Artigo

Referências no Excel

Referências no EXCEL.
 
Atenção, isto é muito cobrado em provas de Excel e Calc.
 
Uma referência é a indicação da localização de uma célula quando nos referimos a ela (geralmente em uma fórmula). Deste modo, podemos usar dados que estão espalhados na planilha – e até em outras planilhas – em uma determinada fórmula.
Existem, basicamente, duas formas de referenciar uma célula. O estilo chamado de A1 (coluna=A e linha=1) e o estilo L1C1 (coordenadas 1,1 onde o primeiro número é a linha e o segundo é a coluna).
O estilo de referência padrão do Excel é o estilo de referência A1, que se refere a colunas com letras (A até XFD, para um total de 16.384 colunas) e se refere a linhas com números (1 até 1.048.576). Essas letras e números são chamados de títulos de linha e coluna.
Exemplo (fonte: Microsoft)
 
Para se referir a
Use
A célula na coluna A e linha 10
A10
O intervalo de células na coluna A e linhas 10 a 20
A10:A20
O intervalo de células na linha 15 e colunas B até E
B15:E15
Todas as células na linha 5
5:5
Todas as células nas linhas 5 a 10
05:10:00
Todas as células na coluna H
H:H
Todas as células nas colunas H a J
H:J
O intervalo de células nas colunas A a E e linhas 10 a 20
A10:E20
 
Para fazer referência a um dado contido em outra planilha deve-se escrever o nome da planilha seguido do símbolo de exclamação antes da referência propriamente dita. Veja o exemplo a seguir. Suponha a existência de uma planilha chamada “Marketing” na mesma pasta de trabalho da planilha onde a fórmula será inserida.
 
1) Refere-se a uma planilha denominada Marketing
2) Refere-se a um intervalo de células entre B1 e B10, inclusive
3) Separa a referência de planilha da referência do intervalo de células
 
Você já ouvir falar de referências relativas, absolutas e mistas?
A referência relativa – padrão para o estilo A1 – “é baseada na posição relativa da célula que contém a fórmula e da célula à qual a referência se refere.” Explico. Internamente, há um cálculo da distância entre a célula que contém a fórmula e o destino. Ao alterar a posição da célula que contém a fórmula, a referência será ajustada! Por exemplo, suponha que a célula B2 contém uma fórmula que referencia a célula D4 (=D4*2). Se copiarmos o conteúdo de B2 para B3, uma linha abaixo, as referências presentes na fórmula serão alteradas. No caso, todas as referências relativas para o valor das linhas, já que o deslocamento da cópia foi de uma linha para baixo (+1), serão adicionadas em uma unidade. O resultado será que a célula B3 conterá a fórmula =D5*2. Observe que a referência D4 foi alterada para D5.
 
A Referência absoluta é uma referência que – SEMPRE – se refere a uma célula em um local específico. Mesmo que a posição da célula que contém a fórmula se altere, a referência absoluta permanece a mesma. É muito útil quando uma determinada fórmula deve ser copiada para várias células, mas existem algo na fórmula que não será modificado. Por exemplo, suponha uma planilha que calcule o valor em dólar para os itens de uma coluna. Uma idéia é criar uma fórmula que multiplique o primeiro valor pelo valor do dólar e então copiar esta fórmula para toda a coluna.
 
 
Ao copiar a fórmula – observe a referência relativa – os valores das linhas serão ajustados. Para B4, B5 e B6 a referência A3 será alterada para A4, A5 e A6 respectivamente. Ok. Mas para esta forma de calcular teríamos que modificar todas as células sempre que quiséssemos atualizar o valor do dólar. Para facilitar este trabalho, podemos criar uma célula que armazene o valor do dólar e alterar a fórmula para usar a referência adequada. Assim:
 
Agora a fórmula armazenada em B3 usa A3 e C1. Em A3 temos a quantidade de dólares e em C1 o valor em reais de 1 dólar. Se copiarmos a fórmula de B3 para as demais da coluna B, não alcançaremos o resultado esperado, pois as duas referências são relativas e serão atualizadas. Veja:
 
As colunas foram mantidas, mas as linhas foram ajustadas. O correto é manter a referência à célula C1 fixa. Para isto basta inserir o símbolo $ antes da referências à linha e à coluna. Neste exemplo, a fórmula em B3 ficaria: =A3*$C$1. Agora sim, quando a fórmula for copiada, a referência à célula que contém o valor do dólar será mantida.
 
Perfeito. Podemos alterar o valor do dólar em C1 e todos os cálculos serão refeitos automaticamente!
 
A referência mista – já adivinhou? – possui uma parte de cada tipo. Ou a linha fixa e a coluna relativa, ou a linha relativa e a coluna mista. Aqui, a parte fixa não varia com o deslocamento e a parte relativa sim. Exemplos: $A1, B$1, $C4, etc.
 
O estilo de referência L1C1
E sobre o estilo de referência L1C1, já ouviu falar?
Bom, este é um assunto para nosso próximo artigo. Acompanhe!

 



 

 
 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Saudações Cristiane. Preciso de Consultoria nessa área de Referência Mista. Tenho a Tabela Modelo, onde todas as linhas devem ter suas dezenas não repetidas, colocadas em Ordem Crescente. Veja que preciso de Solução, não de Curso. Se assim for, aguardo retorno... Obrigado. Atenciosamente.
    Walter - RJ em 10/10/20 às 10:51
  • Preciso muito me atualizar nessa area e a metodologia de voces é muito boa.
    Cristiane Capasso Jardim em 25/01/20 às 17:37