Artigo

Resolução comentada de História e Geografia do concurso da PMMA

   Olá pessoal. Vamos agora verificar o gabarito preliminar através da resolução comentada de História e Geografia da PMMA Não vislumbramos possíveis recursos. O professor Raphael Reis e eu analisamos a prova, ela abordou bem o edital e teve um grau de dificuldade razoável, pois exigiu um sólido domínio de conceitos e dos principais fatos históricos e dados geográficos. Nossos alunos e os internautas que participaram da nossa transmissão de revisão de véspera, certamente conseguiram um bom resultado pois além de todos os temas terem sido bem desenvolvidos no curso, a maior parte do exame foi discutido na revisão.  Sem mais delongas, vamos lá.

   Apesar dos conflitos políticos e sociais que sacudiam a república desde sua implantação, as várias facções oligárquicas, a partir de suas bases políticas estaduais, mantinham o controle do Estado brasileiro. Os partidos regionais mais fortes, por elas controlados, eram o eixo do poder político da Primeira República. Entretanto, desde a década de 10 do século XX, sobretudo entre os militares, intelectuais e membros das classes médias das capitais, crescia a insatisfação com esse modelo de política.
Fonte: Marcos Napolitano. História do Brasil.

   Tendo o fragmento do texto precedente como referência inicial e considerando a história do Brasil republicano, julgue os itens seguintes.

15 Na Primeira República, o número de eleitores era bem elevado; e o voto secreto, amparado por eficiente justiça eleitoral, que garantia a lisura das eleições.

   Errado. Uma das características da Primeira República (República Velha) era a baixa quantidade de pessoas que podiam participar do processo eleitoral, uma vez que o mesmo era estruturado no voto censitário. O período é mais conhecido pela grande corrupção eleitoral, do voto aberto e o voto de cabresto, o que impedia qualquer lisura nas eleições.

16 Confirmando o que o texto sugere, o movimento tenentista da década de 20 do século XX, contestou o modelo político vigente no país e, pelas armas, tentou derrubar as estruturas políticas em vigor.

   Correto. O Movimento Tenentista foi uma série de rebeliões de jovens oficiais de baixa e média patente insatisfeitos com as ações políticas das oligarquias da República Velha. Queriam o fim do voto de cabresto, a instituição do voto secreto e defendia a implementação da educação pública. Uma de suas principais revoltas foi a Revolta dos 18 do Forte, em 1922, que enfrentou as forças governamentais e a Coluna Prestes, grande marcha liderada por Luiz Carlos Prestes, pregando o fim do pacto oligárquico e do voto secreto, além da moralização política como um todo.

17 A vitória eleitoral de Getúlio Vargas, em 1930, pôs fim à República Velha, inaugurando uma nova fase na história política brasileira, rigorosamente oposta ao que se praticava até então.

   Errada. As eleições foram vencidas pelo candidato paulista Júlio Prestes, e a Aliança liberal (Oligarquias de MG, RS e PB) marcharam até o RJ e tomaram o poder de Washington Luiz (SP) e claro impedindo a posse de Júlio Prestes. O adjetivo rigorosamente também não está bem empregado. Vargas levou à cabo uma política de modernização, industrialização e urbanização do país, mas isso não significou o abandono dos privilégios das grandes oligarquias rurais brasileiras.

18 O caráter essencialmente oligárquico da Primeira República, também denominada República Velha, deve-se ao domínio político das elites regionais.

   Correto. A principal característica política da Primeira República foi o domínio das oligarquias regionais.

19 A expressão política do “café com leite”, normalmente utilizada para caracterizar a Primeira República, reflete a supremacia política dos dois estados economicamente mais poderosos no país à época, São Paulo e Minas Gerais.

   Correto. Na República Velha, devido à quantidade de população e de riqueza econômica, os estados de São Paulo e Minas Gerais “revezaram” no poder da União, isto é, a maioria dos presidente neste período eram oriundos destes dois estados.

   A experiência histórica vivida pelo Brasil a partir de 1945, quando chegou ao fim a ditadura do estado Novo de Getúlio Vargas, não foi politicamente tranquila. A trajetória democrática de 1945 e 1964 foi marcada por crises as mais diversas, alguma das quais verdadeiramente trágicas O golpe de 1964 iniciou um período de duas décadas do regime autoritário, cujo epílogo se deu em 1985, quando nova fase democrática teve início, e se prolonga aos dias de hoje.

   Considerando o período histórico abordado no texto precedente, julgue os próximos itens.

20 O ciclo autoritário ao qual o texto se refere foi desencadeado pela deposição do presidente João Goulart pelo militares.

   Correto. A Ditadura Civil-Militar inicia-se após a deposição do presidente João Goulart. Ele era vice presidente de Jânio Quadros que renunciou. Ele estava em visita diplomática à China comunista de Mao Tsé Tung, o que acentuava a crise política devido a associação de Goulart como os movimentos populares e comunistas. Primeiramente ocorreu um golpe branco com a implantação do parlamentarismo e em 64 a intervenção militar.

21 A derrubada do regime militar, em 1985, deu-se em decorrência de revolta armada que havia unido setores civis e militares descontentes com o governos dos generais.

   Errado. Embora houvesse resistências armadas ao longo da Ditadura Civil-Militar (1964-1985), não foram elas que uniram civis e militares descontentes com os governos dos generais. Havia um forte descontentamento das instituições brasileiras, bem como pressão internacional em prol dos direitos humanos. Além disso, a abertura política se deu de maneira lenta e gradual, a partir do governo Geisel. A redemocratização é caracterizada pelo fim do AI-5, fim do bipartidarismo, a lei da anistia e o movimento pelas diretas já.

22 Exemplo dramático das crises a que o texto se refere foi a morte do presidente Vargas, assassinado no auge da Guerra Fria, por adversários políticos apoiados pela espionagem norte-americana.

   Errada. Vargas se suicidou em 1954. Era o período da Guerra Fria (1945/47 – 91), mas não foi assassinado.

23 O governo de Juscelino Kubitschek, na segunda metade da década de 50 do século XX, teve como marco a política desenvolvimentista e o ideal de fazer o Brasil progredir cinquenta anos em cinco.

   Correto. O nome do pensamento econômico que sustentou a política de industrialização de JK era o nacional desenvolvimentismo, que pregava a necessidade da abertura de mercado nos países subdesenvolvidos para usufruírem da industrialização dos desenvolvidos, pois não conseguiríamos competir com uma indústria nacionalista. O seu programa de governo foi o plano de metas (saúde educação, indústria, transportes e energia) que prometeu industrializar o país 50 anos em 5. A síntese do plano de metas foi a construção de Brasília.

24 A renúncia do presidente Jânio Quadro, em 1961, motivou profunda crise política no país, temporariamente solucionada com a adoção do sistema parlamentarista.

   Correto. De fato, a renúncia de Jânio Quadros, após 8 meses de governo, motivou profunda crise política. Seu vice, João Goulart, era visto com desconfiança pela elite e pelos militares conservadores. Uma das tentativas de solucionar a questão foi o parlamentarismo, o qual teve Tancredo Neves como primeiro-ministro. Porém, isso solucionou só temporariamente a crise que atrasou o golpe. A proposição pode gerar dupla interpretação, como chamou a atenção o professor Raphael Reis, pois não solucionou a crise, para muitos historiadores, nem mesmo temporariamente.

   O século XVI marcou o início da colonização do território brasileiro pelos portugueses, mas as terras descobertas ao sul do continente americano e conquistadas por Portugal e Espanha foram, à época, cobiçadas por outros povos europeus como os franceses, ingleses e holandeses, que chegaram a ocupar os domínios portugueses e espanhóis no Novo Mundo. Em meio a essa disputa, ampliada quando Portugal foi incorporado pela Espanha na denominada União Ibérica (1580-1640), situa-se parte significativa da história do Maranhão no período colonial.

   Julgue os itens a seguir.

25 A resistência francesa em defesa da França Equinocial, sob o comando de la Ravardière, impediu a conquista portuguesa do território do Maranhão, fato concretizado às vésperas da independência do Brasil.

   Errado. O embate entre franceses e portugueses aconteceu no início do século XVII, portanto não há nenhuma relação com a independência do Brasil. É válido lembrar que os franceses foram expulsos, em 1615, após a batalha de Guaxenduba.

26 No século XVII, o Maranhão foi local de conflito entre os colonos que não aceitavam escravizar indígenas e os jesuítas que impediam a escravidão africana na região.

   Errado. Os colonos queriam escravizar os indígenas, como fonte de mão de obra, e eram contrários à proteção que os jesuítas davam aos índios.

27 A revolta liderada pelo senhor de engenho Manuel Beckman foi vitoriosa: coroado rei, Beckman governou o Maranhão por muitos anos até ser condenado e enforcado pelo Tribunal do Santo Ofício, fato que resultou na reintegração da região ao Estado do Brasil.

   Errado. A priori, a revolta dos irmãos Beckman foi vitoriosa: expulsaram os jesuítas e terminaram com o estanco da Companhia de Comércio do Maranhão. No entanto, a revolta nativista que se iniciou em 1684 terminou em 1685, após repressão da Coroa Portuguesa. Manuel Beckman não governou o Maranhão, muito menos por muitos anos. De fato, foi condenado e enforcado, mas não pelo Tribunal do Santo Ofício.

28 O projeto de colonização francesa no Brasil teve início com a fundação da França Equinocial na região do atual Maranhão.

   Errado. Maldade da banca! A primeira tentativa colonizadora dos franceses aconteceu em 1555, quando eles ocuparam uma pequena região litorânea do Rio de Janeiro, que ficou conhecida pelo nome de França Antártica, porém, foram expulsos pelo governador-geral Mem de Sá em 1567. Especificamente, no Maranhão, fundaram o Forte de São Luís e estabeleceram a França Equinocial (161201615), no entanto, também foram expulsos pelos portugueses.

29 A construção do Forte de São Luís, localizado em uma ilha da baía de São Marcos, resultou da ação do francês Daniel de La Touche, senhor de La Ravardiére.

   Correta. A estrutura defensiva “Forte de São Luís” foi resultado da ação do francês Daniel de La Touche, senhor de La Ravardière.

   Nas primeiras décadas após a independência, o Brasil viveu verdadeiramente guerra civil. O Maranhão integrou esse quadro conflituoso, em que avulta a Balaiada (1838-1841), e que também, envolveu o Piauí e parte do Ceará. Acerca desse assunto, julgue os itens.

30 A classe camponesa maranhense, no contexto das regências, formou-se a partir das três matrizes: indígenas aldeados, escravos alforriados ou quilombolas e emigrantes do sertão cearense.

   Errado. A classe camponesa maranhense era formada, sobretudo, de vaqueiros, sertanejos e de escravos.

31 A Balaiada é considerada uma das grandes revoltas rurais da história do Brasil.

   Correto. A Balaiada está inserida nas grandes revoltas do período regencial. A priori, teve seu início fomentado pelas disputas elitistas entre os dois grupos políticos (bem-te-vi e cabanos). No entanto, diferentemente de outras rebeliões rurais, o movimento foi popular, devido às condições de miséria e opressão a qual estavam submetidas as pessoas pobres da região, reunindo vaqueiros, sertanejos e escravos em ataques às fazendas.

32 A defesa da Constituição e dos direitos da cidadania foi grande marca ideológica dos “balaios”.

   Errado. Não era uma pauta ideológica à defesa da Constituição e também, neste momento, não estava em pauta questões que envolvessem a cidadania como direitos. Os balaios protestavam contra as péssimas condições de vida da maioria da população.

33 Ao negar-se enfrentar os balaios, Luís Alves de Lima e Silva, o futuro Duque de Caxias, recusou-se pela primeira e única vez, a cumprir a ordem do governo central.

   Errado. O Duque de Caxias não recusou cumprir a ordem do governo central. Pelo contrário, a repressão aos balaios foi violenta.

34 A época da balaiada, economia maranhense estava assentada na agroindústria açucareira, pois as culturas de algodão e arroz haviam fracassado por completo.

   Errado. Neste momento, não se pode nem falar em agroindústria. O principal produto era o algodão, o qual estava em crise, o que acentuou os descontentamentos.

   Com referência à organização do espaço geográfico brasileiro, julgue os itens a seguir.

35 As aglomerações industriais, expressão da divisão territorial do trabalho, mostram a seletividade espacial; as redes de transporte e logística, por sua vez, exercem seu papel, contribuindo para a interligação entre sistemas e regiões produtivas dentro e fora do Brasil.

   Correto. A indústria brasileira está concentrada no sudeste e nas regiões litorâneas, expressando grande desigualdade econômica regional. O sudeste possui maior infraestrutura de transportes, portuária, energia e mercado de trabalho, e isso atrai mais investimentos. Os meios de transporte e logística são responsáveis por interligar regiões, e viabilizar os fluxos econômicos. O desenvolvimento espacial está diretamente ligado à infraestrutura.

36 Na cidade, centro de controle e gestão do território, as empresas industriais definem suas estratégias de localização considerando as regiões com grande densidade técnica, científica e informacional que lhes possibilitem maior capilaridade de mão de obra qualificada e da proximidade estratégica de grandes mercados consumidores.

   Correto. As industrias organizaram as estratégias de localização priorizando a infraestrutura mais desenvolvida, mão de obra qualificada e mercado consumidor. Tudo isso se encontra principalmente no espaço das cidades. O geógrafo Milton Santos desenvolveu o conceito de meio técnico-científico-informacional para designar as principais áreas de concentração de capitais e desenvolvimento econômico, que formam-se pelo desenvolvimento de infraestrutura e tecnologia que é tipicamente urbana e vinculada às telecomunicações.

37 A Zona Franca de Manaus, criada na década de 60 do século XX, passado pelo Regime Militar para desenvolver a região Norte e povoar o vasto território de ocupação rarefeita, é hoje uma aglomeração industrial onde o meio técnico, científico e informacional se manifesta de maneira expressiva, com grande número de empresas e diversidade de segmentos.

   Correto. Considerando que o texto refere-se ao espaço da Zona Franca de Manaus que é um projeto de povoamento com estímulo fiscal e oferta de infraestrutura. É uma concentração de meio técnico-científico informacional.

38 A integração produtiva e a internacionalização da economia brasileira são marcadas por características como circulação de mercadorias entre fábricas, exportações e importações, e crescente processo de estatização da economia a partir dos fundos de investimento internacionais.

   Errado. A integração produtiva do Brasil à economia global é caracterizada pela presença pensamento do neoliberalismo que prega a menor intervenção do estado na economia.

   A agricultura capitalista – ou agricultura patronal, ou agricultura empresarial, ou agronegócio, qualquer que seja o eufemismo utilizado para nomeá-la, não pode esconder o que está em sua raiz, na sua lógica: a concentração e a exploração. Em sua atual fase de desenvolvimento, o agronegócio procura representar a imagem da produtividade, da geração de riquezas para o país.

   Correto. O agronegócio é uma forma moderna da exploração capitalista industrial do solo. Baseia-se na exploração – muitas vezes predatória- de recursos naturais (solo e água principalmente) e na grande propriedade, o que aumenta a concentração de terras. O agronegócio procura mostrar a face da produtividade e modernidade.

   Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue os itens seguintes, a respeito de aspectos diversos relacionados ao agronegócio.

39 A expansão das fronteiras agrícolas, nos últimos anos, no território nacional reocupou terras agrícolas degradadas e de baixa produtividade nos biomas cerrado e caatinga e ocorreu em razão das demandas do mercado e da sociedade pela preservação do meio ambiente.

   Errado. Reocupou terras do cerrado que são pobres e ácidas e devem ser tratadas com a calagem. A fronteira agrícola expandiu-se pelo cerrado e hoje nas bordas amazônicas, os dois principais biomas atingidos. Isso ocorreu pela expansão do cultivo transgênico da soja e a demanda internacional por commodities, não pela demanda social pela preservação ambiental.

40 A imagem do agronegócio foi construída para renovar a imagem da agricultura capitalista, para “modernizá-la”: trata-se de uma construção geográfica-ideológica que destaca o aumento da produção, da riqueza e das novas tecnologias.

   Correto. A modernização agrícola do agronegócio tem várias faces. Há o aumento da concentração de terras e em muitos lugares, principalmente na fronteira agrícola, o aumento de conflitos com populações tradicionais e indígenas, mas esta face é omitida e destacam principalmente as virtudes da modernização e do grande aumento da produtividade.

41 O agronegócio integra a agricultura e a comercialização direta da produção, principalmente para o mercado interno, possibilitando a concentração de terras nas mãos de grandes empresas nacionais que atuam em diversos setores da economia.

   Errado. Temos que nos lembrar do conceito de plantation: grandes propriedades monocultoras, com a produção para exportação.

   Julgue os seguintes, relativos à população do Brasil e aos movimentos migratórios internos dessa população.

42 Os atuais fluxos migratórios no território brasileiro são motivados basicamente pela busca de melhores condições de vida nas cidades médias e nas capitais das regiões Sudeste e Sul do Brasil.

   Correto. Toda lógica da imigração está diretamente ligada à melhoria das condições de vida. Uma das características da urbanização brasileira nas últimas décadas foi o aumento das grandes capitais e cidades médias.

43 O perfil demográfico dos brasileiros tem-se alterado com o aumento da média de idade da população, um dos fatores da crise previdenciária atual.

   Correto. A população está em processo de envelhecimento. Caíram as taxas e aumentou a expectativa de vida. Com uma população idosa mais numerosa, aumentará em alguns anos a razão de dependência, ou seja, um número maior de dependentes, o que impacta diretamente nosso sistema previdenciário. Vale ressaltar que o envelhecimento é um dos fatores da crise e sua explicação é mais complexa.

44 As atuais migrações no território brasileiro refletem a organização regional desigual do país: as regiões de economia deprimida do Norte e Nordeste são áreas de expulsão populacional em direção a regiões de maior dinamismo econômico.

   Errado. A região norte hoje atrai muita população devido à expansão da fronteira agrícola. O nordeste ainda é uma área dispersora da população, mas nas migrações atuais o norte tem atraído muitas pessoas, e no nordeste há o maior fluxo de migração de retorno e também há um fluxo de mão de obra qualificada do sudeste para nordeste.

   Acerca da geodiversidade do estado do Maranhão, o qual é composto, em sua maior parte, por relevo plano e suave ondulado, com clima tropical e equatorial e onde se formam solos profundos excessivamente ácidos, com baixa fertilidade natural e baixa capacidade para reter nutrientes, julgue os próximos itens.

45 A vasta extensão de chapadas maranhenses se estende pelas bacias hidrográficas dos rio Paranaíba, Amazonas e Jaguaribe.

   Errado. As chapadas maranhenses (planaltos sedimentares com topo plano) estão principalmente no centro sul, no bioma do cerrado. O rio Paranaíba por exemplo é um importante rio de planalto destas chapadas. O rio Amazonas é de planície.

46 A formação geomorfológica do estado é composta, predominantemente, por rochas de origem ígnea e metamórficas.

   Errado. A estrutura rochosa (camadas inferiores) é de embasamento cristalino (ou ígneo) e a superfície composta predominantemente por formações sedimentares por 90% da superfície do território. O predomínio rochoso é sedimentar.

47 O relevo do estado é caracterizado por baixas superfícies de aplainamento em meio a extensas planícies fluviomarinhas, baixos platôs e chapadas.

   Correto. No litoral temos formações fluviomarinhas, ou seja, onde os rios encontram-se com o mar e temos os ecossistemas dos mangues. O interior é caracterizado por planícies na região da Amazônia e planaltos sedimentares profundamente desgastados no centro sul do território.

48 O Maranhão apresenta um conjunto de chapadas dissecadas por diversos processos erosivos e extensas planícies de deposição sedimentar que influenciam a geodiversidade do território desse estado.

   Correto. Planaltos são formas de relevo em que o processo de sedimentação supera a erosão. São as chapadas maranhenses principalmente no Cerrado. Na Amazônia maranhense e no litoral predominam planícies (formas de relevo em que a sedimentação supera a erosão).

   O tardio processo de industrialização maranhense se iniciou no fim da década de 60 do século XX, com a construção da rodovia Belém-Brasília e de estradas regionais como São Luís-Belém e São Luís-Teresina. Porém, foi na década de 70, quando massivos aportes foram incorporados à política de industrialização, principalmente por meio do modelo de desenvolvimento do II PND (Plano Nacional de Desenvolvimento) e da criação da SUDAM e SUDENE, que esse processo tomou impulso.

   Com relação ao texto precedente e aos múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue os itens subsequentes.

49 Região considerada a grande fronteira agrícola nacional da atualidade, o Matopiba compreende o bioma Cerrado do Maranhão nos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia e responde por parte da produção brasileira de grãos e fibras.

   Correto. É uma região em que a soja e o algodão se expandiram bastante e também o Mapitopa é onde mais ocorrem conflitos e morte por violência no campo.

50 A Mata dos Cocais, bioma de transição entre o Cerrado e a Amazônia, é fonte de recursos para grande número de trabalhadores rurais do Maranhão que vivem da extração do coco-babaçu, o que demonstra que a industrialização tardia e a expansão da fronteira agrícola não extinguiram a atividade extrativista nesse estado.

   Correto. As atividades extrativas principalmente do babaçu e da carnaúba. Existem várias reservas extrativistas que garantem a atividade de coleta das comunidades tradicionais.

51 A criação do Consórcio Siderúrgico do Maranhão, a ALUMAR – siderúrgica produtora de ferro-gusa e ações inoxidáveis – foi um dos principais investimentos da política de industrialização tardia do Maranhão.

   Errado. O projeto ALUMAR produz alumina, a base da produção da bauxita.

   O estado do Maranhão é um dos dez maiores estado do Brasil e contempla três diferentes biomas: o Cerrado; a Amazônia e uma pequena porção do bioma Caatinga. Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes.

52 As dunas do litoral maranhense resultam da ação do clima semiárido presente em grande parte do oeste do estado.

   Errado. O avanço das dunas é provocado pela ação do vento, sendo mais intenso com nos períodos secos, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses não está numa região semiárida, mas de clima tropical com influência oceânica e duas estações bem definidas.

53 Na floresta dos Guarás, situada no litoral maranhense a oeste da capital São Luís, estão alguns dos mais extensos e bem conservados manguezais do Nordeste, lugares de grande concentração de ninhais e dormidouros de aves como o Guará.

   Correto. A floresta do Guarás é um polo ecoturístico, no qual se encontram vastos manguezais, concentração de aves e os guarás, pássaro vermelho que dá nome a esta floresta.

54 A área de proteção ambiental Lençóis Maranhenses é uma reserva extrativista onde é permitida a exploração sustentável dos mangues e da mata de cocais pelas populações locais.

   Errado. É uma unidade de conservação brasileira de proteção integral à natureza localizada na região nordeste do estado do Maranhão. O parque foi criado com a finalidade precípua de “proteger a flora, a fauna e as belezas naturais”, existentes no local e as atividades econômicas são restritas de modo a preservar o local. As principais reservas extrativistas são as do coco de babaçu e da carnaúba.

 

É isso aí pessoal! Desejamos a todos uma boa sorte no resultado das provas!

Foco no sucesso!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Muito obrigada, professor!
    Karlinha Concurseira em 10/02/18 às 09:46