Artigo

Recursos STJ – TJAA – Administração

O examinador do Cespe bebeu e digitou errado o gabarito de TJAA, só pode. Vejamos as possibilidades de recurso:

  1. Excelência é uma medida de desempenho associada a qualidade de um serviço e, no âmbito do serviço público, se refere ao nível máximo de desempenho que se pode alcançar.
    GABARITO PRELIMINAR: CERTO.

Recurso: façam um recurso pedindo inversão de gabarito para errado, pois o : GUIA REFERENCIAL PARA MEDIÇÃO DE DESEMPENHO E MANUAL PARA CONSTRUÇÃO DE INDICADORES elaborado pelo Ministério do Planejamento, no âmbito do Gespública, define excelência de outra forma:

“Excelência é a conformidade a critérios e padrões de qualidade/excelência para a realização dos processos, atividades e projetos na busca da melhor execução e economicidade; sendo um elemento transversal. Indicadores e padrões de excelência podem ser encontrados no Instrumento de Avaliação da Gestão Pública (IAGP)”

 

  1. Na incorporação de técnicas oriundas da gestão empresarial na administração pública, devem ser consideradas as discrepâncias entre as organizações e suas dinâmicas, a exemplo da posição monopolista de organizações públicas, que contrasta com a dinâmica concorrencial típica de mercados privados.

GABARITO PRELIMINAR: CERTO

Recurso: façam recurso argumentativo de quem nem toda organização pública atua em posição monopolista (exemplo: Universidades Federais), e nem toda organização privada atua em posição de dinâmica concorrencial (exemplo: em alguns setores minerais há monopólios naturais, explorados por organizações privadas concessionárias de serviço público). Assim, a questão está errada ao apontar uma diferença que não necessariamente existe entre organizações públicas e privadas.

 

  1. No gerenciamento de serviços públicos, devem-se observar, entre outros elementos de governança, a supervisão, a qual permite garantir que as ações beneficiem a sociedade, e o controle, o qual visa garantir o atingimento dos objetivos estabelecidos.
    GABARITO PRELIMINAR: Certo.

Recurso: façam um recurso argumentando que a supervisão não permite garantir que as ações beneficiem a sociedade, pois várias ações podem continuar sendo feitas sem gerar tal benefício – o impacto depende de inúmeros fatores, inclusive fatores do ambiente externo que estão fora do controle da organização!

Abraço e sucesso!

Prof. Carlos Xavier

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • 95 - Na incorporação de técnicas oriundas da gestão empresarial na administração pública, devem ser consideradas as discrepâncias entre as organizações e suas dinâmicas, a exemplo da posição monopolista DE organizações públicas, que contrasta com a dinâmica concorrencial TÍPICA DE mercados privados. Em momento algum, segunda a semântica, a questão diz que todas as organizações, tanto públicas quanto privadas, segue necessariamente a mesma regra. Como estamos acostumados com o Cespe, regra é regra, exceção é exceção, mas, enfim. Outra questão: Realmente não entendi o gabarito errado da seguinte questão: "Ao planejar a estratégia de uma organização, devem-se consideram os cenários internos, que se referem a aspectos INTRAORGANIZACIONAIS, tais como os conceitos de visão e missão. Entendo que a questão estaria correta se os conceitos de visão e missão estivessem fazendo referência a cenários internos (mesmo com a ressalva de que esses conceitos determinam a posição da organização no ambiente, mas não tenho competência para entrar nesse mérito), mas a estrutura do período nos leva a fazer a referência de missão e visão com a palavra "intraorganizacionais". De acordo com essa referência, você considera essa questão correta?
    ismael em 12/04/18 às 11:51
  • eu concordo apenas com o recurso da primeira questão para TJAA. De qualquer forma, valeu, professor!
    chikane em 12/04/18 às 09:29
  • Prof. Carlos! As questões da prova de AJAA meu gabarito "fechou" exatamente igual ao seu, o que foi um grande alívio. Mas nas questões de TJAA não... gabaritei a prova!!! Vou ficar torcendo contra os recursos... hehehehe Obrigada por tudo! Abraços, Natacha.
    Natacha Cordeiro em 12/04/18 às 00:12
  • Professor, sou seu aluno nesse curso. Você poderia, por favor, tornar mais clara a fundamentação da primeira assertiva? Achei um pouco desconexo. Obrigado!
    Danilo em 12/04/18 às 00:09
  • Professor, tem como fazer os recursos pra prova de AJAA?
    Cristina em 11/04/18 às 21:32
    • Feito. Já está no BLOG.
      Carlos Xavier em 11/04/18 às 21:59