Oi amigos(as),
O professor Antonio Daud e eu fizemos uma análise das provas do concurso do TRT-MG e iremos postar aqui (e em outro artigo) nossas propostas de recursos em Direito do Trabalho.
Na questão desse artigo a solução seria a anulação, espero que a Banca acate o recurso.
Se você errou a questão e quiser entrar com recurso, procure alterar a redação abaixo – recursos idênticos (Ctrl C + Ctrl V) costumam ser ignorados.
———-
Recurso Concurso TRT-MG 2015
Técnico Judiciário-Área Administrativa
Caderno de Prova ’T29’, Tipo 001
Questão 50
Solicita-se a anulação da presente questão, por haver 2 alternativas incorretas.
A alternativa (B), indicada como gabarito preliminar, é sabidamente incorreta e não merece maiores comentários.
O problema se encontra na alternativa (E), que também é incorreta e abrange assunto não incluído no conteúdo programático do cargo de “Técnico Judiciário-Área Administrativa”.
Vejamos sua redação:
“(E) o adicional de periculosidade será devido aos trabalhadores expostos na forma da regulamentação em vigor sobre a matéria a agentes inflamáveis, explosivos, energia elétrica e o uso de motocicleta, sendo necessária, nesta última, a sua inclusão nos quadros das atividades do Ministério do Trabalho para percepção do respectivo adicional.”
A CLT prevê genericamente que “§ 4º São também consideradas perigosas as atividades de trabalhador em motocicleta.”
A regulamentação das atividades onde cabível o adicional de periculosidade (inclusive Quadros com seu detalhamento, citados na alternativa) consta da Norma Regulamentadora nº 16 do MTE, que não estava no edital de Técnico Judiciário.
Além disso, a alternativa fala de “agentes inflamáveis, explosivos, energia elétrica e o uso de motocicleta”, tendo omitido as “atividades e operações perigosas com exposição a roubos ou outras espécies de violência física” (artigo 193 da CLT, incluído em 2012 e anexo 3 da NR 16, incluído em 2013).
Esta última hipótese de periculosidade consta da CLT e da NR 16, e sua ausência na alternativa (E) suscita dúvidas quanto a sua correção.
Outrossim, a alternativa (E) propõe que seja necessária, no caso de uso de motocicleta, “a sua inclusão nos quadros das atividades do Ministério do Trabalho para percepção do respectivo adicional.”
Isso permite [erroneamente] concluir que as demais atividades enumeradas não necessitariam de sua inclusão nos quadros das atividades do MTE para o mesmo fim.
O que se verifica é que as demais atividades também precisam constar dos quadros da NR 16 para que seja cabível o adicional de periculosidade.
Com efeito, são consideradas atividades ou operações perigosas com explosivos as enumeradas no quadro do Anexo 1 da NR 16. Com a regulamentação se faz devido o adicional.
Igualmente, são consideradas atividades ou operações perigosas com inflamáveis as enumeradas no quadro do Anexo 2 da NR 16. Atendidas as condições regulamentares, é devido o adicional.
O mesmo acontece com todas as hipóteses de periculosidade constantes da NR 16: o cabimento do adicional demanda “sua inclusão nos quadros das atividades do Ministério do Trabalho”.
Vê-se, portanto, que a regulamentação pelo MTE é fundamental para que se permita a percepção do adicional – nas diversas hipóteses, e não somente no uso de motocicletas.
Ressalta-se, por fim, que talvez a banca quisesse justamente realçar essa condição (necessidade de haver regulamentação do MTE para percepção do adicional), mas deixou de atualizar a redação da alternativa (E), que pode ter sido escrita pelo(a) examinador(a) após a alteração da CLT (18 de junho de 2014) – data em que passou a considerar perigosas as atividades de trabalhador em motocicleta – e antes da efetiva regulamentação (13 de outubro de 2014) – data em que a NR 16 foi alterada para contemplar a hipótese do uso de motocicleta como atividade perigosa.
Do exposto, solicita-se à Banca FCC que anule a presente questão, por haver mais de uma alternativa incorreta.
——-
Espero que você tenha tido um ótimo desempenho na prova.
Caso tenha vislumbrado outras possibilidades de recurso entre em contato comigo!
Grande abraço,
Mário Pinheiro
Banca do concurso ALE ES deve ser definida em breve. Serão 35 vagas! O próximo…
O Tribunal de Justiça do Estado do Pará realizará um novo concurso para servidores em breve! Isso…
O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul divulgou a homologação do seu concurso…
Edital para 20 vagas + CR O concurso do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ…
O edital do concurso TJMG (Tribunal de Justiça de Minas Gerais) deve ser publicado em…
A Equipe do Estratégia está apurando os detalhes do novo concurso TJ TO Tribunal de…
Ver comentários
Professor, poderia comentar quais seriam as respostas corretas para os estudos de caso da prova de AJAJ do TRT MG?
Boa noite. Fiz a prova de tecnico do trt de mg, errei sete questoes e tirei setenta na redacao gostaria da indicacao de um professor para me ajudar no recurso e gostaria de saber o preco para contratar o servico...mto obgada!