Oi pessoal!
A prova de administração não foi o grande foco do Cespe na área 7, mas ainda assim houve 20 questões sobre o assunto, o suficiente para diferenciar os candidatos com base neste conhecimento.
De forma geral, as questões estavam em um nível de dificuldades médio-alto, apropriado a uma prova deste porte. Além disso, as questões envolviam conteúdo e interpretação na medida certa, para não se tornar a maluquice que foi vista em várias questões na prova de Analista – Área 6.
Vislumbro as seguintes possibilidades de recurso:
Q62) Recurso cabível. Inversão de gabarito para errado. Justificativa básica a ser utilizada (ajuste com suas palavras): A adoção de uma departamentalização por serviços no atendimento ao cidadão não facilita a cooperação entre os departamentos da organização. Ao contrário, ela pode dificultar esta coordenação em relação aos propósitos gerais da organização.
Q63) Recurso cabível. Anulação da questão. Justificativa básica a ser utilizada (ajuste com suas palavras): Na liderança situacional, a abordagem que diz respeito à compensação da maturidade dos funcionários pelo gestor é a teoria de Hersey e Blanchard. Neste sentido, a questão fala, nesta ordem, no gestor (no singular) e nos liderados (no plural), posteriormente fazendo referência à maturidade DESTE (no singular). Como a maturidade a ser considerada é a dos liderados (no plural), e não a do gestor (no singular), é possível a compreensão de que a questão fazia referência ao GESTOR, o que a faria errada. Apesar disso, também é possível entender que a questão fazia referência ao elemento mais próximo (DESTE – “os liderados” – o que implicaria erro no uso da língua portuguesa, pois a referência correta deveria ser “destes”) e não o mais distante (DAQUELE – “o gestor” – o que não é mencionado). Por erro no uso da língua pelo examinador, não fica claro se a maturidade em questão é a do gestor ou dos liderados, por isso é possível solicitar a anulação da questão.
Q79) Recurso cabível. Inversão de gabarito para errado. Justificativa básica (ajuste com suas palavras): A questão não estabelece qual a ferramenta estatística utilizada para realização do controle do processo. Enquanto o uso de gráficos de controle, desvio padrão e mediana, por exemplo, poderiam ter um limite de controle de zero em relação às especificações propostas, ferramentas mais simples de controle, como a média e mediana das saídas dos processos (controle de eficácia do processo – ex post) não admitiriam um limite ideal de zero, pois isso significaria que o processo não estaria produzindo nenhum produto para seus clientes. Assim, como a questão fala de “uma ferramenta estatística”, de forma geral, entende-se que faz referência a toda e qualquer ferramenta estatística, o que a torna errada.
Abraço e sucesso a todos!
Prof. Carlos Xavier
Olá, tudo bem? Hoje responderemos ao questionamento sobre a constitucionalidade das emendas de redação e…
Neste artigo você encontrará um resumo do Transtorno de Personalidade Esquizotípica, pertencente ao tópico de…
Olá, pessoal, tudo bem? As funções essenciais à justiça estarão em pauta hoje no nosso…
Confira quais são os hospitais de lotação! Iniciais de até R$ 17,9 mil! O edital…
Neste artigo você encontrará um resumo do Transtorno de Personalidade Evitativa, pertencente ao tópico de…
Olá, pessoal, tudo bem? Hoje vamos falar sobre controle de constitucionalidade. Dada a proximidade da…