Reflexões acerca do gabarito definitivo da prova de Pedagogo STJ
Olá, Pessoal!
Tudo bem?
Saiu o gabarito definitivo da prova de Pedagogo do STJ e gostaria de fazer uma breve reflexão:
A Pedagogia é ciência humana. Logo, não há verdade absoluta.
Tal fator é elevado à máxima potência quando falamos em concurso público. As bancas, muitas vezes, se acham soberanas e consideram uma resposta completamente diferente daquelas que estamos acostumados a ter em outras bancas. Tantas vezes, desprezando o que é dito por autores consagrados, inclusive.
Entretanto, trabalhamos (Fabiana e eu), cerca de 30 horas semanais, com um único objetivo: elaborarmos um material que contemple as principais visões daqueles autores respeitados pelas bancas. O que isso quer dizer? Que nosso material se preocupa em informar o que A MAIORIA das bancas cobra. É um trabalho de muita pesquisa e de grande responsabilidade.
E um excelente exemplo do que estou falando é a anulação do item 94 da prova do STJ/Pedagogo:
94 Os recursos audiovisuais foram os principais recursos tecnológicos utilizados na primeira fase da educação a distância.
A princípio, a banca considerou a questão correta. O que gerou uma série de mensagens indignadas por parte de nossos alunos, pois, em nossa aula, afirmamos que “a primeira geração a EaD, sobretudo o ensino por correspondência, surge efetivamente apenas em meados do Século XIX, em virtude do desenvolvimento dos meios de transporte e de comunicação, como trens e correio. Portanto, podemos apontar como sua primeira geração os materiais primordialmente impressos e encaminhados pelos correios. Rapidamente, houve várias iniciativas de criação de cursos a distância com o surgimento de sociedades, institutos e escolas”.
Tal definição é extraída de autores consagrados como MAIA e MATTAR, 2007; MOORE e KEARSLEY, 2008, por serem autores bastantes cobrados em certames de bancas tradicionais.
Existe uma corrente que inclui os recursos audiovisuais na primeira fase da EaD? SIM! Existe! Mas não é este o conceito que vem sendo apontado nas provas atuais. E como já falamos: prezamos por considerar o que é dito pela MAIORIA dos autores. Tampouco seriam os principais recursos desta fase. Logo, o item está incorreto.
Na ocasião, orientamos nossos alunos a impetrarem recursos.
Com o gabarito oficial, a questão foi anulada. Ou seja: o CESPE reconheceu que a afirmativa não era correta. E ficamos felizes, pois houve o reconhecimento de que a visão da banca diferia do consenso da maioria (o que nos inclui).
E o que podemos considerar com tudo isso?
Muitas vezes, a banca andará na contramão SIM, do que está em diversos livros. Noutras vezes, ela considerará seu recurso. O que deve ficar em mente é que a pedagogia é uma ciência humana e isso a deixa passível de interpretação. Um mesmo assunto tem mais de um viés. Entretanto, o que buscamos, diuturnamente, é estarmos alinhados ao que é cobrado com constância, pelas Bancas. Analisando as outras questões anuladas pelo CESPE (Cebrasp) deste concurso, algumas que foram anuladas, entendemos que nem deveriam ser. Apenas a troca de gabarito em algumas delas, resolveria. Entretanto, a banca optou por anulá-las.
E isso acontece em diversas provas. O que tem que ficar claro é que os alunos do Estratégia Concursos SEMPRE terão os conteúdos mais atualizados para que possam estudar com segurança objetivando sempre os melhores resultados.
E fica uma outra dica: o treino leva a perfeição. Quanto mais exercícios de provas anteriores vocês fizerem, mais fácil ficará o entendimento de como a banca “raciocina” em cima dos assuntos cobrados.
Desejamos a todos excelentes estudos e ficamos no aguardo de notícias de posse, como tem acontecido nos concursos em que ministramos cursos.
Um abraço.
Fernanda e Fabiana