Artigo

Raciocínio Lógico STJ – prova resolvida e gabarito extraoficial

Caros Alunos, venho aqui convida-los para assistir a correção ao vivo da prova de Técnico Judiciário Área Administrativa ( TJAA), estaremos no ar a partir das 21 horas.

Assista a Correção Aqui!

Vejam a seguir a resolução das questões de Raciocínio Lógico da prova de Técnico Judiciário do STJ, bem como o meu gabarito extraoficial. Espero que tenham ido muito bem!

 

Considere as proposições P e Q a seguir.

P: Todo processo que tramita no tribunal A ou é enviado para tramitar no tribunal B ou no tribunal C.

Q: Todo processo que transita no tribunal C é enviado para tramitar no tribunal B.

A partir dessas proposições, julgue os itens seguintes.

CESPE  – STJ – 2018) Se um processo não tramita no tribunal C, então ele também não transita no tribunal B.

RESOLUÇÃO:

ERRADO. De acordo com a proposição P, é possível que um processo tramite no tribunal A e então tramite no tribunal B, sem passar pelo C.

Resposta: E

CESPE  – STJ – 2018) Se um processo for iniciado no tribunal A, então, com certeza, ele transitará no tribunal B.

RESOLUÇÃO:

CERTO. Se o processo começa em A, ele pode ir para B ou C, segundo a proposição P. Mas note que, caso o processo seja enviado de A para C, na sequência ele será enviado para B, como vemos na proposição Q. Portanto, todo processo que começa em A acaba passando por B em algum momento.

Resposta: C

CESPE  – STJ – 2018) A proposição ¬P–> [P–>Q], em que ¬P denota a negação da proposição P, é uma tautologia, isto é, todos os elementos de sua tabela-verdade são V (verdadeiro).

RESOLUÇÃO:

A proposição ¬P seria:

Nem todo processo que tramita em A ou é enviado para tramitar em B ou em C.

Isto é, existem processos que tramitam em A e não vão parar nos demais.

Se essa proposição ¬P for verdadeira, automaticamente P–>Q será verdadeiro também, pois P será F.

Portanto, a proposição deste item é sempre verdadeira, sendo uma tautologia.

Item CERTO.

Resposta: C

CESPE  – STJ – 2018) Se 10 processos que chegaram no tribunal A em determinado dia forem separados de forma aleatória em dois grupos de 5 processos cada, um para ser encaminhado ao tribunal B, e outro, para o tribunal C, então essa separação poderá ser feita de, no máximo, 240 formas diferentes.

RESOLUÇÃO:

Podemos começar escolhendo 5 dos 10 processos para irem ao tribunal B. Fazemos isso por meio da combinação:

C(10,5) = (10x9x8x7x6)/(5x4x3x2x1) = 252 formas

Note que, ao escolher os processos que vão para B, automaticamente mandaremos os demais para C. O total de formas é 252, superior a 240.

Item ERRADO.

Resposta: E

CESPE  – STJ – 2018) Se, na semana X, nenhum processo tiver dado entrada nos tribunais A, B ou C, além daqueles que já estavam tramitando entre esses três tribunais e se, relativamente às quantidades de processos existentes no início da semana X, no final dessa semana houve, no tribunal A, uma redução de 1.200 processos e, no tribunal B, um aumento de 1.400 processos, então, nesse caso, 200 novos processos terão chegado no tribunal C nesta semana.

RESOLUÇÃO:

Como houve uma redução de 1.200 processos no tribunal A, eles foram para B ou para C. Sabemos que B teve um aumento de 1.400 processos, que podem ser processos vindos de A ou de C.

Caso B tenha recebido todos os 1.200 processos que saíram de A, então 200 processos saíram de A e foram para C. Neste caso, realmente C teria recebido 200 novos processos.

Entretanto, pode ser que B tenha recebido somente parte dos processos que saíram de A. Usando números hipotéticos:

suponha que, dos 1.200 processos que saíram de A, apenas 900 foram para B. Assim, os outros 300 foram para C. Mas como B recebeu um total de 1.400 processos, pode ser que 500 processos que estavam em C foram para B também, totalizando 900 + 500 = 1400 processos novos em B.

Ou seja, NÃO podemos garantir que C recebeu exatamente 200 novos processos. Pode ser mais, e também pode ser menos. Item ERRADO.

Resposta: E

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.