Sugestões de recursos para o TRF 5: analista judiciário – área administrativa
As provas objetivas do concurso Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF 5) foram aplicadas no último domingo (13/10) e aqui você poderá conferir as sugestões de recursos para o cargo de Analista Judiciário – Área Administrativa.
Os recursos foram elaborados pelos professores e especialistas do Estratégia Concursos com base neste caderno.
Lembre-se que o recurso é individual e a cópia pode resultar na anulação da sua interposição. Confira as sugestões na transcrição logo abaixo!
- CARGO: ANALISTA JUDICIÁRIO – ÁREA ADMINISTRATIVA
- QUESTÃO: 21
- GABARITO PRELIMINAR DA BANCA: LETRA D
- GABARITO PRETENDIDO: ANULAÇÃO
FUNDAMENTAÇÃO:
Os atos normativos e as políticas judiciarias nacionais produzidos pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça) são fundamentados, no que couber, na Estratégia Nacional do Poder Judiciário. Abaixo estão apresentados alguns destes atos normativos e políticas judiciárias, assinalo a alternativa incorreta.
a) Órgãos do Poder Judiciário
b) Metas Nacionais do Poder Judiciário
c) Política judiciária nacional
d) Política estatutária nacional
Solicitação de anulação da questão, em virtude de as alternativas não refletirem os atos normativos e políticas judiciárias, mas sim tão somente disposições do art. 2º da Resolução CNJ nº 325/2020, o qual apresenta somente definições para o que será considerado para a Estratégia Nacional do Poder Judiciário 2021-2026, com a seguinte redação:
Art. 2º Consideram-se, para os efeitos desta Resolução:
I – órgãos do Poder Judiciário: os tribunais indicados nos incisos II a VII do art. 92 da Constituição Federal; o Conselho Nacional de Justiça – CNJ; o Conselho da Justiça Federal – CJF; e o Conselho Superior da Justiça do Trabalho – CSJT; II – Metas Nacionais do Poder Judiciário: compromissos, realizados anualmente, dos órgãos do Poder Judiciário com o aperfeiçoamento da prestação jurisdicional, buscando aprimorar os resultados dos indicadores de desempenho dos Macrodesafios definidos nesta Resolução, sob monitoramento do CNJ;
III – Metas específicas: compromissos, realizados anualmente, dos órgãos do Poder Judiciário para alcance de objetivos comuns ao segmento de justiça ou ao Tribunal Superior, que deverão monitorá-los e comunicá-los ao CNJ;
IV – diretriz estratégica: orientações, instruções ou indicações norteadoras da execução da Estratégia Nacional do Poder Judiciário ou da efetivação de uma Meta Nacional ou de programas, projetos ou ações; e
V – política judiciária nacional: política instituída pelo CNJ, de caráter contínuo ou de vigência determinada, que impulsione o desenvolvimento pelos órgãos do Poder Judiciário de programas, projetos ou ações voltados à efetivação da Estratégia Nacional do Poder Judiciário.
Dessa forma, a questão torna-se passível de anulação em virtude da existência de mais de uma resposta possível.
- CARGO: ANALISTA JUDICIÁRIO – ÁREA ADMINISTRATIVA
- QUESTÃO: 22
- GABARITO PRELIMINAR DA BANCA: LETRA B
- GABARITO PRETENDIDO: ANULAÇÃO
FUNDAMENTAÇÃO:
Na questão 22, sugiro a solicitação de anulação da questão, por ausência de alternativa possível, tendo em vista que, segundo Matias-Pereira (2020, p. 157), o alcance de resultados positivos na implementação de planejamento estratégico, principalmente na administração pública, depende das condições e formas para a sua concretização. Destacam-se entre elas:
1) Forma de envolvimento dos atores, em especial do processo de sensibilização. Devem ser mobilizados previamente por preocupações comuns e dispostos a debaterem conjuntamente formas de enfrentamento de situações-problema.
2) Interação e qualidade da relação entre o conjunto de atores que planeja.
3) Nível de consciência das potencialidades e debilidades que o grupo que planeja possui.
4) Capacidade de percepção das condições que sustentam e condicionam a viabilidade das ações planejadas.
5) Demonstração de vontade política para a implementação e a existência de mecanismos que monitoram tanto o plano quanto os elementos contextuais que lhe deram origem.
Julgando as assertivas, tem-se:
(F) O alcance de resultados positivos na implementação de planejamento estratégico independe (depende) da interação e qualidade da relação entre o conjunto de atores que planeja
(V) O alcance de resultados positivos na implementação de planejamento nível de estratégico depende do nível de consciência das potencialidades e debilidades que o grupo que planeja possui.
(F) O alcance resultados positivos na implementação de planejamento estratégico depende da incapacidade (capacidade) de percepção das condições sustentam condicionam viabilidade das ações planejadas.
Ou seja, a ordem de julgamento das assertivas seria: F V F, não presente nas alternativas.
Referência: Matias-Pereira, J. (2020). Manual de Gestão Pública Contemporânea (6ª Ed.). São Paulo: Atlas.
- CARGO: ANALISTA JUDICIÁRIO – ÁREA ADMINISTRATIVA
- QUESTÃO: 25
- GABARITO PRELIMINAR DA BANCA: LETRA D
- GABARITO PRETENDIDO: LETRA C
FUNDAMENTAÇÃO:
Governança Corporativa efetivamente pode reduzir o nível de risco das organizações. O risco à reputação de uma organização baseia-se na síntese de como os clientes e acionistas visualizam a empresa. Há algumas razões para que esse risco seja reduzido, abaixo eles estão listados. Assinale a alternativa incorreta
a) Por apresentar uma forma transparente de informações, lembrando que só consegue essa Situação quem efetivamente se conhece
b) Por proporcionar uma interação estruturada e lógica entre todas as unidades organizacionais da empresa
c) Por forçar o incremento da capacitação profissional de todos os envolvidos
d) Por capacitar melhor cada colaborador da organização, especificamente em qualidade
Sugiro a solicitação de alteração de gabarito da questão para alternativa C. Embora a alternativa D tenha sido considerada incorreta pelo gabarito oficial, é possível argumentar que a alternativa C deve ser considerada como incorreta, uma vez que o incremento da capacitação profissional não é necessariamente uma obrigatoriedade imposta pela governança corporativa. A governança está mais diretamente relacionada a mecanismos que garantem a transparência, a accountability, e a integração entre as áreas de gestão (Silveira, 2015). A capacitação pode ser uma consequência indireta das boas práticas de governança, mas não um efeito obrigatório.
Já na alternativa D, a capacitação de colaboradores em qualidade reduz sim os riscos à reputação da organização, portanto não poderia ser considerada incorreta.
Referência: Silveira, A. D. M. (2015). Governança corporativa no Brasil e no mundo: Teoria e prática. Rio de Janeiro: Elsevier.
- CARGO: ANALISTA JUDICIÁRIO – ÁREA ADMINISTRATIVA
- QUESTÃO: 26
- GABARITO PRELIMINAR DA BANCA: LETRA C
- GABARITO PRETENDIDO: ANULAÇÃO
FUNDAMENTAÇÃO:
A gestão da qualidade em projetos é um dos principais objetivos do projeto, juntamente com escopo, prazo e custo. Segundo o PMI (Project Management Institute) há três processos nesta área, elas estão listadas abaixo, assinale a alternativa incorreta.
a) Planejar a qualidade
b) Realizar a garantia da qualidade
c) Controlar os custos da qualidade
d) Realizar o controle da qualidade
Sugiro a solicitação da anulação da questão, em virtude de dois pontos cruciais:
1) Desatualização da versão do Project Management Body of Knowledge (PMBOK) do qual foi extraída, qual seja a 5ª Edição, de 2013. O edital deixou claro que cobraria o PMBOK 7, o qual nem possui processos do gerenciamento de projetos em seu escopo.
2) Imprecisão na nomenclatura dos processos que envolvem a área de qualidade, que são, na 6ª Edição do PMBOK, “Planejar o Gerenciamento da Qualidade” (não planejar a qualidade, como na alternativa A), “Gerenciar a Qualidade” (não realizar a garantia da qualidade, como na alternativa B) e “Controlar a qualidade” (não realizar o controle da qualidade como na alternativa D).
Referências:
PMBOK 5ª Edição:
Project Management Institute. (2013). A Guide to the Project Management Body of Knowledge (5th ed.). Project Management Institute.
PMBOK 6ª Edição:
Project Management Institute. (2017). A Guide to the Project Management Body of Knowledge (6th ed.). Project Management Institute.
PMBOK 7ª Edição:
Project Management Institute. (2021). A Guide to the Project Management Body of Knowledge (7th ed.). Project Management Institute.
- CARGO: ANALISTA JUDICIÁRIO – ÁREA ADMINISTRATIVA
- QUESTÃO: 28
- GABARITO PRELIMINAR DA BANCA: LETRA B
- GABARITO PRETENDIDO: LETRA D
FUNDAMENTAÇÃO:
Entende-se por processos uma cooperação de atividades e recursos distintos voltados à realização de um objetivo global, orientado para o cliente final, que é comum ao processo e ao produto/serviço. Abaixo características estão listadas as características de processos. Assinale a alternativa incorreta.
a) Entradas tangíveis (produtos, faturas, pedidos etc.) ou intangíveis (decisão de lançar novo produto, demanda de investimentos etc.)
b) Compliance entre as atividades constitutivas
c) Saídas são o resultado do processo
d) Custo dos recursos globais valorizados dão o custo de um processo
Sugiro a alteração do gabarito para a alternativa D, embora o examinador tenha apontado a alternativa B como incorreta. O custo de um processo não é meramente uma soma direta dos “recursos globais valorizados”. O cálculo do custo de um processo envolve uma análise mais detalhada, incluindo não só os custos diretos, mas também os indiretos, como desperdícios e ineficiências, conforme defendido por autores como Davenport (1993) e Hammer (1996). Além disso, a precificação de um processo depende de uma análise mais complexa de valor agregado em relação aos objetivos estratégicos da organização.
A alternativa B deve ser considerada como correta, pois o termo compliance refere-se à conformidade com normas, políticas internas e regulamentações externas. Nos processos de negócio, o compliance é fundamental para garantir que as atividades dentro de um processo estejam alinhadas com requisitos legais e regulatórios, bem como com os padrões de qualidade e eficiência da organização. A conformidade entre as atividades constitutivas de um processo é essencial para garantir que ele atinja os resultados esperados de forma ética, legal e eficiente. Autores como Davenport (1993) e Hammer (1996) destacam a importância de processos padronizados e bem geridos, o que necessariamente inclui a conformidade com regras e boas práticas estabelecidas pela organização.
Sendo assim, com a correção da alternativa B e a incorreção da alternativa D, sugere-se a alteração do gabarito de B para D.
Referência: Davenport, T. H. (1993). Process Innovation: Reengineering Work through Information Technology. Harvard Business School Press.
- CARGO: ANALISTA JUDICIÁRIO – ÁREA ADMINISTRATIVA
- QUESTÃO: 31
- GABARITO PRELIMINAR DA BANCA: LETRA D
- GABARITO PRETENDIDO: LETRA C
FUNDAMENTAÇÃO:
31) Toda organização necessita treinar e desenvolver importante seu time de profissionais. É importante saber as diferenças entre treinamento e desenvolvimento, pois são complementares, mas têm objetivos diferentes. Assinale alternativa que apresenta uma descrição correta sobre desenvolvimento.
a) É um processo de aprendizagem de curto prazo
b) Tem foco direcionado às atividades desempenhadas pelos funcionários e à otimização delas
c) Auxilia na aprendizagem contínua dos funcionários
d) Tem como propósito o aperfeiçoamento das capacidades do colaborador
Sugiro a solicitação de alteração do gabarito de D para C, pois ações de treinamento são as que têm características de curto prazo (alternativa A), sendo direcionadas às atividades desempenhadas pelos funcionários e à sua otimização (alternativa B) e têm o propósito de aperfeiçoar as capacidades do colaborador para desempenho de suas tarefas, com foco no presente (alternativa D). Já as ações de desenvolvimento (solicitada pelo examinador) buscam a aprendizagem contínua dos funcionários (alternativa C), preparando-os para os desafios futuros, não apenas na carreira, mas em suas vidas pessoais.
Referência: Borges-Andrade, J. E., Zanelli, J. C., & Bastos, A. V. B. (Orgs.). (2006). Psicologia, organizações e trabalho no Brasil. Porto Alegre: Artmed.
- CARGO: ANALISTA JUDICIÁRIO – ÁREA ADMINISTRATIVA
- QUESTÃO: 34
- GABARITO PRELIMINAR DA BANCA: LETRA A
- GABARITO PRETENDIDO: LETRA B
FUNDAMENTAÇÃO:
Ilustríssima Banca Examinadora,
Venho, por meio deste recurso, solicitar a anulação da questão que aborda a temática sobre “o orçamento público e sua sistemática moderna”, especificamente a questão que apresenta três afirmações a serem julgadas como Verdadeiras (V) ou Falsas (F). A justificativa para tal pedido baseia-se na interpretação ambígua dos enunciados e na falta de clareza objetiva quanto ao conceito exigido, o que torna impossível a escolha inequívoca de uma única alternativa como correta.
O cerne deste recurso gira em torno do segundo item, considerado FALSO. A saber:
Fundamentos Macroeconômicos – “devem possibilitar o controle das receitas e despesas agregadas, de modo a se alcançar os objetivos de estabilidade e crescimento econômico, inflação baixa e sob controle, geração de empregos, entre outras necessidades socioeconômicas.”
- Esta afirmação descreve o papel dos fundamentos macroeconômicos de forma abrangente. O item foi considerado FALSO. Contudo, a afirmativa é igualmente correta, uma vez que o orçamento público é uma ferramenta fundamental de política fiscal e econômica que controla o fluxo de receitas e despesas de forma agregada. Esse controle é necessário para alcançar os objetivos macroeconômicos que envolvem estabilidade, crescimento, inflação controlada e geração de empregos, conforme descrito em várias fontes doutrinárias sobre economia do setor público. Além disso, embora os itens mencionados tratem de elementos que devam constar da elaboração e estimativa das receitas do Governo (estabilidade e crescimento econômico, inflação baixa e sob controle), tais receitas funcionam como um grande arcabouço para a fixação dos gastos que, dentre outras finalidades, também tem como objetivos a geração de empregos, entre outras necessidades socioeconômicas.
Por esses motivos, as três afirmações estão de acordo com os princípios de planejamento e gestão orçamentária, sendo, portanto, corretas.
Assim, solicito a alteração do gabarito para o item B (V – V – V), pois ele reflete a melhor interpretação possível com base nas normas vigentes e na doutrina que regula o orçamento público.
- CARGO: ANALISTA JUDICIÁRIO – ÁREA ADMINISTRATIVA
- QUESTÃO: 42
- GABARITO PRELIMINAR DA BANCA: LETRA B
- GABARITO PRETENDIDO: LETRA C
FUNDAMENTAÇÃO:
Analise as afirmativas abaixo e de valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) No uso dos recursos públicos, o ponto fundamental é obter os resultados esperados pela sociedade com eficiência, sem renunciar à economicidade
( ) A eficiência visa ao alcance dos objetivos, traduzidos pela boa prestação de serviços, do modo mais simples, mais rápido mais econômico, elevando a relação custo/benefício do trabalho público.
( ) A eficiência resume-se na melhor maneira de executar as ações propostas, a fim de que os recursos sejam aplicados da forma mais racional possível.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
a) F-F-F
b) V-V-V
c) V-F-V
d) F-V-F
Sugiro a solicitação de alteração do gabarito de B para C, em virtude da imprecisão conceitual apresentada na segunda afirmativa. Eficiência não visa necessariamente o alcance de objetivos, mas sim a melhor utilização dos recursos disponíveis. Segundo autores como Chiavenato (2014) e Drucker (1995), a eficiência está relacionada à forma de execução, enquanto o alcance de objetivos está mais vinculado à eficácia, que se refere à capacidade de atingir as metas estabelecidas. A frase menciona o “alcance dos objetivos”, o que pode gerar uma confusão entre eficiência e eficácia.
A ordem de julgamento, nesse caso, ficaria V-F-V. Por isso, a solicitação de alteração de gabarito.
Referência: Chiavenato, I. (2014). Introdução à teoria geral da administração (10ª Ed.). Rio de Janeiro: Elsevier.
- CARGO: ANALISTA JUDICIÁRIO – ÁREA ADMINISTRATIVA
- QUESTÃO: 45
- GABARITO PRELIMINAR DA BANCA: LETRA D
- GABARITO PRETENDIDO: LETRA A
FUNDAMENTAÇÃO:
Sobre ética no serviço público analise as afirmativas abaixo.
I. A Ética ocupa-se das ações humanas de fundo amoral, que afetam a dignidade, os direitos e as necessidades fundamentais e o bem-estar da sociedade do individuo como ser único.
II. A dignidade base da criação e do desenvolvimento da Ética como prática da relação da pessoa consigo mesma e com a sociedade, como corpo de conceitos preceitos sobre a vida.
Assinale a alternativa correta.
a) l e ll estão corretas
b) I e ll estão incorretas
c) Somente l está correta
d) Somente Il está correta
Sugiro a solicitação de alteração de gabarito de D para A, indicando que ambas as afirmativas estão corretas. Com base em uma interpretação adequada dos conceitos de ética e dignidade, a primeira afirmativa, ao mencionar que a ética trata de ações “de fundo amoral”, pode parecer ambígua, mas se deve considerar que a ética realmente envolve a análise de ações que impactam a dignidade e o bem-estar, mesmo que essas ações não sejam consideradas moralmente positivas ou negativas, sendo amoral apenas no sentido de um campo de análise ética (Aristóteles, 1991). Já a segunda afirmativa reforça que a dignidade é um fundamento central da ética, especialmente no serviço público, uma vez que a relação do indivíduo com a sociedade está no centro do desenvolvimento ético (Bobbio, 1997). Assim, ambas as afirmações têm base em concepções clássicas e contemporâneas sobre ética e dignidade.
Referências:
Aristóteles. (1991). Ética a Nicômaco. Edipro.
Bobbio, N. (1997). Teoria Geral da Política. Rio de Janeiro: Campus.
Kant, I. (1997). Fundamentação da Metafísica dos Costumes. Edições 70.
Quer saber de todas as informações sobre o concurso TRF 5 além das sugestões de Recursos TRF 5 área administrativa. Então, basta conferir o link baixo e não perder nenhum detalhe:
Saiba mais: TRF 5
Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!
Quer estudar para o concurso TRF 5?
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país.