Receita Federal: apresentado modelo para concurso de remoção
Em reunião realizada na última segunda-feira, 16 de agosto, foi apresentada uma proposta de concurso de remoção interno para a Receita Federal.
O objetivo é garantir adequação à nova estrutura do órgão, levando em consideração as necessidades da RFB e propiciando participação e maior atendimento na remoção dos Auditores-Fiscais.
Participaram do encontro os Auditores-Fiscais Moacyr Mondardo Júnior, subsecretário de Gestão Corporativa, e Denize Canedo da Cruz, coordenadora-geral de Gestão de Pessoas e o diretor de Defesa Profissional do Sindifisco Nacional Levindo Siqueira Jorge.
O que foi apresentado?
Segundo informações do Sindifisco, a proposta foi bem aceita pela administração que, inclusive, solicitou o envio de documentos detalhando o modelo. O documento cria três tipos de remoção:
Regional: direcionadas às equipes especializadas, formadas por pessoas de diversas localidades distintas, ou aos processos de trabalho para os quais a presença física em unidade específica não seja necessária;
Local: para este, não houve mudança. Se dá quando há a necessidade de o Auditor-Fiscal ficar lotado em uma unidade específica;
Realocação regional: seu objetivo seria atender àqueles que, atualmente, estão praticamente impossibilitados de ser atendidos pelas atuais regras de remoção, tendo em vista seu critério de pontuação.
Receita Federal – O que é um concurso de remoção?
Concurso de remoção é uma seleção interna, aberta somente a servidores do órgão, proporcionando sua movimentação entre as diversas lotações disponibilizadas.
O lançamento de editais de remoção muitas vezes precede o lançamento de novos concursos para efetivos. Isso porque, antes de receber novos servidores, os órgãos públicos dão aos membros ativos a possibilidade de mudar de posição.
Vale lembrar que a RFB segue buscando a autorização para que um novo certame aconteça ainda em 2021, para Auditores Fiscais e Analistas Tributários.
Quer ficar por dentro de todas as informações sobre o concurso da Receita Federal? Então não deixe de conferir nosso artigo completo:
Veja também: Concurso RFB 2021