Estrategista,
O Mago da Redação está on! No próximo dia 11 de setembro de 2021, os atentados terroristas que atingiram os EUA completam 20 anos. Esse fato histórico mudou a política internacional das últimas duas décadas. Assim, o tema é importante tanto para quem está estudando redação como atualidades.
No concurso da Defensoria Pública Federal (DPF) de 2014, organizado pela banca Cebraspe, foi cobrado o seguinte tema: “a civilização contemporânea e o terrorismo”. Como característica dessa banca, foram propostos os seguintes tópicos:
2. o Estado Islâmico: intolerância e agressividade;
3. a reação mundial ao terrorismo.
Redação pronta sobre Terrorismo
A civilização contemporânea é marcada pela presença do terrorismo. Principalmente a partir do atentado às torres gêmeas em 2001, houve aumento das tensões, culminando na ação brutal e agressiva do Estado Islâmico. Assim, o mundo passou a temer e a se resguardar de eventuais ameaças de atentados.
A princípio, o 11 de setembro marcou a história por anunciar uma escalada no terrorismo ao redor do mundo. Pela primeira vez, a nação mais poderosa do mundo teve alvos civis atingidos em seu território – além de um atentado ao Pentágono, a destruição das torres gêmeas por dois aviões-bomba foi o maior ataque terrorista no ocidente. Depois dessa ação, os grupos que espalham o ódio se sentiram encorajados e passaram a realizar mais atos pelo mundo, em especial nos países europeus.
Além disso, merece destaque o Estado Islâmico, grupo que dominou, por longo tempo, grandes porções territoriais da Síria e do Iraque (áreas ricas em petróleo) e se proclamou como Estado independente. Entre suas ações estão a captura de ocidentais e a exibição de filmes em que os prisioneiros eram decapitados, espalhando o terror de maneira brutal contra todos aqueles que não compartilham de sua visão extremista.
Como resultado, o mundo passou a buscar formas de coibir a ação terrorista, as quais incluem desde a restrição de circulação de pessoas de etnia árabe ou religião muçulmana até o endurecimento da legislação. Para que seja mitigado, de fato, o terrorismo, o problema deve ser resolvido em sua raiz, a partir de negociações ou ações militares efetivas contra os líderes dos grupos. Além disso, deve haver maior pressão internacional para que nenhum país compre bens ou forneça armas e outros itens às forças obscuras que cometem atentados.
Gostou? Deixe o seu comentário e compartilhe com os amigos!
Sobre o Prof. Rapha:
Professor de Redação e de Atualidades do Estratégia Concursos. Autor dos e-books “25 conceitos para usar na redação” e “25 modelos de redação no estilo Cebraspe”
Conheça nossos cursos:
Curso regular de atualidades para concursos públicos
Chega junto nas nossas redes sociais:
Instagram: @profraphaelreis
YouTube: Professor Raphael Reis
Telegram: profrapha
Estamos em ano de eleições municipais, o que contribui ainda mais para a publicação de…
A Prefeitura de Crateús, no Ceará, teve divulgado um novo cronograma para o seu concurso…
A Prefeitura Municipal de Careaçu (MG) publicou o novo edital de concurso público com vagas professor…
Foi publicado o edital de concurso público da Prefeitura de Careaçu, em Minas Gerais. O…
Vem aí concurso TRT RJ (Tribunal Regional do Trabalho da 1ª região) com edital divulgado ainda…
Agora está oficialmente assinado o contrato com a Fundação Carlos Chagas (FCC) para realização do…