Vamos mudar um pouquinho o foco hoje e trazer à tona um tema que está crescendo no mundo dos concursos: residência multiprofissional na área da saúde. Se você ainda não conhece, terá a oportunidade de descobrir o que se trata e a melhor forma de iniciar os estudos.
Residência lembra medicina, o que já é uma dica para o público a que vamos nos dirigir. Sem dúvida, o artigo de hoje é específico, sendo indicado principalmente aos profissionais da área da saúde. Mas vamos deixar para explicar isso tudo depois. Por ora, veja o nosso roteiro:
Não se preocupe porque a leitura não será demorada. Encare esse tempo como um investimento nos seus estudos. Quanto tempo vale o seu sonho? O que você estaria disposto a fazer para alcançar seu objetivo? Acho que você já entendeu aonde queremos chegar. Vamos começar então.
Tempo de leitura aproximada: 5 a 10 minutos
Antes de entender o conceito de residência multiprofissional na área da saúde, você precisa descobrir o que é residência. Ela é uma modalidade de ensino de pós-graduação para profissionais, sob a forma de especialização. Ela consiste na formação em serviço sob a orientação de docentes com alta qualificação e ética.
Durante o período de residência, os profissionais passam por um processo de ensino prático e teórico, desenvolvendo habilidades específicas de suas áreas e, ao mesmo tempo, aprendendo a trabalhar em equipe. Por exemplo, veja a seguir como a rotina de residência médica é intensa:
Vale ressaltar que esse modelo de formação é antigo no Brasil e contribui para a promoção da integralidade no atendimento em saúde, considerando não apenas a doença, mas também os aspectos sociais, psicológicos e culturais dos pacientes.
Momento Curiosidade: Esse formato de residência também pode ser chamado de residência uniprofissional, por envolver apenas uma área de formação. Fique ligado, pois essa nomenclatura é muito conhecida no ramo.
A residência multiprofissional é uma variante da residência, também destinada aos amantes da área da saúde. Essa modalidade de ensino busca a formação de profissionais especializados e qualificados para atuar em equipes multidisciplinares.
Em outras palavras, a principal característica da residência multiprofissional é a integração de profissionais de diferentes áreas. O objetivo é proporcionar uma formação abrangente, capacitando os residentes para atuarem de maneira colaborativa no cuidado aos pacientes.
Importante: As áreas da residência multiprofissional necessariamente são ligadas à saúde. Dessa forma, não faz sentido pensar em residência multiprofissional com profissionais de Direito e TI, por exemplo.
Mas quais são as formações realmente envolvidas na residência multiprofissional? Para responder essa pergunta capicciosa, separamos para você alguns exemplos esquematizados, do jeito que você gosta.
Áreas de Residência Multiprofissional | Possíveis Formações Envolvidas |
---|---|
Tratamento contra o Câncer | Enfermagem, Farmácia, Nutrição, Psicologia e Serviço Social |
Urgências e Traumas | Fisioterapia, Fonoaudiologia, Odontologia e Terapia Ocupacional |
Cirurgia de Animais | Biomedicina, Ciências Biológicas, Medicina Veterinária |
Entendeu como funciona? Cada residência multiprofissional vai atuar em uma área específica da saúde, em uma patologia. Para isso, ela envolve profissionais de diferentes áreas.
Só para ilustrar, uma última vez: se você é nutricionista e irá trabalhar com pacientes que estão fazendo tratamento contra o câncer, possivelmente irá prescrever determinados tipos de dietas que estejam aderentes aos medicamentos ingeridos.
Além disso, ainda terá contato com profissionais de diferentes áreas que trabalham com pacientes na mesma situação, tais como enfermagem, farmácia, psicologia e serviço social.
Por se tratar de uma pós-graduação, observe que a entrada em um programa de residência multiprofissional na área da saúde ocorre mediante aprovação em um processo seletivo. As principais etapas são:
*: Etapas menos comuns, mas que podem aparecer.
Processo seletivo (ou processo seletivo simplificado) lembra bastante um concurso público, como você pode observar. Possui banca, divulgação de gabarito, fase recursal, resultado final etc. Não vamos aprofundar cada uma das subetapas aqui porque não é o foco deste artigo.
Se você nunca fez concurso público, pense em um vestibular organizado por uma Universidade Federal para a sua área de interesse. Um vestibular também não deixa de ser um concurso.
E concurso público lembra o quê? Bingo! Desconto cumulativo para quem respondeu Estratégia Concursos. É nessa hora que a Coruja entra em ação para ajudar. Não agora exatamente, pois vamos deixar para falar sobre isso na próxima seção.
Para fechar o nosso artigo de hoje com chave de ouro, trouxemos 5 dicas valiosas para você iniciar os estudos em residência multiprofissional na área da saúde, juntamente com uma breve explicação de cada uma delas:
DICA 1: Escolha uma área para se especializar.
Dependendo da sua formação, você poderá atuar em diversas áreas diferentes. É importante escolher uma, pois precisará focar nos seus estudos. Foco e inteligência emocional são a chave para a aprovação.
DICA 2: Separe as disciplinas para estudar.
Onde encontrar as disciplinas? Normalmente, nos últimos editais dos programas de residência multiprofissional da área escolhida. Achou complicado? Então, vamos dar um exemplo. Para facilitar, pedimos que volte ao quadro da tabela 1.
Suponha que você é um fisioterapeuta e deseja fazer uma residência multiprofissional na área de Urgências e Traumas. Primeiramente, você precisa buscar os últimos editais de programas de residência dessa área (Urgências e Traumas).
Em seguida, veja quais são as disciplinas cobradas no conteúdo programático para a área de Fisioterapia. Assim, essas são as disciplinas que você deverá estudar.
DICA 3: Estime quantas horas disponíveis você tem para estudar.
Seja honesto consigo mesmo. Veja quanto tempo disponível (diário e semanal) você possui de fato para estudar. Não adianta considerar 7h diárias, quando você tem apenas 3h.
DICA 4: Monte um cronograma de estudos.
O cronograma de estudos deve considerar as disciplinas elencadas na Dica 2 e a quantidade de horas estimadas na Dica 3. Há muitas formas de elaborar um cronograma de estudos para residência multiprofissional na área da saúde. Para facilitar, vamos colocar um exemplo simples:
Turno / Dia | Manhã | Tarde |
---|---|---|
Segunda | Epidemiologia | Políticas de Saúde |
Terça | Vigilância Sanitária | Bioestatística |
Quarta | Epidemiologia | Políticas de Saúde |
Quinta | Vigilância Sanitária | Bioestatística |
Sexta | Epidemiologia | Políticas de Saúde |
Sábado | Vigilância Sanitária | Bioestatística |
DICA 5: Faça muitas questões.
Não importa em que contexto estejamos falando: fazer questões é fundamental para obter sucesso em qualquer tipo de seleção. Isso vale também para a residência multiprofissional.
Estipule pequenas metas de questões e vá aumentando com o tempo, conforme for ganhando mais confiança. Naturalmente, os erros serão maiores na fase inicial, mas tendem a diminuir com a experiência. Você só precisa treinar. Treine, treine e treine, até conseguir o desempenho que quer.
O artigo de hoje abordou a residência multiprofissional, uma área da saúde que vem se destacando fortemente no mundo dos concursos. Se você é profissional do ramo, esperamos que a publicação tenha contribuído para o seu progresso nos estudos.
Lembramos que o Estratégia oferece diversos tipos de materiais para estudo, tais como cursos em pdf, videoaulas e áudios para você ouvir onde quiser. Conheça a plataforma por meio do link http://www.estrategiaconcursos.com.br/cursos/.
Não se esqueça também de fazer muitas questões. Alunos aprovados realizam centenas ou até milhares de exercícios para atingir seu objetivo. O acesso ao Sistema de Questões do Estratégia é feito pelo link: https://concursos.estrategia.com/.
Por fim, se você gostou deste artigo gratuito, encaminhe-o a outros concurseiros que se interessam também pelo tema. Ajude a divulgar o nosso trabalho e fazer com que mais pessoas mudem de vida por meio dos concursos.
Bons estudos e até a próxima!
Cristiane Selem Ferreira Neves é Bacharel em Ciência da Computação e Mestre em Sistemas de Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além de possuir a certificação Project Management Professional pelo Project Management Institute (PMI). Já foi aprovada nos seguintes concursos: ITERJ (2012), DATAPREV (2012), VALEC (2012), Rioprevidência (2012/2013), TJ-RJ (2022), TCE-RJ (2022) e CGE-SC (2022/2023). Atualmente exerce o cargo efetivo de Auditora de Controle Externo – Tecnologia da Informação no TCE-RJ, além de ser produtora de conteúdo dos Blogs do Estratégia Concursos, OAB e Carreiras Jurídicas.
A Fundação Carlos Chagas (FCC) organizará o novo concurso Tribunal Regional do Trabalho da 15ª…
Salários iniciais entre R$ 8.529,67 a R$ 13.994,78! A Fundação Carlos Chagas (FCC) deve ser…
O concurso UNEB (Universidade Estadual da Bahia) que teve as provas realizadas em outubro, divulgou…
Foi divulgado o resultado final da prova objetiva do concurso Câmara São Mateus, no estado…
O Instituto de Previdência Social do Município de Navegantes (NavegantesPrev) teve divulgado os gabaritos preliminares…
O concurso público da Prefeitura de Santo Antônio do Palma, no Rio Grande do Sul,…