Recursos PC MG Investigador: as possibilidades de recurso
Olá, pessoal! Já estão disponíveis os gabaritos das provas do concurso PC MG para o cargo de Investigador. Com isso, os candidatos podem solicitar a interposição de recurso até o dia 16 de dezembro de 2021, no site da FUMARC.
E para ajudar nesse processo, confira algumas possibilidades de recursos contra o gabarito preliminar da prova de Investigador da Polícia Civil de Minas Gerais.
Prova Investigador – caderno tipo 1 | Gabarito preliminar
Recursos PC MG Investigador – Medicina Legal
Q. 59 (prova tipo I) Na perícia de local de um cadáver, foi descrito pelo perito que a morte ocorreu pela constrição do pescoço por um laço que exerceu força ativa, ao passo que o corpo da vítima atuava de forma passiva. O exame necroscópico identificou fratura de cartilagem cricoide e lesão da íntima da carótida interna.
Essas informações estão relacionadas à asfixia por:
- (A) enforcamento com suspensão típica ou completa.
- (B) esganadura.
- (C) estrangulamento.
- (D) sufocação indireta.
Segundo o professor Genival Veloso França, em sua obra “Medicina Legal” na 11ª edição, na página 567 destaca que entre os sinais internos, temos as lesões da laringe – assim, podem acarretar lesões nas cartilagens tireóidea e cricóidea e no osso hioide.
Bem como lesões das artérias carótidas – manifestadas macroscopicamente quase sempre em ambos os lados, na túnica íntima, pelo sinal de Amussat (rupturas transversais) e, na túnica adventícia, pelos sinais de Friedberg (infiltração hemorrágica).
Como a força do laço é ativa, entendo que a melhor resposta seria a letra C.
Recursos PC MG Investigador – Direitos Humanos
Questão 31 – Prova Tipo I
Motivo: Anulação
Motivação: A examinadora ao apontar referencial bibliográfico, posiciona qual doutrina utilizará na elaboração das questões, abordando na questão número 31, posicionamento e dados que são parte da obra de Fábio Konder Comparato, obra que não foi referenciada em edital, inclusive com informações que não constam nas outras obras referenciadas, como a citação do projeto de Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã de 1791.
Pelos motivos expostos, a questão deve ser anulada, por estar fora de previsão do edital.
Saiba mais: Concurso Polícia Civil MG