Olá, pessoal!
Para quem não me conhece , meu nome é Patrícia Manzato e sou Professora e Coach aqui no Estratégia Concursos, fazendo parte do Time de Português.
Inicialmente, convido você a me seguir no INSTAGRAM: Instagram da Profª. Patrícia Manzato
Neste artigo, vamos comentar as questões de Língua Portuguesa que foram cobradas pela Banca CESPE/CEBRASPE no concurso da PRF, que aconteceu no último final de semana, 09/05/2021.
Após a divulgação de gabarito preliminar pela banca, entendemos a possiblidade de recurso em uma das questões.
O Time de Português, especialmente a Professora Janaína Arruda e eu, fizemos a análise e correção da prova e vamos passar a você nossas percepções.
No geral, a prova veio como esperado, com um número expressivo de itens de compreensão e interpretação de texto, mesmo que com apenas um texto de apoio.
Já os itens de gramática e linguística poderiam gerar dúvidas nos candidatos, mas tenho certeza que nosso aluno Coruja conseguiu analisar os pontos necessários.
Por fim, os itens de Redação Oficial poderiam ser resolvidos apenas com a leitura da primeira parte do Manual de Redação da Presidência da República. Tranquilo, não é mesmo?!
Em relação à possibilidade de recurso, destaco a Questão 13:
13. (CESPE/PRF/2021)
Um dos traços característicos da modernidade, segundo Norbert Elias, é a renúncia de certas emoções e de certos prazeres pelos indivíduos, que, em compensação, passaram a ser protegidos da violência devido à atuação do Estado
Gabarito da Banca: CERTO
Gabarito pleiteado: ERRADO
Fundamento para Recurso:
Segundo afirma o item, “Um dos traços característicos da modernidade, segundo Norbert Elias, é a renúncia de certas emoções e de certos prazeres pelos indivíduos, que, em compensação, passaram a ser protegidos da violência devido à atuação do Estado”.
Dada essa afirmação, nota-se um equívoco ao considerar a assertiva como correta, pelo que se expõe a seguir.
A palavra “renúncia” implica sentido diverso do que se encontra no texto. “Renúncia” alude ao sentido de escolha, de um ato voluntário, de uma atitude que demonstra ação dos indivíduos, o que não é visto no texto. O trecho “a agressividade, assim como outras emoções e prazeres, foi domada, ‘refinada’ e ‘civilizada’ deixa explicitada essa relação passiva, fazendo uso inclusive da voz passiva analítica para impor tal previsão.
De acordo com o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, o termo “renúncia” significa ato ou efeito de renunciar, abandono de direito, ação praticada por seu agente. Logo, por não se tratar de uma ação praticada, mas sofrida, o item não pode ser considerado correto.
Além disso, cumpre-se retomar o contexto histórico discutido no texto, bem como a ideia global que o autor defende. O texto envolve a temática do século XIX, o século do Cientificismo e do avanço das teorias racialistas, que culminaram na consolidação da modernidade a qual nós conhecemos hoje (partindo de uma perspectiva de longa duração).
Norbert Elias (autor a que o texto faz menção) é um sociólogo que estudou a formação e consolidação do Estado Moderno no século XVI e XVII, a partir dos costumes de corte. (Os dois principais livros dele, “O Processo Civilizador” e “A Sociedade de Corte”, já justificam sua abordagem).
O problema de pesquisa do autor consiste em compreender o curso das transformações gerais da sociedade, que ocorreram na longa duração e na direção de um processo de civilização. Para ele, esse processo contribuiu para uma transformação da afetividade do comportamento e experiência humanos e para o controle de emoções individuais por imposição externa e autocontrole, conceito este que dá base à tese de Norbert Elias. Segundo o sociológico: “O padrão social a que o indivíduo fora inicialmente obrigado a se confirmar por restrição externa é finalmente produzido, mas suavemente ou menos, no seu íntimo através de um autocontrole que opera mesmo contra seus desejos conscientes”(ELIAS, 1994, p.135)
A partir da análise semântica e contextual do texto, entende-se que não houve uma renúncia, como a questão fala.
Ante o exposto, requer a alteração do gabarito para “Errado”.
E agora, vamos aos comentários do restante das questões:
9. (CESPE/PRF/2021)
Gabarito: CERTO
Comentário: O item é uma paráfrase do primeiro período do 1º parágrafo: “Nos Estados Unidos da América, no século XIX, a passagem da polícia do sistema de justiça para o de governo da cidade significou também a passagem da noção de caça aos criminosos para a prevenção dos crimes, em um deslocamento do ato para o ator.
10. (CESPE/PRF/2021)
Gabarito: ERRADO
Comentário: No trecho original, “como” tem valor comparativo, e não de causa. Portanto, a substituição de “como” por “porque” acarreta alteração no sentido do texto.
11. (CESPE/PRF/2021)
Gabarito: CERTO
Comentário: Questão de inferência, por isso precisamos fazer uma dedução. Segundo o texto, “Isso acabou redundando no foco nas ‘classes perigosas’, ou seja, em setores específicos da sociedade vistos como produtores de comportamento criminoso.”. As “visões preconceituosas” são estabelecidas a partir de tais setores “específicos”.
12. (CESPE/PRF/2021)
Gabarito: ERRADO
Comentário: O texto não fala sobre “índices insustentáveis de violência física”, mas sim que os “níveis de violência física nas relações interpessoais e do Estado com a sociedade estavam em declínio”. Houve uma extrapolação ao texto.
14. (CESPE/PRF/2021)
Gabarito: CERTO
Comentário: No segundo parágrafo, temos que “O autor estabelece um contraste entre a violência ‘franca e desinibida’ do período medieval, que não excluía ninguém da vida social e era socialmente permitida e até certo ponto necessária (…)”. Portanto, havia violência na era medieval e a sociedade a aceitava.
15. (CESPE/PRF/2021)
Gabarito: ERRADO
Comentário: A substituição do pronome “isso” por “o que” não é possível, pois “o que” não retoma a informação anteriormente citada, ou seja, há perda da referência anafórica que possui o pronome “isso”.
16. (CESPE/PRF/2021)
Gabarito: CERTO
Comentário: Segundo o texto: “no Ocidente moderno, a agressividade, assim como outras emoções e prazeres, foi domada, ‘refinada’ e ‘civilizada’.” Isso demonstra esse processo de perda de aspectos primitivos.
17. (CESPE/PRF/2021)
Gabarito: CERTO
Comentário: De fato, “irrupção” tem o sentido de “invasão súbita”. Além disso, ao afirmar que os indivíduos “ficaram mais protegidos”, o texto deixa implícito que a violência atingia os indivíduos de forma súbita.
18. (CESPE/PRF/2021)
Gabarito: ERRADO
Comentário: Note que a forma verbal “acabaram” já está flexionada, por isso não é possível a flexão concomitante de “acabar” e “impor”.
19. (CESPE/PRF/2021)
Gabarito: ERRADO
Comentário: Note que, por mais que a coerência (“lógica do texto”) seja mantida, há alteração de sentido: “os vários campos” determinam os “vários campos do saber”; já em “vários campos” há a ideia generalizada.
20. (CESPE/PRF/2021)
Gabarito: CERTO
Comentário: Por mais que “na medida em que” (valor causal) e “à medida que” (valor proporcional) tenham sentidos diferentes, a correção gramatical será mantida se (i) a locução for substituída e (ii) a vírgula for suprimida. Como o enunciado traz que o sentido seria prejudicado, o item está certo.
21. (CESPE/PRF/2021)
Gabarito: ERRADO
Comentário: Há dois problemas no item: (i) o verbo “concatenar” não mantém o sentido original do trecho; e (ii) o paralelismo não é mantido em “a organização” e “estabilização” – falta o artigo definido antes deste último termo.
22. (CESPE/PRF/2021)
Gabarito: ERRADO
Comentário: Não está incluída nos atributos da redação oficial a “informatividade”.
23. (CESPE/PRF/2021)
Gabarito: ERRADO
Comentário: Segundo o MRPR, “Na identificação do signatário, o cargo ocupado por pessoa do sexo feminino deve ser flexionado no gênero feminino.”
24. (CESPE/PRF/2021)
Gabarito: CERTO
Comentário: Segundo o MRPR, “Nas comunicações oficiais, o vocativo será sempre seguido de vírgula”.
25. (CESPE/PRF/2021)
Gabarito: CERTO
Comentário: Segundo o MRPR, “O assunto deve dar uma ideia geral do que trata o documento, de forma sucinta”. Além disso, de fato, ele segue a formatação do MRPR.
26. (CESPE/PRF/2021)
Gabarito: ERRADO
Comentário: Segundo o MRPR, “Nos termos da Medida Provisória nº 2.200-2, de 24 de agosto de 2001, para que o e-mail tenha valor documental, isto é, para que possa ser aceito como documento original, é necessário existir certificação digital que ateste a identidade do remetente, segundo os parâmetros de integridade, autenticidade e validade jurídica da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICPBrasil.” Assim, só será aceito como documento original se tiver a certificação digital.
Você pode também dar uma olhada na correção em vídeo feita pela Professora Janaína Arruda. É só acompanhar:
Se você quer conhecer mais do trabalho do Time de Português do Estratégia Concursos, clique aqui e tenha acesso às aulas demonstrativas dos cursos de Língua Portuguesa.
Um abraço e bons estudos!
Profª. Patrícia Manzato
E-mail: pmm.concursos@gmail.com
Aconteceu neste domingo, 23 de março, a prova do concurso da Empresa Brasileira de Hemoderivados…
Acontece neste domingo, 23 de março, a prova do concurso público da Embrapa (Empresa Brasileira…
As provas do concurso Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) foram aplicadas neste domingo, 23.…
Oi gente!! Neste texto vamos analisar um assunto muito importante para a prova de Auditor…
Olá, pessoal, tudo bem? Neste artigo, estudaremos acerca das modalidades licitatórias previstas na Lei 14.133/2021…
Acontecem em 15 de junho as provas objetivas do concurso público do Tribunal do Contas do…