o maior potencial hidrelétrico instalado. Possui eclusas para viabilizar a navegação no rio Tietê.
[E]
4. (VUNESP 2017 – Soldado PM 2ª classe) Observe o gráfico para responder à questão.
A leitura do gráfico e os conhecimentos sobre as atividades econômicas brasileiras permitem afirmar que, no título do gráfico, o “X” deve ser substituído por
(A) café.
(B) cana-de-açúcar.
(C) aço.
(D) grãos.
(E) automóveis.
O centro oeste e sul do país são os principais produtores de grãos, destacadamente a soja, que também é produzida nas bordas amazônicas e nordestinas, na região do “arco do desflorestamento” ou fronteiras agrícolas. A produção de cana concentra-se no litoral e sudeste. O café em MG, ES e recentemente em estados do norte. Aço e automóveis no sudeste.
[D]
5. (VUNESP 2017 – Soldado PM 2ª classe) Em 19 de setembro, na Assembleia da ONU, Donald Trump discursou e atacou diretamente três países: A respeito do país 1, disse que se ele quer se armar com bombas nucleares e mísseis, a única alternativa dos Estados Unidos é destruir totalmente esse país. Depois, Trump falou do país 2, que chamou de ditadura corrupta que patrocina o terrorismo, e que o acordo nuclear, fechado pelo presidente Barack Obama e pelas maiores potências mundiais, é uma vergonha para os Estados Unidos. A respeito do país 3, Trump disse que o governante é um ditador socialista que causou dor e sofrimento ao povo. O presidente americano lembrou que já impôs sanções ao governo do país e falou que os Estados Unidos estão preparados para tomar outras atitudes se o ditador continuar a se impor autoritariamente.
(G1 goo.gl/HUp924. Adaptado. Acesso em 21 set.2017)
Os países 1, 2 e 3 citados por Trump são, respectivamente,
(A) Afeganistão, Turquia e Colômbia.
(B) Coreia do Norte, Irã e Venezuela.
(C) Iraque, Venezuela e Rússia.
(D) Israel, Coreia do Norte e Síria.
(E) Turquia, Arábia Saudita e Cuba.
1- Coreia do Norte.
2- Irã
3- Venezuela.
As tensões nucleares entre EUA e Coreia do Norte ocorrem desde a “Guerra Fria” e principalmente nos últimos anos têm voltado a ocorrer ameaças de ambos os lados, uma verdadeira ameaça de conflito nuclear. O Irã possui um programa nuclear há anos e alega que é para fins pacíficos (energia elétrica e fins medicinais), no entanto, Israel e EUA são contrários e alegam que são para fins bélicos e combatem o programa a todo custo, principalmente através de embargos econômicos (como corte de financiamentos e restrições às exportações de petróleo). Em 2015 o ex-presidente Barack Obama ratificou um acordo com o Irã que permanecerá com seu programa nuclear, porém tutelado pela comunidade internacional. Donald Trump não concorda com este acordo. O terceiro país é a Venezuela, e no enunciado diz que já impôs sanções (se fosse Cuba as sanções continuam, pois o embargo econômico permanece).
[B]
6. (VUNESP 2017 – Soldado PM 2ª classe) Leia a notícia de 01 de agosto. Balança comercial brasileira tem melhor julho da história
(EBC – Agência Brasil – goo.gl/8Q7TyE. Acesso em 21set.2017)
O principal motivo para o bom desempenho da balança foi o aumento
(A) da exportação de têxteis e vestuário para a China.
(B) da venda de óleos e lubrificantes para a Alemanha.
(C) dos preços das commodities, como a soja e o milho.
(D) do volume de medicamentos destinados à Europa.
(E) da taxa de juros para investimentos estrangeiros.
A recente reação do PIB brasileiro ocorreu devido ao aumento do preço das commodities (produtos primários ou pouco transformados para exportação) como soja, milho e minério de ferro (estamos entre os maiores produtores mundiais). Nosso maior parceiro comercial atual é a China: exportamos principalmente soja e ferro e importamos eletroeletrônicos e têxteis. Nossa balança comercial tem sido superavitária no ano de 2017.
[C]
É isso ai pessoal, boa sorte a todos!!
Foco no sucesso!!!!