Recurso DPU 2016 Português
Olá, pessoal!
Tenho certeza de que vocês mandaram muito bem na prova do DPU!
Mas queria chamar a atenção quanto ao momento muito importante para os concurseiros!
É agora que nós devemos monitorar o gabarito das provas e entrar com recurso ao menor vestígio, haja vista que a banca CESPE não revisa as questões após a aplicação e um erro no gabarito que não for contestado simplesmente faz com que seja mantido e prejudica quem estuda para os próximos concursos do CESPE.
Assim, gostaria de mostrar a vocês duas questões passíveis de anulação ou mudança de gabarito. Estou tomando por base a prova CB 05-1.
Fragmento do texto: Maria Silva é moradora do Assentamento Noroeste, onde moram cerca de cem pessoas cuja principal forma de renda é o trabalho com reciclagem. Ela é uma das líderes que lutam pelos direitos daquela comunidade. Vinda do estado do Ceará, Maria chegou a Brasília em 2002 e conheceu o trabalho da Defensoria Pública por meio do projeto Monitoramento da Política Nacional para a População em Situação de Rua, tendo seu primeiro contato com a defensoria ocorrido quando ela precisou de novos documentos para substituir os que haviam sido perdidos no período em que esteve nas ruas.
Questão 10: Depreende-se do texto que os moradores do Assentamento Noroeste buscam se organizar socialmente para levar ao poder público reivindicações da comunidade, por intermédio de lideranças, entre as quais se encontram mulheres.
Gabarito preliminar: C
Comentário: O segundo período do texto (Ela é uma das líderes que lutam pelos direitos daquela comunidade.) nos remete à ideia de que há somente mulheres na liderança, a qual visa à organização social daqueles moradores. Para tanto, basta perceber a expressão “Ela é uma das líderes”. Se houvesse pelo menos um homem na liderança, a flexão correta do artigo deveria ser masculina: “uma dos líderes”, isto é, dentre os líderes, ela é uma.
Além disso, não encontramos no texto nenhum vestígio que informe que há homens na liderança.
Assim, seria interessante entrarem com recurso, a fim de que a banca reveja esta questão.
Vamos a mais uma questão:
Questão 10: No terceiro quadrinho, o pensamento de Mafalda é introduzido por uma oração adversativa, que apresenta ideia que contrasta com as ideias veiculadas nos quadrinhos anteriores.
Gabarito preliminar: C
Comentário: É certo que a conjunção “mas” inicia uma oração que transmite contraste em relação a uma informação anterior, porém o que devemos notar é que o contraste ocorre do fato de finalmente a proeza concretizar-se (terceiro quadrinho) e a falta de oxigênio tornar a respiração mais difícil (segundo quadrinho).
Veja que o primeiro quadrinho afirma que a Valentina está quase alcançando o topo. O resultado natural seria a ação do terceiro quadrinho: a proeza se concretizar.
Assim, entre o primeiro e o terceiro quadrinhos, não há relação de contraste, mas sim de conclusão, resultado, efeito natural.
Como a questão afirmou que o contraste se dá do terceiro quadrinho em relação aos dois anteriores, seria errada a afirmação.
Abraço a todos!
Terror