Olá, pessoal! Tudo bem?
No meu entendimento, há 2 (duas) questões bastante problemáticas em Direito Constitucional na prova do TCE/PE – Analista (Auditoria de Contas Públicas).
Seguem, abaixo, os meus recursos para essas duas questões:
65 – (CESPE / TCE-PE – 2017) Deverá ser declarada inconstitucional lei que confira ao governador de estado a competência para nomear o chefe da defensoria pública estadual.
Segundo o CESPE, o gabarito dessa questão é CERTO.
No entanto, o gabarito da questão deve ser alterado para ERRADO, pelas seguintes razões:
1) A nomeação do Defensor Público Geral do Estado compete ao Governador. Assim ocorre em todos os entes federativos, como é possível verificar, inclusive, na Lei Complementar 124/2008, do Estado de Pernambuco:
Art. 5º A Defensoria Pública do Estado tem por chefe o Defensor Público Geral, nomeado pelo Governador do Estado, dentre os integrantes da carreira, que detenham cinco (5) ou mais anos de efetivo exercício na atividade, maiores de trinta e cinco (35) anos, indicados em lista tríplice para mandato de dois (2) anos, permitida uma recondução, por igual período.
Também é possível verificar-se que, na órbita federal, a nomeação do Defensor Público Geral Federal compete ao Presidente da República, conforme Lei Complementar nº 80/1994:
Art. 6º A Defensoria Pública da União tem por chefe o Defensor Público-Geral Federal, nomeado pelo Presidente da República, dentre membros estáveis da Carreira e maiores de 35 (trinta e cinco) anos, escolhidos em lista tríplice formada pelo voto direto, secreto, plurinominal e obrigatório de seus membros, após a aprovação de seu nome pela maioria absoluta dos membros do Senado Federal, para mandato de 2 (dois) anos, permitida uma recondução, precedida de nova aprovação do Senado Federal.
2) Acreditamos que, na elaboração dessa questão, a banca examinadora usou uma interpretação equivocada da ADI 5286/AP (Rel. Min. Luiz Fux, 18.05.2016).
Nesse julgado, o STF deixou consignado o seguinte:
“A lei estadual que atribui competência ao Governador de Estado de nomear ocupantes de CARGOS ADMINISTRATIVOS na estrutura de Defensoria Pública Estadual (Subdefensor Público-Geral, Ouvidor-Geral, Corregedor-Geral, Defensor Público-Chefe etc) viola a autonomia administrativa da Defensoria Púbica Estadual (art. 134 e parágrafos da CRFB/88), bem como as normas gerais estabelecidas pela União na Lei Complementar nº 80/1994 pelo exercício de competência legislativa concorrente (art. 24, XIII, e §§ 1º e 2º, da CRFB/88)”.
Observe que, em respeito à autonomia da Defensoria Pública, o STF declarou que é inconstitucional lei estadual que atribuiu ao Governador a competência para nomear cargos administrativos da estrutura dessa instituição.
Nada se falou, nesse julgado, a respeito da nomeação do Defensor Público Geral do Estado, que continua sendo da competência do Governador.
Desse modo, ao contrário do que diz o enunciado, é constitucional a lei que confira ao Governador a competência para nomear o Chefe da Defensoria Pública Estadual.
Pelas razões apresentadas, requer-se à banca examinadora a alteração do gabarito para ERRADO.
66 – (CESPE / TCE-PE – 2017) Comissão parlamentar de inquérito que tomar conhecimento de fatos novos, irrefutáveis e diretamente relacionados ao objeto para o qual tenha sido criada poderá alargar o âmbito do inquérito para apurá-los.
Segundo o CESPE, o gabarito dessa questão é ERRADO.
No entanto, há jurisprudência do STF que nos leva a compreensão diversa, admitindo a ampliação do objeto de CPI diante do conhecimento de fatos novos.
Nesse sentido, veja-se o que decidiu a Corte no HC 71231-2/RJ:
“A Comissão Parlamentar de Inquérito deve apurar fato determinado (CF, art. 58, § 3º). Todavia, não está impedida de investigar fatos que se ligam, intimamente, com o fato principal”.
É plenamente possível, portanto, que a CPI, ao se deparar com fatos novos, irrefutáveis e que estejam intimamente relacionados com o fato principal (objeto para o qual foi criada), passe a investigá-los.
Assim, entende-se que a questão deve ter o gabarito alterado para CERTO.
Quer saber quais concursos abertos estão esperando por você nos próximos meses? São diversas oportunidades…
Foram encerradas as inscrições do concurso público da Agência Espacial Brasileira (AEB), que possui salários iniciais…
O concurso público da CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento) ainda sairá no mês de fevereiro…
O Estratégia obteve acesso ao contrato firmado entre a Vunesp e o Tribunal do Contas…
A Secretaria da Fazenda do Estado do Piauí (Sefaz PI) publicou, nesta última quinta-feira (19),…
Cadernos de Questões elaborados, por Matéria,conforme os concursos de Papiloscopista de PC e PM Oficial.…