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Recurso no concurso SEEMG para professor de História

          Olá pessoal. Há recurso no concurso SEEMG para professor de História. Analisei o certame e identifiquei três  por erro de gabarito. A Fumarc explorou bem os assuntos da disciplina e cobrou uma compreensão ampla da produção do saber histórico e do ensino de História. Vamos logo identificar os problemas:

Recursos

Recuros 1.

Questão 33

Gabarito errado

Gabarito sugerido: [E]
Gabarito oficial: [C]

          A alternativa considerada correta afirma que para fazer História (com H maiusculo, que é a produção feita através da pesquisa análise e interpretação), não é preciso (prescinde) do professor. Considerando que o historiador também no Brasil é professor, e considerando que o professor é colaborador na construção dos conceitos históricos do aluno, a afirmação está errada.

Imagens diversas produzidas pela capacidade artística humana também nos informam sobre o pas-sado das sociedades, sobre suas sensações, seu trabalho, suas paisagens, caminhos, cidades e guerras […]. Para todos esses documentos existem métodos de análise comuns, mas é preciso estar atento às características de suas linguagens, de suas formas específicas de produzir e veicular as informações. (BITTENCOURT, Circe. Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004. p. 353-354)
A autora Circe Bittencourt destaca a utilização de documentos não escritos na sala de aula.
Sobre sua utilização, é CORRETO afirmar:
(A) Apela-se, principalmente, para familiaridade e atratividade como forma de encantar o aluno e não exige conhecimento prévio do professor.
(B) Aponta para a inovação da introdução do cinema como material didático e sua importância por já estar inserido no cotidiano dos educandos.
(C) Exigem pesquisa dos educandos, levando o ensino de História a um outro patamar e mostrando que fazer História prescinde de profissionais da área.
(D) No trabalho com a cultura material, o aluno deve se afastar da sua própria bagagem cultural para produzir uma análise criteriosa do objeto.
(E) Podem ser transformados em materiais didáticos, atentando-se às suas formas e linguagens específicas de produzir e veicular informações.

Questão 37
Gabarito oficial: C
Gabarito sugerido: B
          A lei que obriga a introdução do ensino de história e cultura da África e afro-Brasileira, é questionada por ser obrigatória, o que não garante seu cumprimento, mas é acima de tudo foi proposta para criar um instrumento que valorize os diferentes atores da formação social brasileira e combater o racismo.
          A criança e o adolescente que se identificam e são identificados como brancos têm muito a ganhar com um ensino qualificado das histórias e culturas afro-brasileiras e indígenas. Se um menino que se identifica como branco se acha no direito de xingar um colega de classe identificado como negro por causa de sua raça ou cor, esse menino necessita de tanta ajuda quanto seu colega que sofre o pre-conceito […] (ALBERTI, Verena. Algumas estratégias para o ensino de história e cultura afro-brasileira. In.: PEREIRA, Amilcar Araujo, MONTEIRO, Ana Maria (Orgs.). Ensino de História e culturas afro-brasileiras e indígenas. Rio de Janeiro: Pallas, 2013. p. 28)
No Brasil, por meio da legislação, o ensino de história e cultura da África e dos afrodescendentes e indígenas são obrigatórios. Primeiro, a Lei 10.639/03, que tornou obrigatório em todas as escolas do país o ensino de história e cultura da África e afro-brasileira e, posteriormente, a Lei 11.645/08, que acrescentou a essa obrigatoriedade o ensino de história e cultura indígena.
Tomando como base o trecho e o conhecimento da Lei, é CORRETO afirmar:
(A) A proposta é incluir atores na História brasileira, tomando como suficiente para superação da desigualdade de raça.
(B) Acima de tudo, tal obrigatoriedade torna-se instrumento importante para o combate do racismo no Brasil.
(C) Assume o Brasil como um país racista e exige da escola que se posicione contra a visão herdada dos europeus.
(D) Atualmente se questiona a eficácia legal, já que a legislação acaba por discriminar um grupo em detrimento de outro.
(E) Volta-se para a adoção de medidas inclusivas na Educação, ampliando as culturas que vieram a existir na Constituição/88.

Questão 45
Gabarito errado.
Oficial: D
          Os movimentos sociais do Brasil possuem diversas origens e orientações ideológicas. Atualmente não temos movimentos claramente revolucionários, salvo movimentos camponenes bastante influênciados pelo pensamento socialista, se bem que constam mais nos programas partidários que na prática política. Após a redemocratização e a ampliação da cidadania, foi aberto um espaço para a manifestação do cidadão. Os movimentos sociais atuais, sobretudos os que ocorreram a partir das jornadas de julho por exemplo não possuem caráter revolucionário.

Os movimentos sociais têm despontado no cenário de luta por direitos no Brasil. Os movimentos so-ciais no Brasil são resultado
(A) da organização espontânea de grupos que não são foco das ações das políticas públicas e, portanto, não possuem formas de pressão tradicionais.
(B) da organização político-partidária brasileira que não contempla a possibilidade de que esses grupos se transformem em partidos políticos.
(C) da união de interesses dos grupos que, amparados no presente e desvinculados do passado histórico brasileiro, definem suas bandeiras e ideologias.
(D) das lutas sociais dos grupos que, de forma legítima e assegurada na Constituição, agem em prol de uma bandeira revolucionária.
(E) das transformações que se sucederam após a redemocratização brasileira, que permitiu a parti-cipação da sociedade civil na política.

          É isso aí. Um grande abraço, bons estudos e foco no sucesso !

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Veja os comentários
  • Acho que o certo seria pedir para anular as questões, uma vez que tem duas alternativas corretas!
    Gleicy Mônica Moreira em 13/04/18 às 07:43