Artigo

Recurso – Noções de Informática – TC/DF

Olá, Pessoal, tudo bem?

Apresento, aqui, uma possibilidade de recurso para uma questão de Noções de Informática do concurso de Técnico da Administração Pública do TCDF.

O recurso que apresento é em relação à questão 45:

45 – Para gerar um índice ou sumário de um documento do Word, o usuário deve definir as entradas do índice por meio da utilização dos estilos disponíveis na barra de ferramentas.

Bem, independente da versão do Microsoft Office (já que a banca não indicou a versão no edital), existem outros meios de aplicar um estilo ao texto que será usado como entrada no índice. Na versão 2003, por exemplo, podemos abrir o painel de estilos via menu formatar > estilos e formatação. Daí, ao invés de clicar na barra de ferramentas, podemos clicar no estilo desejado no painel de estilos.

Já na versão 2007/2010, podemos abrir a janela de estilos via atalho Ctrl + Alt + Shift + S, ou, ainda, clicando no acionador da caixa de diálogo no canto inferior esquerdo do grupo Estilo, Guia Início (2007) ou Guia Página Inicial (2010).

Portanto, podemos afirmar que é possível utilizar um caminho distinto daquele apontado pela banca na questão. Mas a banca afirmou que DEVEMOS utilizar os estilos disponíveis na barra de ferramentas. Entendo que o candidato tende a entender que o estilo a ser usado limita-se aos estilos presentes naquela barra.

Além disso, podemos criar índices por meio do uso de campos. O Word fornece campos que podem ser usados para criar o índice. Daí, não precisamos usar estilos, basta inserir os campos com o código específico para a indexação (ou sumarização).

Finalmente, para não deixar qualquer dúvida, o Word aceita, também, a utilização dos níveis de estrutura de tópicos, por meio de numeração – lista em vários níveis. É bem verdade que quando fazemos isto acabamos usando os estilos, mas o caminho é diferente do citado na questão.

Pelo que mostramos aqui, é possível interpor recurso solicitando, no mínimo, a anulação da questão.

Grande abraço,

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.