Policial (Agente, Escrivão e Investigador)

Recurso para a prova de Direito Processual Penal (Escrivão) da PC PA

Olá, pessoal. Tudo bem?

Aqui é a Prof. Priscila Silveira. Venho trazer para vocês uma possibilidade de recurso que vislumbro para a prova de Direito Processual Penal, cargo de Escrivão, do concurso da Polícia Civil do Pará.

Vamos lá?


PCPA- CARGO: ESCRIVÃO

QUESTÃO NÚMERO: 49 –  PROVA TIPO 1

GABARITO EXTRAOFICIAL ELABORADO PELA PROFESSORA PRISCILA SILVEIRA: LETRA E.

GABARITO PRELIMINAR ELABORADO PELA BANCA: LETRA E.

RECURSO: Em que pese a banca ter dado o gabarito a letra E, esta não está 100% correta, tendo em vista que, o Acordo de não persecução penal deve ser proposto antes do oferecimento da denúncia. Isso porque, o próprio artigo 28-A do Código de Processo Penal estabelece no §8º que: “Recusada a homologação, o juiz devolverá os autos ao Ministério Público para a análise da necessidade de complementação das investigações ou o oferecimento da denúncia.”

E ainda, o artigo 28-A em seu §10 assim preceitua: “Descumpridas quaisquer das condições estipuladas no acordo de não persecução penal, o Ministério Público deverá comunicar ao juízo, para fins de sua rescisão e posterior oferecimento de denúncia.”

Infere-se do artigo 28-A do Código de Processo Penal (CPP) que o propósito do acordo de não persecução penal é poupar o agente do delito e o aparelho estatal do desgaste inerente à instauração do processo-crime, abrindo a possibilidade de o membro do Ministério Público oferecer condições para o investigado (e não acusado) não ser processado, desde que  atendidos os requisitos legais.

Nesse sentido, com relação ao lapso temporal o Código de Processo Penal estabelece que a propositura do Acordo de não persecução penal deve ser feita antes do oferecimento da denúncia, não sendo possível o acordo em apreço posteriormente ao oferecimento do petitório inaugural.

Esse também é entendimento do doutrinador Eugenio Pacelli a respeito do tema, veja-se:

[…] A própria natureza do instituto parece sugerir que a proposta deverá ser feita na fase pré-processual, tanto pelo texto da lei (“Não sendo o caso de arquivamento e tendo o investigado confessado…”) quanto pela consequência de seu descumprimento ou não homologação (possibilidade de oferecimento de denúncia). Contudo, a lei diz que cabe ao juiz das garantias decidir sobre a homologação de acordo de não persecução penal ou os de colaboração premiada, quando formalizados durante a investigação (art. 3º-B, XVII). (Comentários ao CPP e sua jurisprudência, 12ª ed, 2020, p. 116).

Portanto, a alternativa E menciona “caso ele seja denunciado”, o que faz com que a letra apontada no gabarito preliminar não esteja correta.

De igual forma, a letra A é incorreta, pois o crime, em tese, cometido por Beltrano não é de menor potencial ofensivo, consoante preceitua o artigo 61 da Lei 9.099/95.

A letra B também está errada, pois embora o crime não seja de menor potencial ofensivo, é possível o acordo e não persecução penal, nos moldes do artigo 28-A do CPP.

Com efeito, a letra C também está incorreta, vez que o crime imputado tem pena mínima maior que 1 ano, não sendo possível o instituto da suspensão condicional do processo, consoante art. 89 da Lei 9.099/95.

E o mesmo ocorre com a letra D, que também está errada, pois o crime de porte de arma de fogo de uso permitido não é cometido mediante violência ou grave ameaça, de modo a afastar a possibilidade de acordo de não persecução penal.

Desse modo, não há alternativa certa na questão em referência, devendo, com o devido acatamento, ser anulada para que surta os devidos efeitos.


Desejo boa sorte a todos! Abraços.

Prof. Priscila Silveira

Priscila Silveira

Posts recentes

Concurso Trizidela do Vale: inscrições reabertas e prova adiada

Após adiar a data de aplicação da prova objetiva, o edital do concurso público da…

3 minutos atrás

Concurso GCM Trizidela do Vale: inscrições reabertas. Confira!

Provas do concurso GCM Trizidela do Vale serão aplicadas em 22 de dezembro Foram reabertas…

27 minutos atrás

MGI detalha novo cronograma do CNU em coletiva de imprensa

O Ministério da Gestão e da Inovação - MGI realizou na manhã desta quinta-feira (21)…

31 minutos atrás

Concursos Sul: as principais OPORTUNIDADES para 2024!

Os concursos da região Sul do país oferecem diversas oportunidades para os concurseiros. A região…

47 minutos atrás

Concursos PR: EDITAIS previstos no estado em 2024!

Os próximos meses de 2024 ainda prometem trazer grandes e importantes mudanças na vida de…

48 minutos atrás

Concurso CODEVASF: divulgados os resultados das provas!

Edital oferece 61 vagas com salários iniciais de até R$ 10,3 mil! Com provas aplicadas…

49 minutos atrás