Receita orçamentária para a STN
Se você quer garantir uma das vagas no disputado concurso da Secretaria do Tesouro Nacional, venha aprofundar seus conhecimentos sobre as classificações da receita orçamentária para a STN.
O conhecimento sobre o assunto será cobrado para os cargos oferecidos da área de conhecimento contábil, dentro do assunto de contabilidade pública.
Informações sobre o concurso
As provas do concurso da STN ocorrerão em junho de 2024, sendo divididas em provas objetivas e prova discursiva.
São oferecidas 40 vagas para o cargo de auditor federal de finanças e controle.
A remuneração inicial para o desempenho das atribuições é de R$ 20.924,80.
Com certeza essa é uma excelente oportunidade para os concurseiros.
Mas para garantir uma das vagas você terá que vencer um extenso edital, que requer conhecimento aprofundado dos assuntos para se destacar da concorrência.
Receita orçamentária para o concurso da STN
Vamos iniciar nosso estudo sobre a classificação da receita orçamentária para que você possa garantir a sua vaga nesse concurso.
A classificação da receita orçamentária que é mais comum de ser vista em prova e que tem grandes chances de ser cobrada no concurso da STN é a classificação da receita por natureza.
Essa classificação evidencia a receita orçamentária de acordo com o fato gerador que a originou.
É uma classificação composta por 8 dígitos e vamos analisá-los abaixo.
O primeiro nível da classificação da receita por natureza é a categoria econômica.
A receita receberá a classificação 1 se for uma receita corrente e 2 se for receita de capital.
Após a categoria econômica, temos o nível da origem, que evidencia o fato gerador da receita e possui 1 dígito para sua classificação.
Para as receitas correntes, exemplo de origem são impostos, taxas e contribuições de melhoria, patrimoniais, serviços, industriais.
Já como exemplo de origem das receitas de capital temos as operações de crédito, amortização, alienação de bens.
Como é possível perceber, a arrecadação das receitas correntes decorre de atividades usuais do ente, enquanto as receitas de capital são oriundas de atividades não tão corriqueiras assim, como é o exemplo da contratação de empréstimos e da venda de bens.
Após a categoria econômica e a origem, chegamos ao nível de classificação da espécie, que é uma classificação que aprofunda ainda mais a origem dos recursos e também possui 1 dígito.
A arrecadação do imposto de renda, por exemplo, possui a codificação de categoria econômica das receitas correntes, a origem impostos taxas e contribuição de melhoria e pertence à espécie de impostos.
Para responder as questões sobre a receita orçamentária na prova da STN, você precisa saber que após os três níveis citados acima, temos o desdobramento para especificação das peculiaridades da receita. Esta classificação possui 4 dígitos e serve para evidenciar maiores detalhes sobre a receita arrecadada.
Por fim, como último dígito da classificação da receita temos o tipo.
Esse nível na classificação serve para diferenciar se a receita arrecadada é de dívida ativa, multas ou juros.
Portanto, uma mesma receita poderá ser classificada em diferentes tipos, segregados em principal e multa, por exemplo.
É importante você saber que a classificação da receita por natureza é de aplicação comum e obrigatória para todos os entes.
Vamos continuar nosso estudo sobre as classificações da receita orçamentária para o concurso da STN analisando agora outra classificação de bastante relevância para a receita pública, que é a classificação para apuração do resultado primário.
As receitas primárias são, regra geral, as receitas correntes, salvo as receitas de juros. Também existem receitas de capital que são primárias, como as transferências e as alienações de bens.
De outro lado, as receitas orçamentárias também podem ser classificadas em receitas financeiras, que são aquelas que decorrem de transações de natureza financeira no setor privado, como as operações de crédito e os juros recebidos.
Assim, o resultado primário será calculado pela diferença entre as receitas e despesas primárias.
Essa classificação não é tão comum de ser cobrada em provas, por isso muitos concurseiros negligenciam seu estudo. Assim, saber diferenciar uma receita primária de uma financeira poderá ser um diferencial para acertar uma questão mais avançada.
Concurso da STN: reta final
Finalizamos nosso estudo sobre a receita orçamentária para o concurso da STN e as informações aqui apresentadas precisam ser reforçadas pelo meio da resolução de muitas questões.
Assim todo o conhecimento fica consolidado na memória e você conseguirá ter as informações disponíveis quando precisar na hora da prova.
Então, faça muitas questões, tanto por meio do sistema de questões, quanto por meio dos simulados que disponibilizamos.
Essa é uma estratégia de estudo ativo, que fará você ter um maior repertório para responder as perguntas da banca na hora da prova. Já estamos na etapa da reta final nesse certame da STN, fase que exige muita atenção e esforço redobrado, então invista nos seus estudos e boa prova!
Confira aqui os cursos que preparamos para você garantir a sua vaga no concurso da STN.
Quer saber tudo sobre os concursos previstos?
Confira nossos artigos!
Link do concurso: