Artigo

Recurso – TRT/17ª Região – Analista – Área Administrativa

Olá pessoal,

Dei uma analisada na prova e percebi que o nível das questões de Administração para o cargo de Analista Judiciário – Área Administrativa foi realmente elevado.

Quanto aos recursos, vislumbro a possibilidade de questionar o gabarito da questão 73, solicitando a anulação por causa de divergências doutrinárias, vejamos:

73. Um tribunal que almeje uma nova estrutura organizacional de aplicação simplificada, sentido claro nas tarefas e cargos, e decisões aceleradas poderá optar por uma estrutura linear.

Comentário: CABE RECURSO. Estudamos a estrutura linear a partir da página 17 da Aula 0 de nosso curso.

Segundo Antonio Cury (2011, p. 228), a estrutura linear apresenta as seguintes vantagens:

  • – aplicação simples;
  • – fácil transmissão de ordens e recebimento de informações;
  • – definição clara dos deveres e responsabilidades;
  • – decisões rápidas;
  • – fácil manutenção da disciplina;
  • – baixo custo de administração.

 

Provavelmente, foi daí que o Cespe tirou essa questão.

Entretanto, Chiavenato (2011, p. 178-179) apresenta como características da Organização Linear:

“b. Linhas formais de comunicação. As comunicações entre os órgãos ou os cargos na organização são feitas unicamente através das linhas existentes no organograma. Todo o órgão ou cargo (com exceção daqueles situados no topo e no rodapé do organograma) possui dois terminais de comunicação (…). Cada gerente centraliza as comunicações em linha ascendente dos subordinados. As comunicações são, portanto, lineares e formais, isto é, limitadas exclusivamente às relações formais descritas no organograma.”

“c. Centralização das decisões. Como a linha de comunicação liga cada órgão ou cargo ao seu superior e sucessivamente até a cúpula da organização, a autoridade linear que comanda toda a organização centraliza-se no topo do organograma e os canais de responsabilidade são conduzidos por meio dos níveis hierárquicos de forma convergente até ali. (…)”

Por consequência, o autor destaca como desvantagem da organização linear que as comunicações tornam-se demoradas, sujeitas a intermediários e distorções.

Dessa forma, é possível contestar o gabarito, pois em organizações de maior porte, a estrutura linear pode fazer com que as decisões demorem mais tempo, em virtude da demora no processo de comunicação.

Fontes:

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 8ª Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.

CURY, Antonio. Organização e métodos: uma visão holística. 8ª Ed. São Paulo: Atlas, 2012.

Gabarito preliminar: correto.

Sugestão: anulação.

As demais questões, aparentemente, não são passíveis de recursos. Farei outra análise amanhã e, se encontrar outra coisa, posto para vocês.

Abraços,

Prof. Herbert Almeida

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.