Recursos – TRT-MA – 16ª Região – Analista Judiciário – Atualidades
Olá Pessoal,
Cabem recursos nas seguintes questões de Atualidades da prova do TRT-MA – 16ª Região – Analista Judiciário:
Questão:
A Academia Real das Ciências da Suécia anunciou que Alain Aspect (Universidade de Paris-Saclay e Escola Politécnica, França), John F. Clauser (J.F. Clauser & Associados, EUA) e Anton Zeilinger (Universidade de Viena, Áustria) foram os laureados do Prêmio Nobel de Física de 2022. O trio recebeu o reconhecimento por experimentos envolvendo emaranhamento quântico, cujos resultados abriram caminho para o desenvolvimento de novas tecnologias na era da informação quântica.
“Tornou-se cada vez mais claro que um novo tipo de tecnologia está surgindo. Podemos ver que o trabalho dos laureados com estados emaranhados é de grande importância, mesmo para além das questões fundamentais sobre a interpretação da mecânica quântica” anunciou o comitê do Nobel.
(Adaptado de https://jornal.unesp.br/2022/10/04)
A mecânica quântica é um ramo da física que surgiu por volta de _____ e se dedica a pesquisar o comportamento de partículas em escalas atômicas e subatômicas, como átomos, elétrons e prótons. A lacuna fica corretamente preenchida por
(A) 1800.
(B) 1850.
(C) 1900.
(D) 1950.
(E) 2000.
Gabarito preliminar: D
Argumentos para o recurso:
Conforme o gabarito preliminar da banca, a mecânica quântica teria surgido por volta de 1950. Contudo, o site que serviu de fonte para essa questão, que foi citado no enunciado (https://jornal.unesp.br/2022/10/04), afirma que a mecânica quântica é um ramo da física que surgiu por volta de 1900. Transcrevo a seguir o trecho que traz essa informação:
“A mecânica quântica é um ramo da física que surgiu por volta de 1900 e se dedica a pesquisar o comportamento de partículas em escalas atômicas e subatômicas, como átomos, elétrons e prótons.
Diversas outras fontes de fácil acesso na internet também trazem a informação de que foi na primeira década de 1900 que surgiu a mecânica quântica, através dos estudos de Max Planck, considerado o “pai da mecânica quântica”.
Desta forma, solicita-se a alteração do gabarito de “D” para “C”.
Questão:
As mudanças climáticas representam um desafio sem precedente para a política ambiental global, colocando em xeque a capacidade de articulação dos Estados, ao mesmo tempo em que evidencia desigualdades globais. O enfrentamento eficaz do problema deve ter em mente um acordo que combine responsabilidades e vulnerabilidades diferenciadas. Sobre a lógica inaugurada no Acordo de Paris, analise as afirmativas a seguir.
I. Centra-se nas contribuições nacionais, em que cada Estado determina, internamente, sua contribuição para a redução da emissão de gases de efeito estufa.
II. Serve de base para uma ação global mais forte em relação às mudanças climáticas, impondo as mesmas obrigações a todos os países participantes.
III. Permite que circunstâncias nacionais sejam levadas em consideração e estabelece uma estrutura duradoura para uma cooperação de longo prazo.
Está correto o que se afirma em
(A) I, apenas.
(B) I e II, apenas.
(C) I e III, apenas.
(D) II e III, apenas.
(E) I, II e III.
Gabarito preliminar: E
Argumentos para o recurso:
O Acordo de Paris não impões as mesmas obrigações a todos os países participantes conforme afirma o item II.
Como exemplo, citamos o artigo 4º, tópico 2, do Acordo de Paris, que estabelece:
Artigo 4º
4. As Partes países desenvolvidos deverão continuar a assumir a dianteira, adotando metas de redução de emissões absolutas para o conjunto da economia. As Partes países em desenvolvimento deverão continuar a fortalecer seus esforços de mitigação, e são encorajadas a progressivamente transitar para metas de redução ou de limitação de emissões para o conjunto da economia, à luz das diferentes circunstâncias nacionais.
Outra diferenciação se refere à provisão de recursos financeiros que deve ser provido pelos países desenvolvidos para auxiliar os países em desenvolvimento. Ou seja, são obrigações diferenciadas entre países desenvolvidos e países em desenvolvimento. O Acordo não impõe a mesma obrigação para esses grupos de países. Vejamos o Artigo 9º:
Artigo 9º
1. As Partes países desenvolvidos devem prover recursos financeiros para auxiliar as Partes países em desenvolvimento tanto em mitigação como em adaptação, dando continuidade às suas obrigações existentes sob a Convenção.
Fonte: https://www.gov.br/mcti/pt-br/acompanhe-o-mcti/sirene/publicacoes/acordo-de-paris-e-ndc/arquivos/pdf/acordo_paris.pdf
Desta forma, estão corretos somente os itens I e III. Solicita-se a alteração do gabarito de “E” para “C”.
Sigam-me nas redes sociais. Telegram: https://t.me/profleandrosignori, Instagram: https://www.instagram.com/profleandrosignori/ e YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=2wZDdHXF18s
Um grande abraço!
Leandro Signori