Categorias: Concursos Públicos

Raciocínio Lógico ANVISA – prova resolvida e gabarito extraoficial

Caros alunos,

Vejam abaixo meus comentários e gabarito extraoficial para as questões de Raciocínio Lógico da prova da ANVISA.

CESPE – ANVISA – 2016) A sentença As consequências de nossos atos são florestas devastadas, descongelamento das calotas polares, extinção de dezenas de espécies animais, poluição dos rios e diminuição drástica das reservas de água potável apresenta um argumento válido.

RESOLUÇÃO:

Veja que esta frase não nos apresenta um argumento, mas apenas uma única declaração (dizendo quais são as consequências dos nossos atos). Não há que se falar em argumento, que deve ser composto por premissas e conclusão. Item ERRADO.

Resposta: E

CESPE – ANVISA – 2016) A expressão (¬P)^((¬Q)vR)<=>¬(PvQ) v ((¬P)^R) é uma tautologia.

RESOLUÇÃO:

Podemos montar a tabela-verdade desta proposição para verificar se ela é ou não uma tautologia. Veja como fica a tabela:

Portanto, estamos diante de uma tautologia. Item CERTO.

Resposta: C

CESPE – ANVISA – 2016) A sentença A fiscalização federal é imprescindível para manter a qualidade tanto dos alimentos quanto dos medicamentos que a população consome pode ser representada simbolicamente por P^Q.

RESOLUÇÃO:

Veja que a frase pode ser lida como “a fiscalização é imprescindível para manter a qualidade dos alimentos e dos medicamentos”. Estamos diante de uma proposição simples, e não uma conjunção. Isto tornaria o item ERRADO. Este é meu gabarito extraoficial.

De qualquer forma, esta é a questão mais polêmica da prova, pois o Cespe já se posicionou de formas diferentes neste ponto. Interpretando como “a fiscalização é imprescindível para manter a qualidade dos alimentos e a fiscalização é imprescindível para manter a qualidade dos medicamentos”, teríamos uma proposição composta. Entretanto, entendo que esta não é a ideia do examinador.

Resposta: E

CESPE – ANVISA – 2016) A sentença Alberto é advogado, pois Bruno não é arquiteto é logicamente equivalente à sentença Bruno é arquiteto, pois Alberto não é advogado.

RESOLUÇÃO:

Aqui temos a condicional usando o “pois”. Nela, o resultado aparece primeiro e a condição depois. Isto é, a frase “Alberto é advogado, pois Bruno não é arquiteto”, pode ser lida como:

“Se Bruno não é arquiteto, então Alberto é advogado”.

Já a segunda frase pode ser lida como:

“Se Alberto não é advogado, então Bruno é arquiteto”

Se representarmos a primeira por p–>q, esta segunda seria ~q–>~p. Estamos diante da equivalência mais conhecida da proposição condicional. Item CERTO.

Resposta: C

CESPE – ANVISA – 2016) Situação hipotética: A ANVISA realizará inspeções em estabelecimentos comerciais que são classificados como Bar ou Restaurante e naqueles que são considerados ao mesmo tempo Bar e Restaurante. Sabe-se que, ao todo, são 96 estabelecimentos a serem visitados, dos quais 49 são classificados como Bar e 60 são classificados como Restaurante. Assertiva: Nessa situação, há mais de 15 estabelecimentos que são classificados como Bar e como Restaurante ao mesmo tempo.

RESOLUÇÃO:

Considerando os conjuntos dos Bares (B) e dos Restaurantes (R), o enunciado nos disse que:

n(B ou R) = 96

n(B) = 49

n(R) = 60

Podemos resolver lembrando que:

n(B ou R) = n(B) + n(R) – n(B e R)

96 = 49 + 60 – n(B e R)

96 = 109 – n(B e R)

n(B e R) = 13

Temos 13 estabelecimentos que são Bar e Restaurante. Item ERRADO.

Resposta: E 

CESPE – ANVISA – 2016) A ANVISA recomenda que o consumo do medicamento X seja limitado a 4 caixas por mês e determina que o preço máximo dessa quantidade de caixas não ultrapasse 30% do valor do salário mínimo, que, atualmente, é de R$880,00. Assertiva: Nessa situação, o preço de cada caixa do medicamento X não poderá ultrapassar R$66,00.

RESOLUÇÃO:

O preço máximo do conjunto de 4 caixas é de 30% de 880 reais (que é o salário mínimo). Ou seja,

Preço máximo = 30% de 880 = 30×880/100 = 3×88 = 264 reais

O preço máximo de cada caixa é, portanto, 264 / 4 = 66 reais. Item CERTO.

Resposta: C

CESPE – ANVISA – 2016) A sentença Se João tem problemas cardíacos, então ele toma remédios que controlam a pressão pode ser corretamente negada pela sentença João tem problemas cardíacos e ele não toma remédios que controlam a pressão.

RESOLUÇÃO:

Temos a condicional p–>q, onde p = João tem problemas cardíacos, e q = ele toma remédios que controlam a pressão. A sua negação é dada por “p e ~q”, onde:

~q = ele NÃO toma remédios que controlam a pressão

Escrevendo a negação “p e ~q”, temos:

“João tem problemas cardíacos e ele NÃO toma remédios que controlam a pressão”.

Item CERTO.

Resposta: C

CESPE – ANVISA – 2016) Situação Hipotética: A ANVISA, com objetivo de realizar a regulação de um novo medicamento, efetua as análises laboratoriais necessárias. Essas análises são assistidas por um grupo de 4 dos seus 8 técnicos farmacêuticos. Desses técnicos, 3 possuem cargo de chefia de equipe e por isso não trabalham juntos. Assertiva: Nessa situação, considerando que em cada uma das equipes participa sempre apenas um dos três técnicos farmacêuticos chefes, então a quantidade de equipes distintas com 4 técnicos farmacêuticos não poderão ser formados é inferior a 25.

RESOLUÇÃO:

Veja que a equipe terá  1 chefe (dentre os 3 disponíveis) e mais 3 técnicos (dentre os 5 que não tem cargo de chefia).

Assim, temos duas escolhas a serem feitas: a do chefe (3 possibilidades) e a dos 3 técnicos restantes dentre os 5 disponíveis. Esta última é dada pela combinação:

C(5,3) = 5x4x3/(3x2x1) = 10 possibilidades

Ao todo, podemos formar 3×10 = 30 equipes. Item ERRADO.

Resposta: E

Coordenação

Ver comentários

  • Professor, não sei se esse gabarito de análise está certo. Acho q pra escolher os chefes e as equipes seria arranjo

  • Prof, aquele sinal no que teve que fazer a tabela verdade, aquele sinal eh de bicondicional ou equivalência?

  • Muito bom professor arthur graças as suas aulas eu consegui sair de um aproveitamento pifio para quase perfeiçao em poucos meses. Grande dificuldade eu tinha em RLM apesar que ja fui muito bom em matematica na infancia. Ao me deparar com seu ensino muita coisa clareou. So nao gabaritei pq a segunda demandava muito tempo para construir a tabela verdade e talvez eu nao conseguiria terminar a prova a tempo, alem disso , errei a terceira, mas como o senhor mesmo disse talvez nao tenha sido um erro grave. Muito obrigado a toda equipe estrategia pois e notorio o desenvolvimento de todos que aqui estudam.

  • Colegas em relação a última questão pelo fato da ordem não importar e está relacionado a formação de grupos é combinação. Para resolver essa questão é só pensar na montagem de grupos menores a partir de 1 grupo grande. A acertiva deixa claro que nesse grupo é necessário que tenha sempre 1 chefe técnico e que eles não trabalhem juntos, sendo que dos 8 técnicos farmacêuticos 3 são chefes, restando 5 técnicos que não ocupam o cargo de chefia..

    Satisfazendo as condições:

    Montagem do primeiro grupo: Necessário ter sempre 1 chefe e não trabalham juntos: É uma combinação de 3 tomados 1 a 1: C3,1 = 3

    Montagem do segundo grupo: Tendo em vista que é necessário que o grupo solicitado tenha 4 pessoas, restam apenas 3 vagas, sendo que precisam ser necessáriamente distribuidas entre os demais técnicos que não ocupam o cargo de chefe, ou seja, restam apenas 5 técnicos: Combinação de 5 tomados 3 a 3: C5,3 = 5x4x3/3x2x1 = 10

    Resultado final: Como o grupo solicitado deve ser formado de 1 chefe E demais técnicos é necessário multiplicar os valores:

    C3,1 X C5,3 = 30 Equipes formadas com as condições dadas pelo enunciado.

    Espero ter ajudado!

Posts recentes

Concurso Ministério da Justiça: veja novo cronograma!

O concurso do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), atrelado ao Concurso Nacional Unificado…

2 horas atrás

Concurso MinC: são 50 vagas; veja novo cronograma!

O concurso do Ministério da Cultura (MinC), que faz parte do edital unificado, habilitou novos…

2 horas atrás

Concurso MDIC: novo cronograma divulgado. Confira!

O concurso do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), contemplado no edital unificado, habilitou…

2 horas atrás

Concurso Antaq: confira o novo cronograma; 30 vagas

Novos candidatos foram habilitados para a correção da prova discursiva do concurso da Agência Nacional…

2 horas atrás

Concurso ANEEL: novo cronograma divulgado. Confira!

O concurso ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), integrante do Concurso Nacional Unificado, habilitará novos…

2 horas atrás

Concurso ANS: 35 vagas; confira novo cronograma!

O concurso da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), contemplado no Concurso Nacional Unificado (CNU), habilitará…

2 horas atrás