Categorias: Concursos Públicos

RECURSO e Gabarito: PM/MG – Direito Civil e Consumidor

Eu, Prof. Paulo Sousa (IG e YT), vou apresentar o gabarito da prova objetiva de Direito Civil e Direito do Consumidor da PM/MG – Oficial. Vou fazer alguns comentários sobre a prova e analisar a possibilidade de recursos.

Vamos lá

Comentários

A alternativa A está incorreta, pois os menores de 16 anos são absolutamente incapazes, conforme art. 3º do CC: “art. 3 São absolutamente incapazes de exercer pessoalmente os atos da vida civil os menores de 16 (dezesseis) anos”.

A alternativa B está incorreta, pois atualmente apenas os menores de 16 anos são considerados absolutamente incapazes. Os viciados em tóxicos são relativamente incapazes, conforme art. 4, inc. II, do CC: “Art. 4 São incapazes, relativamente a certos atos ou à maneira de os exercer: II – os ébrios habituais e os viciados em tóxico”.

A alternativa C está correta, o casamento é uma das causa de emancipação, conforme art. 5º, parágrafo único, inc. II, do CC: “Parágrafo único. Cessará, para os menores, a incapacidade: II – pelo casamento”.

A alternativa D está incorreta, pois a menoridade cessa aos 18 anos, conforme art. 5º, caput, do CC: “Art. 5 A menoridade cessa aos dezoito anos completos, quando a pessoa fica habilitada à prática de todos os atos da vida civil”.

Comentários

A assertiva I está incorreta, conforme art. 943, do CC: “Art. 943. O direito de exigir reparação e a obrigação de prestá-la transmitem-se com a herança”.

A assertiva II está correta, conforme art. 935, do CC: “Art. 935. A responsabilidade civil é independente da criminal, não se podendo questionar mais sobre a existência do fato, ou sobre quem seja o seu autor, quando estas questões se acharem decididas no juízo criminal”.

A assertiva III está incorreta, conforme dispõe o art. 928, do CC: “Art. 928. O incapaz responde pelos prejuízos que causar, se as pessoas por ele responsáveis não tiverem obrigação de fazê-lo ou não dispuserem de meios suficientes”.

A assertiva IV está incorreta, de acordo com o art. 936, do CC: “Art. 936. O dono, ou detentor, do animal ressarcirá o dano por este causado, se não provar culpa da vítima ou força maior.”

Logo, o gabarito da questão é a alternativa A.

Comentários

A alternativa C está correta, de acordo com as disposições aplicadas ao direito de vizinhança, conforme o art. 1.283, do CC: “Art. 1.283. As raízes e os ramos de árvore, que ultrapassarem a estrema do prédio, poderão ser cortados, até o plano vertical divisório, pelo proprietário do terreno invadido”.

Portanto, incorretas as alternativas A, B e D.

Comentários

A alternativa A está correta, nos termos do art. 20, do CDC: “Art. 20. O fornecedor de serviços responde pelos vícios de qualidade que os tornem impróprios ao consumo ou lhes diminuam o valor, assim como por aqueles decorrentes da disparidade com as indicações constantes da oferta ou mensagem publicitária, podendo o consumidor exigir, alternativamente e à sua escolha”.

A alternativa B está incorreta, pois não é abatido o valor pelo período de uso pelo consumidor, ao contrário, caso o vício não seja sanado, a aquantia paga deve ser devolvida com atualização, conforme art. 18, §1º e incisos: “ Art. 18. Os fornecedores de produtos de consumo duráveis ou não duráveis respondem solidariamente pelos vícios de qualidade ou quantidade que os tornem impróprios ou inadequados ao consumo a que se destinam ou lhes diminuam o valor, assim como por aqueles decorrentes da disparidade, com a indicações constantes do recipiente, da embalagem, rotulagem ou mensagem publicitária, respeitadas as variações decorrentes de sua natureza, podendo o consumidor exigir a substituição das partes viciadas. § 1° Não sendo o vício sanado no prazo máximo de trinta dias, pode o consumidor exigir, alternativamente e à sua escolha: I – a substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso; II – a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos; III – o abatimento proporcional do preço”.

A alternativa C está incorreta, pois os produtos vencidos são impróprios para o consumo, conforme art. 18, §6º, do CDC: “§ 6° São impróprios ao uso e consumo: I – os produtos cujos prazos de validade estejam vencidos”.

A alternativa D está incorreta, conforme art. 23, do CDC: “ Art. 23. A ignorância do fornecedor sobre os vícios de qualidade por inadequação dos produtos e serviços não o exime de responsabilidade”.

Comentários

A alternativa C está correta, pois a cobrança vexatória é uma infração penal, conforme art. 71, do CC: “Art. 71. Utilizar, na cobrança de dívidas, de ameaça, coação, constrangimento físico ou moral, afirmações falsas incorretas ou enganosas ou de qualquer outro procedimento que exponha o consumidor, injustificadamente, a ridículo ou interfira com seu trabalho, descanso ou lazer”.

Portanto, as alternativas A, B e D estão incorretas.

Assim, não visualizei possibilidade de recurso nas questões de Direito Civil e Consumidor.

Espero que você tenha ido bem na prova!

Abraço,

Paulo H M Sousa

Instagram

Youtube

Paulo Sousa (Coord.)

Posts recentes

Concurso Polícia Penal RJ: veja detalhes da carreira

A equipe de jornalismo do Estratégia entrevistou a secretária da SEAP RJ (Secretaria de Estado…

13 horas atrás

Cadernos de Reta Final para o concurso Polícia Penal RJ

Cadernos de Reta Final de questões anteriores para o concurso Polícia Penal RJ: resolva questões…

15 horas atrás

Cadernos de Reta Final para o concurso Banpará

Cadernos de Reta Final de questões anteriores para o concurso Banpará: resolva questões sobre o…

15 horas atrás

Sprint de Questões do Cebraspe para o concurso ICMBio!

Oferta de 100% de desconto por tempo limitado O concurso do Instituto Chico Mendes de…

16 horas atrás

Concursos Saúde: confira as principais notícias da semana!

Quer ficar por dentro das notícias de concursos público da área da Saúde? Neste resumo,…

16 horas atrás

Concurso Câmara de São José da Barra: prova em fevereiro

Estão encerradas as inscrições para o concurso Câmara de São José da Barra, no estado…

17 horas atrás