Olá, pessoal!
Para quem não me conhece , meu nome é Patrícia Manzato e sou Professora e Coach aqui no Estratégia Concursos, fazendo parte do Time de Português.
Inicialmente, convido você a me seguir no INSTAGRAM: Instagram da Profª. Patrícia Manzato
Neste artigo, vamos comentar as questões de Língua Portuguesa que foram cobradas pela Banca CESPE/CEBRASPE no concurso da PRF, que aconteceu no último final de semana, 09/05/2021.
Após a divulgação de gabarito preliminar pela banca, entendemos a possiblidade de recurso em uma das questões.
O Time de Português, especialmente a Professora Janaína Arruda e eu, fizemos a análise e correção da prova e vamos passar a você nossas percepções.
No geral, a prova veio como esperado, com um número expressivo de itens de compreensão e interpretação de texto, mesmo que com apenas um texto de apoio.
Já os itens de gramática e linguística poderiam gerar dúvidas nos candidatos, mas tenho certeza que nosso aluno Coruja conseguiu analisar os pontos necessários.
Por fim, os itens de Redação Oficial poderiam ser resolvidos apenas com a leitura da primeira parte do Manual de Redação da Presidência da República. Tranquilo, não é mesmo?!
Em relação à possibilidade de recurso, destaco a Questão 13:
13. (CESPE/PRF/2021)
Um dos traços característicos da modernidade, segundo Norbert Elias, é a renúncia de certas emoções e de certos prazeres pelos indivíduos, que, em compensação, passaram a ser protegidos da violência devido à atuação do Estado
Gabarito da Banca: CERTO
Gabarito pleiteado: ERRADO
Fundamento para Recurso:
Segundo afirma o item, “Um dos traços característicos da modernidade, segundo Norbert Elias, é a renúncia de certas emoções e de certos prazeres pelos indivíduos, que, em compensação, passaram a ser protegidos da violência devido à atuação do Estado”.
Dada essa afirmação, nota-se um equívoco ao considerar a assertiva como correta, pelo que se expõe a seguir.
A palavra “renúncia” implica sentido diverso do que se encontra no texto. “Renúncia” alude ao sentido de escolha, de um ato voluntário, de uma atitude que demonstra ação dos indivíduos, o que não é visto no texto. O trecho “a agressividade, assim como outras emoções e prazeres, foi domada, ‘refinada’ e ‘civilizada’ deixa explicitada essa relação passiva, fazendo uso inclusive da voz passiva analítica para impor tal previsão.
De acordo com o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, o termo “renúncia” significa ato ou efeito de renunciar, abandono de direito, ação praticada por seu agente. Logo, por não se tratar de uma ação praticada, mas sofrida, o item não pode ser considerado correto.
Além disso, cumpre-se retomar o contexto histórico discutido no texto, bem como a ideia global que o autor defende. O texto envolve a temática do século XIX, o século do Cientificismo e do avanço das teorias racialistas, que culminaram na consolidação da modernidade a qual nós conhecemos hoje (partindo de uma perspectiva de longa duração).
Norbert Elias (autor a que o texto faz menção) é um sociólogo que estudou a formação e consolidação do Estado Moderno no século XVI e XVII, a partir dos costumes de corte. (Os dois principais livros dele, “O Processo Civilizador” e “A Sociedade de Corte”, já justificam sua abordagem).
O problema de pesquisa do autor consiste em compreender o curso das transformações gerais da sociedade, que ocorreram na longa duração e na direção de um processo de civilização. Para ele, esse processo contribuiu para uma transformação da afetividade do comportamento e experiência humanos e para o controle de emoções individuais por imposição externa e autocontrole, conceito este que dá base à tese de Norbert Elias. Segundo o sociológico: “O padrão social a que o indivíduo fora inicialmente obrigado a se confirmar por restrição externa é finalmente produzido, mas suavemente ou menos, no seu íntimo através de um autocontrole que opera mesmo contra seus desejos conscientes”(ELIAS, 1994, p.135)
A partir da análise semântica e contextual do texto, entende-se que não houve uma renúncia, como a questão fala.
Ante o exposto, requer a alteração do gabarito para “Errado”.
E agora, vamos aos comentários do restante das questões:
9. (CESPE/PRF/2021)
Gabarito: CERTO
Comentário: O item é uma paráfrase do primeiro período do 1º parágrafo: “Nos Estados Unidos da América, no século XIX, a passagem da polícia do sistema de justiça para o de governo da cidade significou também a passagem da noção de caça aos criminosos para a prevenção dos crimes, em um deslocamento do ato para o ator.
10. (CESPE/PRF/2021)
Gabarito: ERRADO
Comentário: No trecho original, “como” tem valor comparativo, e não de causa. Portanto, a substituição de “como” por “porque” acarreta alteração no sentido do texto.
11. (CESPE/PRF/2021)
Gabarito: CERTO
Comentário: Questão de inferência, por isso precisamos fazer uma dedução. Segundo o texto, “Isso acabou redundando no foco nas ‘classes perigosas’, ou seja, em setores específicos da sociedade vistos como produtores de comportamento criminoso.”. As “visões preconceituosas” são estabelecidas a partir de tais setores “específicos”.
12. (CESPE/PRF/2021)
Gabarito: ERRADO
Comentário: O texto não fala sobre “índices insustentáveis de violência física”, mas sim que os “níveis de violência física nas relações interpessoais e do Estado com a sociedade estavam em declínio”. Houve uma extrapolação ao texto.
14. (CESPE/PRF/2021)
Gabarito: CERTO
Comentário: No segundo parágrafo, temos que “O autor estabelece um contraste entre a violência ‘franca e desinibida’ do período medieval, que não excluía ninguém da vida social e era socialmente permitida e até certo ponto necessária (…)”. Portanto, havia violência na era medieval e a sociedade a aceitava.
15. (CESPE/PRF/2021)
Gabarito: ERRADO
Comentário: A substituição do pronome “isso” por “o que” não é possível, pois “o que” não retoma a informação anteriormente citada, ou seja, há perda da referência anafórica que possui o pronome “isso”.
16. (CESPE/PRF/2021)
Gabarito: CERTO
Comentário: Segundo o texto: “no Ocidente moderno, a agressividade, assim como outras emoções e prazeres, foi domada, ‘refinada’ e ‘civilizada’.” Isso demonstra esse processo de perda de aspectos primitivos.
17. (CESPE/PRF/2021)
Gabarito: CERTO
Comentário: De fato, “irrupção” tem o sentido de “invasão súbita”. Além disso, ao afirmar que os indivíduos “ficaram mais protegidos”, o texto deixa implícito que a violência atingia os indivíduos de forma súbita.
18. (CESPE/PRF/2021)
Gabarito: ERRADO
Comentário: Note que a forma verbal “acabaram” já está flexionada, por isso não é possível a flexão concomitante de “acabar” e “impor”.
19. (CESPE/PRF/2021)
Gabarito: ERRADO
Comentário: Note que, por mais que a coerência (“lógica do texto”) seja mantida, há alteração de sentido: “os vários campos” determinam os “vários campos do saber”; já em “vários campos” há a ideia generalizada.
20. (CESPE/PRF/2021)
Gabarito: CERTO
Comentário: Por mais que “na medida em que” (valor causal) e “à medida que” (valor proporcional) tenham sentidos diferentes, a correção gramatical será mantida se (i) a locução for substituída e (ii) a vírgula for suprimida. Como o enunciado traz que o sentido seria prejudicado, o item está certo.
21. (CESPE/PRF/2021)
Gabarito: ERRADO
Comentário: Há dois problemas no item: (i) o verbo “concatenar” não mantém o sentido original do trecho; e (ii) o paralelismo não é mantido em “a organização” e “estabilização” – falta o artigo definido antes deste último termo.
22. (CESPE/PRF/2021)
Gabarito: ERRADO
Comentário: Não está incluída nos atributos da redação oficial a “informatividade”.
23. (CESPE/PRF/2021)
Gabarito: ERRADO
Comentário: Segundo o MRPR, “Na identificação do signatário, o cargo ocupado por pessoa do sexo feminino deve ser flexionado no gênero feminino.”
24. (CESPE/PRF/2021)
Gabarito: CERTO
Comentário: Segundo o MRPR, “Nas comunicações oficiais, o vocativo será sempre seguido de vírgula”.
25. (CESPE/PRF/2021)
Gabarito: CERTO
Comentário: Segundo o MRPR, “O assunto deve dar uma ideia geral do que trata o documento, de forma sucinta”. Além disso, de fato, ele segue a formatação do MRPR.
26. (CESPE/PRF/2021)
Gabarito: ERRADO
Comentário: Segundo o MRPR, “Nos termos da Medida Provisória nº 2.200-2, de 24 de agosto de 2001, para que o e-mail tenha valor documental, isto é, para que possa ser aceito como documento original, é necessário existir certificação digital que ateste a identidade do remetente, segundo os parâmetros de integridade, autenticidade e validade jurídica da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICPBrasil.” Assim, só será aceito como documento original se tiver a certificação digital.
Você pode também dar uma olhada na correção em vídeo feita pela Professora Janaína Arruda. É só acompanhar:
Se você quer conhecer mais do trabalho do Time de Português do Estratégia Concursos, clique aqui e tenha acesso às aulas demonstrativas dos cursos de Língua Portuguesa.
Um abraço e bons estudos!
Profª. Patrícia Manzato
E-mail: pmm.concursos@gmail.com
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