Artigo

RECURSO! DELTA GO

Boa noite Guerreiros!

Como já sabem, o gabarito preliminar de Delegado de Goiás foi publicado pela UEG nesta tarde.

GAB_OFICIAL_PRELIMINAR_DELEGADO_PROVA_A

GAB_OFICIAL_PRELIMINAR_DELEGADO_PROVA_B

Analisamos todas as questões relacionadas à Medicina Legal e encontramos uma das questões com duas alternativas corretas.

Vale lembrar que, na nossa análise preliminar, já havíamos apontado essa possibilidade.

Diante disso, elaboramos a fundamentação para que vocês possam interpor, TEMPESTIVAMENTE, o recurso.

Vejamos.  (Vale destacar que estamos utilizando a numeração referente ao Caderno A).

A questão versa sobre Cronotanatognose.

É o enunciando:

  1. Para conhecimento estimado do tempo de morte são utilizados os critérios preconizados pela cronotanatognose. Segundo o que dita o artigo 162, do Código Penal Brasileiro, a Autopsia deverá ser iniciada pelo menos seis horas após a constatação da veracidade do óbito, ou antes, caso existam sinais de certeza da morte, o que deverá ser anotado pelo perito no laudo. Segundo os conhecimentos da Cronotanatognose e atendendo ao preceito legal exposto, tem-se que:
  2. a) A mancha verde, depende de ação bacteriana, ocorre na fossa ilíaca e revela o início da putrefação.

(…)

  1. e) Os livores cadavéricos ou manchas de hipóstases permitem o conhecimento da posição do cadáver.

O gabarito oficial apontado, de forma preliminar, pela banca foi a Letra E.

Ocorre que, a alternativa A também está correta.

Isso porque, a putrefação se inicia assim que cessa a vida. Logo, a putrefação, forma de transformação destrutiva, se inicia, após a autólise, pela ação de micróbios aeróbicos, anaeróbios e facultativos em geral sobre o ceco, porção inicial do grosso intestino onde mais se acumulam os gases e que. Por guardar relação de contiguidade com a parede abdominal da fosse ilíaca direta, determina de forma inicial, nessa região o aparecimento da macha abdominal, que, posteriormente, se difunde por outros membros com tonalidade verde-enegrecida, conferindo ao cadáver a tonalidade escura.

Nas palavras de Neusa Bittar:

“A Coloração ou Cromática, inicia-se pela mancha verde abdominal, que aparece na região inferior a direita do abdome, denominada fosse ilíaca direita, em consequência da difusão, até a pele, dos gases resultantes da ação bacteriana no intestino grosso, principalmente gás sulfídrico, que dá a coloração esverdeada. Essa cor espalha-se por todo o corpo.”–  BITTAR, Neusa. Medicina Legal e Noções de Criminalística. 5ª edição. Salvador: Editora JusPodivm, 2016, p. 137.

Diante do exposto, requer seja modificado o gabarito para considerar a alternativa A como correta. Não sendo este o entendimento da r. banca, seja deferido o presente recurso para anular a questão em análise.

Desejamos boa sorte, Guerreiros.

Enquanto houver recurso, há esperança!

 

Paulo Bilynskyj

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Obrigado!
    marcos filho em 18/08/18 às 14:51