Olá, meus caros! Tudo bem?
Vamos falar sobre a prova do último final de semana! Cabe recurso em quatro questões.
A prova para Assistente Técnico elaborada para o concurso da Fiocruz contém questões de nível de dificuldade médio, em que, com base em dois textos, foram exploradas regras gramaticais, relações de sentido entre reescrita e texto também conhecimento sobre o Manual de Redação da Presidência da República. Ocorreram alguns problemas de digitação em enunciados e há duas questões mais polêmicas. Seguem as questões que podem gerar recurso e, em sequência, as que trouxeram erro no enunciado.
Questão 01.“A ciência trouxe avanços espetaculares nas lides de guerra, como os bombardeios com precisão cirúrgica que não poupam civis, mas não trouxe a democratização da prosperidade antevista.” (2º §)
Das opções abaixo, aquela que mantém o mesmo sentido do fragmento do texto transcrito acima é:
(A) A ciência não trouxe a democratização da prosperidade antevista, em virtude dos avanços espetaculares nas lides de guerra, como os bombardeios com precisão cirúrgica que não poupam civis.
(B) A ciência não trouxe avanços espetaculares nas lides de guerra, mas, pelo contrário, trouxe retrocesso, com bombardeios com precisão cirúrgica que não poupam civis, além de não trazer a democratização da prosperidade antevista.
(C) Ainda que a ciência tenha trazido avanços espetaculares nas lides de guerra, como os bombardeios com precisão cirúrgica que não poupam civis, entretanto não trouxe a democratização da prosperidade antevista.
(D) A ciência que, como se previa, poderia trazer avanços espetaculares nas lides de guerra, evitando os bombardeios com precisão cirúrgica que não poupam civis, e trazer ainda a democratização da prosperidade não legou ao futuro esses benefícios.
(E) Os bombardeios com precisão cirúrgica que não poupam civis, com a consequente democratização da prosperidade antevista, foram avanços espetaculares nas lides de guerra que a ciência trouxe.
Comentário: Acredito que essa questão deve ser anulada porque a conjunção “Ainda que” expressa ideia de concessão, de adversidade, mas a mesma ideia é trazida também pela conjunção “entretanto”, daí temos a primeira oração como concessiva, a segunda, que está entre vírgulas, como explicativa e a terceira como adversativa, sendo que a terceira é adversativa da oração concessiva, o que não está correto, não faz sentido. Nenhuma das demais alternativas manteria o sentido original do trecho destacado. A banca apontou como gabarito a alternativa C, mas não é faz sentido.
Questão 03. Quanto à tipologia, o texto pode ser definido como:
(A) predominantemente descritivo, pois procura transmitir a imagem que se pode ter da ciência hoje, em confronto com as previsões passadas.
(B) em grande parte narrativo, por apresentar um relato com fatos concretos, cujo enredo põe em confronto dois personagens, o passado e o presente.
(C) apenas injuntivo ou instrucional, por conter explicações e métodos para a concretização de uma ação, qual seja, os procedimentos que a ciência deve seguir para superar a ignorância.
(D) predominantemente dissertativo/expositivo, pois contém uma explicação do estado da ciência hoje, considerando as previsões que foram feitas no passado, sem intenção de polemizar, mas apenas expor.
(E) totalmente dissertativo/argumentativo, pois, fazendo uso de raciocínio lógico, manifesta o autor suas opiniões sobre o estado da ciência hoje, com o objetivo de convencer o leitor.
Comentário: Discordo do gabarito dessa questão porque podemos perceber que se trata de um texto opinativo. Percebemos as impressões do autor já na primeira frase: “Poucas previsões para o futuro feitas no passado se realizaram.”, o que nos leva a concluir que não se trata de um texto apenas expositivo, como é afirmado na letra D, gabarito da questão.
Agora duas questões com erros no enunciado!! A ESAF e o CESPE já anularam questões por conter erros de natureza semelhante. Vamos pedir a anulação aqui também:
Questão 02. Nos três primeiros parágrafos do texto, e enunciador, confrontando as previsões feitas no passado sobre o avanço da ciência com as que efetivamente se realizaram, desenvolve seu pensamento em estruturas de oposição semântica. No 4º parágrafo, como conclusão do texto, o enunciador adota outra forma de estruturação, defendendo a seguinte tese sobre o avanço da ciência:
Questão 06. “Mal chegamos a Marte, só para descobrir que é um imenso terreno baldio.”
Há palavras em português que, em razão de muitos valores semânticos que expimem, podem ser classificadas nas frases em diferentes classes. No trecho acima, a palavra “mal” foi empregada no sentido de “a custo”, “dificilmente”, e é classificada como advérbio. A mesma palavra pode ser empregada como substantivo e como conjunção. Das frases abaixo, aquela em que a palavra “mal” está empregada como conjunção é:
Meus queridos, NÃO encontramos no VOLP o verbo “expimir”! O enunciado deve ser claro e objetivo, sem falhas que possam gerar dúvidas ao candidato, como aconteceu na questão 6. Na questão 2, temos um “e” sobrando antes de “enunciador”, o que interfere na coesão e no sentido do enunciado!
No decorrer da semana, vou liberar o comentários de todas as questões da prova! Enquanto isso, vamos tentando anulação das questões aqui citadas!!
Conte comigo!
E-mail: contato@professorarafaelafreitas.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/palavreandocomrafafreitas/?fref=ts
Confira quais são os hospitais de lotação! Iniciais de até R$ 17,9 mil! O edital…
Neste artigo você encontrará um resumo do Transtorno de Personalidade Evitativa, pertencente ao tópico de…
Olá, pessoal, tudo bem? Hoje vamos falar sobre controle de constitucionalidade. Dada a proximidade da…
Atenção, concurseiros! Neste domingo, 22 de dezembro, encerra o prazo para garantir sua inscrição no concurso…
A área fiscal é uma das mais prestigiadas no mundo dos concursos públicos, com salários…
Olá, tudo bem? Hoje responderemos ao questionamento acerca da possibilidade de os sobrinhos-netos serem herdeiros,…
Ver comentários
Boa tarde professora!
Na questão sobre tipologia textual foi possível perceber que a alternativa indicada pela banca está errada, porém você apontaria algum outra alternativa como certa ou recomendaria a anulação da questão? Gostaria de complementar o recurso para ter mais chances de ser aceito.
Obrigada!
Essa prova está cheia de erros gramaticais. Eu contei pelo menos mais 4 ou 5 que atrapalham na compreensão do enunciado.
Professora, obrigada! Na verdade essa prova está toda muito esquisita! Vocês viram que o gabarito é formado por sequencias de letras que não se repetem e de fácil memorização?? No minímo, estranho.
Boa dia professora!
Entrarei com recurso também.
Inclusive no meu caderno de provas eu mesma fui corrigindo os erros gramaticais!
Enfim, a Fiotec não tem experiência em concurso, esta é a sua primeira prova. Acredito que ela irá anular sim!
Abraços.