Recursos – Prova de Administração e Qualidade no Atendimento – STM
Olá pessoal,
Vou consolidar aqui as questões da prova do STM das minhas matérias que penso que podem ser objeto de recurso:
Prova de Qualidade no Atendimento – Analista (única diferença de AJAJ para as demais é um item a mais)
Essa prova eu comentei no domingo em vídeo:
38 – No caso em apreço, é necessário que ambos os grupos…
Resposta: Certa
39 – O hábito de utilizar as novas tecnologias de comunicação…
Resposta: Errada
40 – No caso em questão, empatia e compreensão mútua são…
Resposta: Certa
41 – Na hipótese considerada, é adequado o posicionamento…
Resposta: Errada.
No meu comentário no vídeo, menciono que o problema da questão não seria o fato de que “o atendimento presencial ser suficiente para a comunicabilidade”, mas sim a dificuldade que o Setor Público teria de prestar serviços somente de modo presencial. O comportamento dos servidores não é adequado, mas não por esse problema. Creio que o gabarito “Errado” não será alterado.
42 – ao se orientar quanto aos procedimentos a serem adotados….
Resposta: Errada
43 – a posição rígida quanto ao formato de atendimento praticado…
Resposta: Errada
44 – cidadãos que nasceram em um mundo conectado em rede…
Resposta: Certa
45 – as relações interpessoais deixam de ser evidenciadas….
Resposta: Certa
Prova de Qualidade no Atendimento – Técnico
Essa prova eu também comentei no domingo. Não vejo recurso nessa prova!
39 – o relacionamento entre os servidores que se ausentam nos dias…
Resposta: Certa
40 – as ausências das escalas são atitudes que passam….
Resposta: Errada
41 – conflitos com clientes e ausências nas escalas são problemas…..
Resposta: Certa
42 – estão evidenciados o comportamento defensivo dos servidores….
Resposta: Errada
43 – proatividade, simpatia e saber ouvir são comportamentos que….
Resposta: Certa
44 – percebe-se que a comunicabilidade no órgão em questão ocorre….
Resposta: Errada
45 – a divulgação dos resultados da pesquisa de qualidade no….
Resposta: Errada
46 – a inflexibilidade comportamental de ambos os grupos prejudica….
Resposta: Certa
Prova de Administração Geral e Pública – Técnico
Essa prova eu também comentei no domingo.
71 – A participação social da população beneficiária na formulação…
Resposta: Certa
72 – A corrupção e o nepotismo são fenômenos típicos da…
Resposta: Certa
73 – Por conta da emergência de órgãos de responsabilidade social…
Resposta: Errada.
74 – A cultura organizacional de organizações públicas brasileiras..
Resposta: Certa
Recurso: mencionei no meu comentário no vídeo que a frase “aversão ao uso de novas tecnologias” é um pouco forte demais. Creio que a questão pode ser sim alvo de recurso. Existem diversas iniciativas governamentais que visam o uso das novas tecnologias, bem como órgãos que utilizam as mídias sociais como canal de comunicação com o público.
75 – Uma das etapas da gestão por competências é o mapeamento
Resposta: Certa
76 – Abordagens teóricas de liderança que se baseiam em traços de
Resposta: Errada
77 – O recrutamento externo privilegia os atuais funcionários de
Resposta: Errada
78 – Embora inovador e flexível, o ensino a distância não tem sido
Resposta: Errada
79 – Servidores públicos celetistas, contratados com base em regime
Resposta: Errada
80 – Balanced scorecard é um sistema de medição de desempenho
Resposta: Certa
81 – A opção pela departamentalização acarreta aumento do número
Resposta: Certa
82 – O planejamento estratégico é uma forma de planejamento com
Resposta: Errada
83 – A análise que fundamenta um processo de planejamento
Resposta: Errada
84 – Resultados pretendidos são aqueles caracterizados por sua
Resposta: Certa.
Muitos alunos mencionaram que o Planejamento Estratégico visa os objetivos estratégicos. Isso está certo, mas eles são também desdobrados em metas. Não vejo essa questão caindo.
85 – A metodologia SWOT é uma ferramenta de análise comumente
Resposta: Certa
86 – Indicadores de processo têm como foco a mensuração da
Resposta: Errada
87 – O monitoramento de projetos é uma atividade conduzida
Resposta: Errada
88 – Mapeamento de processos é uma técnica utilizada para se
Resposta: Certa
89 – Decisões do tipo não programadas, também chamadas de
Resposta: Errada
90 – Processos de tomada de decisão racional são sempre limitados…
Resposta: Certa
Prova de Administração Geral e Pública – AJAA
51 – Adotar ações corretivas na condução do processo…
Resposta: Certa
52 – Na administração por objetivos, definem-se metas para cada…
Resposta: Errada
53 – Em organizações que adotam estratégia genérica de…
Resposta: Errada
54 – O planejamento pode ser aplicado em situações de mudança…
Resposta: Certa
55 – As funções da administração se referem às tarefas típicas
Resposta: Certa
56 – As tarefas de alocar recursos em estruturas organizacionais ou
Resposta: Errada
57 – A departamentalização que se baseia nas atividades
Resposta: Errada
58 – As atividades de controle voltadas às áreas internas de uma
Resposta: Certa
59 – As dimensões que constituem a ferramenta BSC (balanced
Resposta: Certa
60 – Líderes liberais são aqueles que adotam postura consultiva,
Resposta: Errada
61 – As teorias sobre motivação nas organizações baseiam-se na
Resposta: Certa
62 – Planejamentos estratégicos consideram a relação da
Resposta: Certa
63 – Caracterizada por ser uma estrutura de gestão verticalizada, a
Resposta: Errada
64 – Em uma organização pública, os processos que transformam o
Resposta: Certa
65 – As decisões que envolvem condições estáticas e dados
Resposta: Certa
66 – A gestão do risco associado à tomada de decisão se baseia no
Resposta: Certa
67 – Um processo corresponde a uma sequência de tarefas
Resposta: Errada
86 – As políticas de gestão de pessoas, embora possam variar em
Resposta: Certa
87 – Além do alinhamento entre as políticas e práticas de gestão de
Resposta: Certa
88 – As políticas de gestão de pessoas devem ser formuladas a
Resposta: Errada
89 – caso o foco sejam as características do trabalho, o setor de
Resposta: Certa
90 – se for constatado que os servidores trabalham no limite de sua
Resposta: Errada
91 – incentivar a participação dos servidores nos processos de
Resposta: Errada
92 – a incorporação dos preceitos da gestão de pessoas por
Resposta: Certa
93 – o processo de seleção interna para ocupação de postos
Resposta: Errada
94 – os treinamentos no órgão deverão ser entregues para equipes
Resposta: Errada
95 – se o órgão adota o conceito de que competência implica
Resposta: Certa
96 – Na administração pública, ao contrário da gestão privada, a
Resposta: Certa.
Recurso: a otimização de recursos deixou de ser “secundária” para o setor público desde que o princípio da eficiência foi inserido na Constituição Federal. Creio que a questão deve ser alvo de recurso. Sem otimizar a utilização de recursos, o Estado não consegue prestar os serviços públicos que são demandados pela sociedade.
97 – Métricas explícitas de desempenho, controle de resultados e
Resposta: Errada
98 – Na década de 60 do século passado, instituiu-se a
Resposta: Certa.
Recurso: A questão tem dois problemas. O primeiro é que a “Administração para o Desenvolvimento” também é associada ao governo JK, que se iniciou nos anos 50 (56 a 61), não dos anos 60. O segundo problema da questão é que criamos entes (e não órgãos) da Administração Indireta. Órgãos existem na Administração Direta.
99 – O empreendedorismo governamental possui como foco a ação
Resposta: Errada
100 – O empreendedorismo governamental, lançado na década de 90
Resposta: Certa
101 – Uma das ferramentas típicas da reengenharia, a Certificação
Resposta: Errada
102 – O uso de tecnologia da informação com o propósito de
Resposta: Certa
103 – Excelência nos serviços públicos é uma premissa associada
Resposta: Errada
104 – O estabelecimento de canais de comunicação direta com os
Resposta: Certa
105 – A obrigação do agente público de fazer somente o que a lei
Resposta: Errada
106 – A visão do cidadão como cliente para os serviços públicos
Resposta: Certa
107 – O usuário que apresentar solicitação de simplificação para um
Resposta: Errada
108 – O decreto em questão estabelece normas para o atendimento
Resposta: Errada
109 – Documentos comprobatórios de regularidade da situação de
Resposta: Errada
110 – Carta de Serviços ao Usuário deve ser elaborada por órgãos e
Resposta: Certa
Espero que vocês tenham ido bem!
Abraços,
Rodrigo Rennó
www.facebook.com/profrodrigorenno/