Recursos de FÍSICA para Prova PF – Papiloscopista: CONFIRA AQUI!
Fala, pessoal.
Aqui é o Prof. Vinícius Silva, professor de Física do Estratégia Concursos. Saiu hoje (25/05) o gabarito preliminar da prova da Polícia Federal.
Embora tenhamos acertado todas as questões de acordo com o gabarito da banca, vislumbro DUAS QUESTÕES COM POSSIBILIDADE DE RECURSO, conforme eu já havia avisado no artigo de correção (confira aqui!).
Veja logo abaixo essas questões:
QUESTÃO 109 – GABARITO: CORRETO (CABE RECURSO!)
Se tivermos uma carga no infinito, para que ela seja colocada no interior da esfera, é necessário um trabalho maior do que trazê-la para a superfície, justamente por conta do fato de que na superfície estamos mais distantes do centro, o que leva a conclusão de que o potencial no interior é maior que na superfície.
Porém, essa conclusão só é possível se considerarmos que a constante C é positiva. Abaixo, demonstramos o valor do potencial calculando e estabelecendo um gráfico para a situação.
Antes de calcular o potencial, devemos calcular o campo elétrico em função do raio. Para isso usaremos o conceito da lei de Gauss.
No enunciado, a banca menciona uma constante C. Ele não menciona o sinal dessa constante e, portanto, faremos a análise para os dois casos.
- Pontos internos:
Para calcular o potencial em um ponto interno qualquer da esfera que dista r do centro, devemos efetuar o cálculo das áreas hachuradas abaixo:
- Pontos externos:
Para calcular o potencial em um ponto externa, basta calcular para um valor r até o infinito
Fazendo o gráfico, temos:
Portanto, para a constante C positiva, temos que para pontos internos o potencial é maior que para na superfície.
Dessa maneira, para essa constante a resposta seria correta.
Para calcular o potencial em um ponto interno qualquer da esfera que dista r do centro, devemos efetuar o cálculo das áreas hachuradas abaixo:
- Pontos externos:
Para calcular o potencial em um ponto externa, basta calcular para um valor r até o infinito
Fazendo o gráfico, temos:
Portanto, para a constante C negativa, temos que para pontos internos o potencial é menor que para na superfície.
Dessa maneira, para essa constante a resposta seria errada.
CONCLUSÃO:
Como o valor da constante C pode modificar o gabarito, sugerimos que a questão seja anulada, virtude da ausência de informação que macula a questão, podendo assim admitir tanto a resposta “correto” quanto “errado”.
QUESTÃO 112 – GABARITO: ERRADO (CABE RECURSO!)
A questão admite duas respostas, senão vejamos.
Admitindo que o nvidro é maior que o nf:
Admitindo que o nvidro é menor que o nf:
Assim, para que o gabarito seja incorreto, o enunciado deveria ter informado acerca da relação entre os índices de refração do vidro e do filme, pois
Ante o exposto, requer a anulação da questão em virtude dos argumentos acima apontados.
—-
Boa sorte! Abraços!