Prof. Raphael Reis chegando na área para anunciar algo nunca antes realizado na história do mundo cibernético: fizemos no dia 15/06/2020, na Sala Vip de redação para o concurso da PC-PR, uma redação sobre racismo do zero, ao vivo, em menos de 30 minutos e coletivamente.
Os alunos que participaram sugeriram palavras-chave e montaram o projeto de redação. Assim, fica muito mais fácil desenvolver bons textos e ficar mais seguro na hora de escrever, não é mesmo?
Veja o resultado da produção coletiva que fizemos:
Tema de redação: Racismo no século XXI
De acordo com Thomas Marshall, cidadania é a conquista de direitos, que proporciona a existência dos indivíduos (apresentação do tema). Nesse sentido, a população negra é excluída de diversos mecanismos de cidadania devido ao contexto histórico de desigualdades e de desvalorização da sua cultura (tese com indicação de dois tópicos).
Primeiramente, vale ressaltar que o contexto histórico brasileiro contribui para a exclusão da população negra. Nesse sentido, o passado escravocrata que durou quase 400 anos gerou relações de preconceito e de discriminação racial, o que pode ser visto no mercado de trabalho. Dessa forma, é válido lembrar que para o sociólogo Florestan Fernandes os negros não foram integrados na sociedade de classes. Argumento 1
Além disso, há a desvalorização da cultura negra, a qual reforça estereótipos. Nessa perspectiva, a beleza negra é colocada em segundo plano, bem como religiões de matriz africana são inferiorizadas. Outro aspecto a ser ressaltado é o preconceito da “cultura de favela” que, muitas vezes, é considerada como algo de marginais, a exemplo do grafite. Isso reforça práticas discriminatórias. Argumento 2
Por fim, para que se possa ter uma sociedade com mais igualdade racial (retomada da tese) são importantes políticas afirmativas que anulem as distorções históricas, bem como os indivíduos passem a valorizar a cultura negra como integradora da nossa identidade nacional. Assim, haverá uma sociedade preocupada com a inclusão e com práticas cidadãs. (Fechamento amarrando as ideias centrais)
Se gostou, compartilhe com os amigos e chega junto nas nossas redes sociais :)
YouTube: Professor Raphael Reis
Instagram: profraphaelreis
Telegram: t.me/profraphaelreis
Site: professorraphaelreis.com.br
Quem sou eu? Sou o Professor Raphael Reis. Para quem ainda não me conhece, fica aqui uma breve apresentação: sou Professor do Estratégia Concursos desde 2016 e leciono os seguintes conteúdos: Redação (macroestrutura), Recursos, História, Filosofia e Sociologia.
Fiz minha graduação em História (UFJF), especialização em Políticas Públicas e Gestão Social (UFJF) e mestrado em Sociologia da Educação (UFJF).
Nos últimos anos tenho me especializado na parte de macroestrutura da
redação. Ao perceber que a grande dificuldade dos candidatos é desenvolver argumentos bem fundamentados, criei o curso inédito e inovador de Ciências Humanas para Redação, que já atendeu milhares de alunos e têm contribuído decisivamente para a melhoria das notas. Sou autor do e-book 25 conceitos para usar na redação e editor da revista de atualidades Centro do Mundo.
O concurso do Ministério Público da União (MPU) está com edital publicado e oferta de 152 vagas imediatas, e…
O concurso do Ministério Público da União (MPU) está com edital publicado e oferta de 152…
O concurso do Ministério Público da União (MPU) está com edital publicado para 152 vagas imediatas,…
Estão disponíveis os gabaritos preliminares do concurso Fundação InoversaSul (SC) que contempla vagas para área da…
O ano de 2025 começou com a chegada de concursos pra lá de interessantes! Isso…
A Secretaria de Educação do estado de Minas Gerais (SEE MG) deve ofertar 14.281 vagas…
Ver comentários
Ansiosa
gostei da redaçao
Que bom!
foi muito bom gostei !!!
Que bom, Jean! Tmj
Excelente.