Modelo de redação sobre RACISMO: elaborado do zero, ao vivo e de forma coletiva na Sala Vip do concurso PC-PR
Prof. Raphael Reis chegando na área para anunciar algo nunca antes realizado na história do mundo cibernético: fizemos no dia 15/06/2020, na Sala Vip de redação para o concurso da PC-PR, uma redação sobre racismo do zero, ao vivo, em menos de 30 minutos e coletivamente.
Os alunos que participaram sugeriram palavras-chave e montaram o projeto de redação. Assim, fica muito mais fácil desenvolver bons textos e ficar mais seguro na hora de escrever, não é mesmo?
Veja o resultado da produção coletiva que fizemos:
Tema de redação: Racismo no século XXI
De acordo com Thomas Marshall, cidadania é a conquista de direitos, que proporciona a existência dos indivíduos (apresentação do tema). Nesse sentido, a população negra é excluída de diversos mecanismos de cidadania devido ao contexto histórico de desigualdades e de desvalorização da sua cultura (tese com indicação de dois tópicos).
Primeiramente, vale ressaltar que o contexto histórico brasileiro contribui para a exclusão da população negra. Nesse sentido, o passado escravocrata que durou quase 400 anos gerou relações de preconceito e de discriminação racial, o que pode ser visto no mercado de trabalho. Dessa forma, é válido lembrar que para o sociólogo Florestan Fernandes os negros não foram integrados na sociedade de classes. Argumento 1
Além disso, há a desvalorização da cultura negra, a qual reforça estereótipos. Nessa perspectiva, a beleza negra é colocada em segundo plano, bem como religiões de matriz africana são inferiorizadas. Outro aspecto a ser ressaltado é o preconceito da “cultura de favela” que, muitas vezes, é considerada como algo de marginais, a exemplo do grafite. Isso reforça práticas discriminatórias. Argumento 2
Por fim, para que se possa ter uma sociedade com mais igualdade racial (retomada da tese) são importantes políticas afirmativas que anulem as distorções históricas, bem como os indivíduos passem a valorizar a cultura negra como integradora da nossa identidade nacional. Assim, haverá uma sociedade preocupada com a inclusão e com práticas cidadãs. (Fechamento amarrando as ideias centrais)
Se gostou, compartilhe com os amigos e chega junto nas nossas redes sociais :)
YouTube: Professor Raphael Reis
Instagram: profraphaelreis
Telegram: t.me/profraphaelreis
Site: professorraphaelreis.com.br
Quem sou eu? Sou o Professor Raphael Reis. Para quem ainda não me conhece, fica aqui uma breve apresentação: sou Professor do Estratégia Concursos desde 2016 e leciono os seguintes conteúdos: Redação (macroestrutura), Recursos, História, Filosofia e Sociologia.
Fiz minha graduação em História (UFJF), especialização em Políticas Públicas e Gestão Social (UFJF) e mestrado em Sociologia da Educação (UFJF).
Nos últimos anos tenho me especializado na parte de macroestrutura da
redação. Ao perceber que a grande dificuldade dos candidatos é desenvolver argumentos bem fundamentados, criei o curso inédito e inovador de Ciências Humanas para Redação, que já atendeu milhares de alunos e têm contribuído decisivamente para a melhoria das notas. Sou autor do e-book 25 conceitos para usar na redação e editor da revista de atualidades Centro do Mundo.