Reforço da Equipe de TI do Estratégia Concursos
08/04/2015
Salve, colegas concurseiros!
É com IMENSA satisfação e alegria que inicio minha participação como professor de Sistemas Operacionais do Estratégia Concursos. Passo a reforçar a seleta equipe de professores de Tecnologia da Informação.
Antes de mais nada, permitam que eu me apresente. Meu nome é Celson Jr., e atualmente sou Analista em Tecnologia da Informação pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Meu primeiro concurso público foi em 1992, e lá se vão mais de 20 anos. Na época fui aprovado para a carreira militar, a qual integrei até por mais de 10 anos. Em 2007, voltei a prestar concursos, em busca de oportunidades e novos desafios. Minha experiência profissional tem sido quase inteiramente no serviço público.
Minha formação acadêmica é em Redes de Computadores pela Universidade do Ceará, sou pós-graduado em Gestão de Segurança da Informação e Mestrando em Computação Aplicada pela Universidade de Brasília. Gosto muito de ler e de estar sempre atualizado, e não poderia ser diferente diante da constante evolução de nossa querida área de TI. Vejo a experiência acadêmica como uma premissa para quem se preocupa com a didática e a qualidade das aulas.
Atualmente, ministro cursos em pdf, além de ministrar cursos presenciais para concursos em Brasília/DF. Para mim, essa é uma grande oportunidade de compartilhar conhecimento, e também aprender. Como professor, não me coloco no papel de senhor da verdade. Quero aproveitar cada oportunidade para aprendermos e crescermos juntos.
Sou também concurseiro, continuo à procura das oportunidades que citei. ;-) Conheço bem os percalços e as alegrias dessa jornada. Vejo esse fato como positivo, pois o contato frequente com as provas reforça a disciplina e a necessidade de estudo, fatores essenciais para quem redige.
Agora vamos ao que interessa a vocês. 2015 é um ano de grandes oportunidades, não se deixem enganar. Grandes concursos como CÂMARA, CÂMARA LEGISLATIVA, RECEITA FEDERAL, TCU, BACEN, APO-TI e ATI/MPOG, entre outros, são esperados.
Mantenha os estudos e a disciplina, para não deixar as oportunidades escaparem. A sorte favorece os audazes, ou como diria o guru William Douglas: “Passa quem estuda melhor, não quem estuda mais”. Recorra sempre ao material de qualidade garantida, invista em seu aperfeiçoamento, e siga em frente como bom combatente.
Sobre nossa nobre disciplina de Sistemas Operacionais, os editais recorrem frequentemente aos mesmos conteúdos, e aos mesmos autores. Não temos grandes inflexões sobre a abordagem do conteúdo. No entanto, as questões vêm apresentando grau de dificuldade cada vez maior, que exigem um nível de conhecimento mais aprofundado do candidato.
É importante alertar que isso não é sinal que o conteúdo será sempre imutável. Mudanças recentes são a exigência de tópicos como computação em nuvem, virtualização, etc. São conteúdos com certo grau de dificuldade, que exigem bastante embasamento conceitual, daí a importância do estudo contínuo.
É comum nós, concurseiros, ouvirmos terceiros falarem que a fila dos concursos públicos anda. E como anda nos concursos de TI! Não desanimem, se baterem na trave, é sinal que nunca estiveram tão preparados. Pensamento positivo, aprimore seus métodos de estudo, conheça à você e à banca, e ACIMA DE TUDO, conte com nosso auxílio nessa jornada.
Até nosso próximo encontro. Obrigado e um forte abraço.
Avante!!!