Representação com diversos pedidos – 2ª Fase Delegado PCDF
Olá pessoal,
Em especial você que se prepara para a segunda fase da PCDF. O assunto de hoje é uma dica muito importante que quero passar para vocês acerca das representações com múltiplos pedidos.
Primeiramente, vale ressaltar que você deve ler atentamente o enunciado, várias vezes, a a fim de identificar algumas palavrinhas mágicas. A questão conversa com você, logo, muitos aspectos serão colocados no enunciado e são eles que vão lhe indicar qual a peça adequada.
No meu curso de peças práticas, sempre antes de comentar uma peça prática, eu destrincho todo o enunciado de modo a lhe mostrar quais trechos estão dando dicas de que peça é ideal.
O problema começa quando são vários pedidos que devem ser feitos na mesma peça. Aqui a dica é ir por partes, fundamentando cada um que você verificou cabíveis, com base sempre no enunciado, SEM CRIAR FATOS NOVOS, se você começar a criar fatos novos, corre o risco até de ter sua peça identificada e zerada, por via de consequência.
No preâmbulo, vale a pena ressaltar todas as leis que lhe legitimam e dão fundamento para a sua representação.
Nos fatos, basta parafrasear aquilo que for mais importante do enunciado.
Na fundamentação a dica é abrir um tópico para cada fundamento de cautelaridade e cabimento.
No final, ao representar, o ideal é colocar os pedidos em alíneas, de maneira organizada, para que o examinador entenda o que você está pedindo.
É claro que se trata apenas de uma sugestão, mas eu entendo que o examinador vai achar muito boa a sua peça, caso você a redija organizadamente, vai por mim!
Se você quiser aprender a identificar as peças, inclusive as de pedidos múltiplos, acesse:
https://www.estrategiaconcursos.com.br/curso/pecas-praticas-p-delegado-de-policia-6855/
Inicie já a sua preparação com um curso completo. São mais de 35 questões todas comentadas e propostas para você treinar, PDFs com teoria completa e detalhada e mais de 10 horas de videoaulas com todas as dicas e comentários que você precisa.
Abraços.
Bons Estudos.
Prof. Vinícius Silva.