Artigo

Resolução comentada da prova de geografia da PM-SP – Cabe tentar recurso em questão

Olá pessoal

Vale tentar recurso na prova de Geografia PM-SP. Na questão sobre globalização há um problema de sentido entre a pergunta e a alternativa correta. Seria possível chegar nela por eliminação, mas há motivos para a anulação e claro que vale tentar. No geral segui a tendência de explorar bem os temas clássicos como recursos hídricos, globalização, clima, população.

Correção das questões

37. (VUNESP 2018 – PM-SP – Soldado da Polícia Militar)
Observe o mapa para responder à questão.

A leitura do mapa e os conhecimentos sobre as atuais condições socioeconômicas mundiais permitem afirmar que é provável que, em 2020,
A) as cidades com maior carência de fornecimento de água potável estarão localizadas nos países subdesenvolvidos.
B) os países mais populosos e urbanizados do mundo deverão manter grande suprimento de água potável.
C) as áreas mais desenvolvidas correrão sérios riscos de carência de água, principalmente para as atividades econômicas.
D) as cidades mundiais com forte influência econômica deverão apresentar situações críticas de abastecimento de água potável.
E) os países com forte crescimento demográfico apresentarão grande disponibilidade de recursos hídricos.

Em toda questão de Geografia é fundamental analisar atentamente os mapas. Na questão o cartograma mostra que os países que mais sofrerão com a escassez de água estão no continente africano e asiático, que são países subdesenvolvidos. É importante lembrarmos que a escassez de água está mais ligada a carência de infraestrutura de tratamento e distribuição, que a ausência do recurso em si.
Gabarito: A

38. (VUNESP 2018 – PM-SP – Soldado da Polícia Militar)

Nestas últimas décadas, o processo de globalização econômica esteve atrelado ao comércio internacional. Comprova esse fato:
A) a crescente pressão dos países ricos em enfraquecer os blocos econômicos. É só lembrarmos da UE.
B) o protecionismo, prática comum, sendo um entrave à circulação de mercadorias.
C) o aumento da independência econômica dos países produtores e exportadores de commodities.
D) o enfraquecimento de países que defendem relações comerciais bi ou multilaterais.
E) a expansão do pleno emprego no setor industrial nos países considerados emergentes.

A alternativa seria a única possível diante dos erros tremendos das outras proposições, contudo veja: a Globalização caracteriza-se pelo fluxo cada vez maior de mercadorias, capitais e informações, e com o predomínio do pensamento neoliberal, o protecionismo é visto como uma grande barreira econômica ao desenvolvimento da Globalização. Então a resposta considerada o gabarito oficial fica sem sentido: O que comprova que a globalização é atrelada ao comércio é o protecionismo (prática combatida) ?

Gabarito: B

[PROPOSIÇÃO CORRETA INCOERENTE]

39. (VUNESP 2018 – PM-SP – Soldado da Polícia Militar)
Analise o climograma representativo de uma extensa área do Brasil para responder à questão.

O climograma é característico:
A) da área litorânea da região Sul, que apresenta clima subtropical, sem estação seca e elevada amplitude térmica.
B) da área sul da região Sudeste, que apresenta clima tropical de altitude, fraca pluviosidade e temperaturas elevadas o ano todo.
C) da porção central do Centro-Oeste, que apresenta clima tropical úmido, com grande pluviosidade e elevada amplitude térmica.
D) do interior nordestino, que apresenta clima tropical, com os meses de verão mais chuvosos e baixa amplitude térmica.
E) de grande parte da Amazônia, que apresenta clima equatorial, forte pluviosidade e temperaturas elevadas o ano todo.

É um gráfico de clima equatorial, que não possui estação seca pronunciada, grande pluviosidade e altas médias térmicas e corresponde ao clima predominante na Amazônia.
Gabarito: E

40. (VUNESP 2018 – PM-SP – Soldado da Polícia Militar)
Dados divulgados em agosto de 2017 pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostrava que a população brasileira era de 207,7 milhões de habitantes.
Analisando-se as características da população brasileira, é possível constatar que:
A) a esperança de vida, que indica o tempo médio de vida dos habitantes, tem sido reduzida, principalmente devido aos problemas decorrentes do desemprego e da crise econômica.
B) a migração entre as regiões brasileiras parou de crescer há mais de uma década, o que mostra a regularidade da distribuição das atividades econômicas pelo país.
C) a taxa de mortalidade infantil, que é um dos indicadores mais utilizados para mostrar as condições de vida, em especial aquelas relacionadas à saúde, está em declínio.
D) a taxa de urbanização, que mostra o dinamismo demográfico de um país, tem apresentado forte amplia- ção, fato que deve igualar as taxas entre as diferentes regiões do país.
E) a taxa de fecundidade tem permanecido em fraca expansão, mostrando que há uma tendência de se manter o crescimento vegetativo elevado, principalmente na zona urbana.

A população brasileira apresenta: queda na natalidade, aumento na expectativa de vida (e queda na mortalidade infantil) e um envelhecimento da população. A qualidade de vida é medida pelo IDH, que considera a expectativa de vida, escolaridade e renda per capta.

Gabarito: C

41. (VUNESP 2018 – PM-SP – Soldado da Polícia Militar)
Notícia publicada em março de 2018 destaca que o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) já completou 93,6% da coleta de dados do 11o Censo Agropecuário Brasileiro. Já foram colhidas informações de 4,9 milhões de estabelecimentos, dos 5,2 milhões estimados inicialmente pelo IBGE.
(http://agenciabrasil.ebc.com.br. Acesso 01.04.2018. Adaptado)
O último recenseamento agropecuário foi realizado em 2006. Os doze anos que separaram os dois censos não devem alterar o fato de que, no país, predominam:
A) as terras produtivas ocupadas por posseiros.
B) os minifúndios que ocupam metade das terras rurais.
C) as pastagens destinadas à criação de gado leiteiro.
D) os cultivos permanentes fortemente mecanizados.
E) as grandes propriedades rurais acima de mil hectares.

Uma das principais características históricas da ocupação da terra no Brasil é a concentração fundiária e 1% das propriedades ocupa aproximadamente 50% das terras férteis.
Gabarito: E

Ranking PM SP: 6 mil inscritos!

Preencha seu Gabarito PM SP

Já preencheu o gabarito!? Então clique na imagem a seguir e confira a correção da prova e como foi seu desempenho:

É isso aí pessoal, um grande abraço e foco no sucesso!!!!!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • bom dia professor. alguma caberia recurso.
    MAYCON DO AMARAL em 06/06/18 às 10:57