Requisitos para um bom texto (partes 5 e 6/6) – Discursiva para o TRE-GO
Olá, pessoal!
Tudo certo nos estudos?
Hoje eu vou concluir a série Requisitos para um bom texto.
Quero explicar para vocês a importância da coerência e coesão nos textos dissertativos.
Coesão e coerência textuais são dois conceitos intimamente ligados.
Um texto coerente é aquele bem construído, sem incompatibilidade entre as suas partes, que possui uma correta interpretação e perfeita compreensão, e não apenas uma soma ou sequência de frases sem lógica ou com contradições. A coerência estabelece um sentido e uma lógica para o texto e faz com que este tenha uma adequada relação com seu receptor. A coerência é a responsável pela continuidade dos sentidos no texto. Em resumo, existe coerência na medida em que se é possível estabelecer no texto alguma forma de unidade ou relação entre seus elementos.
E qual a relação entre coerência e coesão?
A coerência está totalmente ligada à coesão textual, uma vez que a coesão se refere às relações que se estabelecem entre os elementos que formam o texto, ou seja, a coesão é a responsável pela conexão e ligação entre as partes do texto. Para tanto, empregamos os chamados mecanismos de coesão textual. A coesão também trata da relação entre as orações e os períodos dentro do texto. Assim, quando se utilizam corretamente os elementos linguísticos, geralmente, conseguimos um texto coerente.
Podemos dizer que a coesão atua na organização da sequência linguística do texto. Observem que a coesão se refere ao adequado emprego dos elementos de conexão.
A coesão tem relação com a coerência quando verificamos que aquela é um dos fatores que permite o cálculo desta.
Bem, pessoal, assim concluo a série Requisitos para um bom texto. Espero que tenham gostado. Qualquer dúvida, fiquem à vontade para entrar em contato comigo.
Para quem quiser conhecer um pouco mais do meu trabalho, informo que estou com uma turma de discursiva aberta para o concurso do TRE-GO. No curso, irei corrigir duas redações, conforme o espelho de avaliação do CESPE. Segue, abaixo, o link da turma.
Um abraço,
Ludimila Lamounier