Recurso TCE-RS Noções Informática
Apresento, aqui, uma possibilidade de recurso para uma questão de Noções de Informática do concurso do TCE-RS, prova para Contador.
A questão 27 da prova possui uma extrapolação do edital. Eu entendo que o conhecimento de uma das funções citadas na questão extrapolou o que poderia ser cobrado do candidato. Na verdade, melhor seria dizer que, sim, a banca pode nos cobrar sobre qualquer das funções do excel, porém, não pode nos cobrar sobre o conhecimento para aplicar a tal função, sem a ajuda do aplicativo, quando este conhecimento extrapola os itens do edital.
Explico. A função DECABIN converte um número de decimal para binário. Bem, isto a banca pode cobrar. Mais: a função deve ser usada quando precisamos, adivinhe, converter um número de decimal para binário, quando precisamos, por exemplo, calcular o valor binário de um endereço IP. Mas, a banca não poderia cobrar – na minha opinião – que o candidato saiba fazer este cálculo sem o uso da ferramenta, pois este conhecimento não faz parte do edital, nem é um conhecimento comum ao nível da prova (como multiplicação, soma e outros cálculos matemáticos). Isso não é tema de vestibular, nem do curso superior exigido para o cargo. Portanto, advogo que a questão extrapolou os conhecimentos exigidos no edital.
Daqui a pouco vão nos cobrar como se fabrica uma fibra óptica ou, sei lá, como podemos enviar um satélite para que um usuário possa se conectar à Internet por meio dele. Sem brincadeira, seguindo este modelo de questão, a banca poderia cobrar programação de computadores, pois estes aplicativos permitem o uso de macros e da linguagem visual basic for aplications (VBA), sem avisar no edital.
Minha posição é pela ANULAÇÃO da questão por extrapolação do conteúdo exigido em edital!
27. Considere o seguinte trecho de uma planilha editada no Microsoft Excel 2010 em português:
A figura exibida consta de uma planilha Excel na qual estão preenchidas as seguintes células da coluna A: célula A1, valor 3; célula A2, valor 9; célula A3, valor 5; célula A4, valor 1; célula A5, valor 4; célula A6, valor 2; célula A7, valor 8; célula A8, valor 8. Nas células B3 e B5 dessa planilha inseriram-se, respectivamente, as fórmulas = MAIOR(A1:A8;4) e =DECABIN(A2;4).
Os resultados obtidos nas células B3 e B5 decorrentes da inserção dessas duas fórmulas são, respectivamente,
(A) 9 e 9.
(B) 9 e 0009.
(C) 5 e 1001.
(D) 9, 8, 8, 5 e 0001.
(E) 9, 8, 8, 5 e xxx9.
C