Todos os anos o Exército Brasileiro abre concurso público para ingresso na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx). O aluno (ou aluna) dessa escola recebe remuneração (R$ 1.010,00), alojamento, farda, tem direito a plano de saúde e odontológico.
Ele/Ela passa um ano em Campinas e depois estuda por mais quatro anos na Academia Militar das Agulhas Negras, quando é promovido/a a cadete. Ao final do quarto ano, é declarado/a Aspirante a Oficial com remuneração de R$ 6.625,00.
O candidato (ou candidata) deve ter ensino médio completo ou estar cursando o último ano em 2018, ter idade de 17 a 22 anos (nascimento entre 1º de janeiro de 1997 e 31 de dezembro de 2002), e ter, no mínimo, 1,60m de altura se do sexo masculino ou 1,55m de altura se do sexo feminino.
Durante a realização do curso, o cadete do sexo masculino pode optar por uma das seguintes áreas de formação: Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia, Comunicações, Intendência ou Material Bélico. Já a cadete do sexo feminino terá a oportunidade de escolha apenas dos cursos de Intendência ou de Material Bélico.
Normalmente o edital é publicado em abril com inscrições até junho e são 440 candidatos de ambos os sexos – 400 para homens e 40 para mulheres, mas você não vai ficar esperando o edital sair, não é mesmo?!
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Veja como foi o Aulão Gratuito – Maratona EsSa e EsPCEx
Abaixo, os professores do Estratégia Concursos comentaram algumas questões para você já começar sua preparação e sentir o estilo de cobrança da prova:
Português
EsPCEx 2017 Cadete (banca Exército)
Um mesmo fonema pode ser representado por letras diferentes. A sequência de palavras que ilustra esse conceito é:
a) taxa – máxima – afixar
b) oficina – praça – cela
c) presídio – lazer – execução
d) exercício – inexorável – exórdio
e) preso – sangue – asa
Comentário: A alternativa (A) está errada, pois é a letra “x” que apresenta fonemas diferentes: em taxa, a letra “x” representa o fonema /X/; em “máxima”, a letra “x” representa o fonema /S/; em “afixar”, a letra “x” representa o fonema /KS/.
A alternativa (B) está errada, pois, nas palavras “oficina” e “cela”, a letra “c” representa o fonema /S/, em “praça”, “ç” também representa o mesmo fonema.
A alternativa (C) é a correta, pois, em “presídio”, “lazer” e “execução”, as letras “s”, “z” e “x” representam o mesmo fonema /Z/.
A alternativa (D) está errada, pois a mesma letra “x” representa o mesmo fonema /Z/. Lembre-se de que, de acordo com a NGB, na pronúncia de “inexorável”, a letra “x” não soa /KS/, mas /Z/.
A alternativa (E) está errada, pois, em “preso” e “asa”, a letra “s” representa o fonema /Z/; já, em “sangue”, representa /S/.
Gabarito: C
EsPCEx 2016 Cadete (banca Exército)
Em “A velha disse-lhe que descansasse”, do conto Noite de Almirante, de Machado de Assis, a oração grifada é uma subordinada
a) substantiva objetiva indireta.
b) adverbial final.
c) adverbial conformativa.
d) adjetiva restritiva.
e) substantiva objetiva direta.
Comentário: Para saber a função sintática da oração subordinada substantiva, basta analisar a oração principal e perceber que termo da oração está faltando.
A oração principal apresenta o sujeito “A velha” o verbo transitivo direto e indireto “disse”, o objeto indireto “lhe” e o objeto direto é toda a oração posterior. Assim, a alternativa correta é a (E).
Gabarito: E
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Matemática
EsPCEx 2017 Cadete (banca Exército)
Em uma população de homens e mulheres, 60% são mulheres, sendo 10% delas vegetarianas. Sabe-se, ainda, que 5% dos homens dessa população também são vegetarianos. Dessa forma, selecionando-se uma pessoa dessa população ao acaso e verificando-se que ela é vegetariana, qual é a probabilidade de que seja mulher?
a) 50%.
b) 70%.
c) 75%.
d) 80%.
e) 85%.
Comentário:
Seja X o tamanho dessa população. 60% dela é de mulheres. Portanto, temos 0,6X mulheres e 0,4X homens. Do total de mulheres, 10% são vegetarianas, ou seja, 0,06X são mulheres vegetarianas. 5% dos homens são vegetarianos, ou seja, 5%.0,4X = 0,02X são homens vegetarianos.
Agora vamos ver quantas pessoas vegetarianas temos nessa população: 0,06X + 0,02X = 0,08X. Esse é o total de casos. Desse total, apenas 0,06X são mulheres vegetarianas, que são os casos favoráveis. A probabilidade é dada pelo total de casos favoráveis dividido pelo total de casos. Assim, a probabilidade pedida no enunciado, é dada por 0,06X/0,08X = 6/8 = 0,75 = 75%.
Gabarito: C
História
A última prova aplicada manteve a sua tradicional abordagem que prioriza a História Geral Moderna e Contemporânea. Foram explorados temas clássicos como o Iluminismo, Revolução Francesa, Primeira Guerra Mundial, Nazifascismo, participação do Brasil na Segunda Guerra e Guerra Fria. História do Brasil como também é tradicional cobrou mais História Colonial e Imperial com poucas questões de República. Selecionei estas duas questões pela representatividade dos temas. Não foram as mais difíceis – frequentemente é uma de Revolução Francesa. Escolhi os temas Era Vargas e participação do Brasil na Segunda Guerra e primeira Guerra mundial pois são figurinhas carimbadas todo o ano. Vamos lá:
EsPCEx 2017 Cadete (banca Exército)
O Estado Novo foi um período da chamada “Era Vargas”, em que o presidente tinha os mais amplos poderes. Das alternativas abaixo, aponte aquela que corresponde a um evento ocorrido durante o Estado Novo.
a) A população paulista deflagrou a chamada Revolução Constitucionalista.
b) Foi criado o Ministério da Educação e Saúde, em novembro de 1930.
c) Eclodiu a Intentona Comunista.
d) O Governo aprovou a Lei de Sindicalização, que definia os sindicatos como órgãos consultivos.
e) O Brasil participou da 2ª Guerra Mundial com a Força Expedicionária Brasileira.
Comentário: Getúlio Vargas é o político mais emblemático da República, pois, além de ter um governo muito extenso, colocou em prática um projeto (autoritário) de desenvolvimento industrial e urbano. Rasgou duas constituições: A primeira na “Revolução de 30” quando depôs o presidente paulista Washington Luiz e tomou o poder e depois em 1937 quando estabeleceu o período ditatorial do Estado Novo.
Seu governo é dividido em várias fases e na primeira, o Governo Provisório (1930-34), ele criou novos ministérios como da educação e saúde e também do trabalho além de aprovar a lei de Sindicalização em 1931. Em São Paulo eclodiu uma guerra civil “A Revolução constitucionalista de 32”. Por isso podemos excluir a alternativa [A], [B] e [D].
Em 1934 promulgou uma nova constituição que trouxe as leis trabalhistas (que somente eram válidas nas cidades) e o voto secreto e feminino. Nesta época a ALN (Aliança Nacional Libertadora), partido comunista liderado por Luiz Carlos Prestes tentou um golpe frustrado conhecido como a Intentona Comunista em 1935. A intentona foi usada para propagandear um risco de golpe comunista que foi o argumento para a implantação de um governo autoritário entre 1937 e 1945 e por isso podemos eliminar a alternativa [C].
No Estado Novo rasgou a constituição de 34 e foi implantada uma constituição autoritária de inspiração fascista e um projeto de industrialização estatal e nacionalista. O fim do Estado Novo está ligado à participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial quando o Vargas enviou para a Itália e França as tropas da FEB (força expedicionária brasileira) e FAB (força aérea brasileira) sob o comando dos EUA. A participação gerou uma grande contradição e uma crise política interna: Aqui mantinha uma ditadura, mas participou na guerra ao lado dos Aliados (EUA, RU e FR), que defendiam a democracia contra os países do Eixo (Alemanha nazista, Itália fascista e Japão monárquico), todos autoritários e inspiração de Getúlio.
Gabarito: E
EsPCEx 2017 Cadete (banca Exército)
Pouco depois da 1ª Guerra Mundial, em 28 de abril de 1919, os membros da Conferência de Paz de Versalhes aprovaram a criação da Liga das Nações, atendendo a uma proposta do presidente dos Estados Unidos, Woodrow Wilson. Aponte, nas alternativas abaixo, o país que não participou da Liga das Nações, com o respectivo motivo.
a) Estados Unidos, porque teve sua participação vetada pelo Senado Americano
b) Inglaterra, porque, sendo uma ilha, não viu necessidade de participar da Liga.
c) França, porque era inimiga da Alemanha e queria sua destruição e não um acordo.
d) Itália, que não teve direito de participar porque inicialmente integrou a Tríplice Aliança.
e) Brasil, porque, sendo um país sul-americano, estava muito longe da guerra.
Comentário: A Primeira Guerra Mundial eclodiu devido a vários fatores como os nacionalismos exaltados e as disputas imperialistas por territórios na Africa e Asia, bem com territórios no leste europeu, na região dos Bálcãs. Foram formadas as alianças militares Tríplice Entente (R.U, França, Rússia e EUA) e Tríplice Aliança (finados Império Alemão, Austro Húngaro e Turco Otomano). Em 1917 eclodiu a Revolução Russa que levou à saída da Rússia do conflito e no mesmo ano entrou os EUA.
Com a derrota da da Tríplice Aliança, os vencedores consideraram a Alemanha a única culpada da guerra e impuseram a assinatura do Tratado de Versalhes que previu pesadas penalidades ao país. O presidente norte americano Woodron Wilson não assinou o tratado de Versalhes por considerar que traria piores consequências (e acertou pois explica o Nazifascismo e a Segunda Guerra).
Propôs um conjunto de ações conhecidas como os “14 pontos de Wilson” para a paz e entre elas a criação de uma organização geopolítica com a missão de equilibrara as relações internacionais e manter a paz: A liga das nações. Foi a primeira organização do tipo, mas não teve sucesso pois não consegui a adesão dos principais países, entre eles o próprio proponente, pois o senado Americano diante do contexto de Versalhes, vetou a participação dos EUA no Órgão.
Gabarito: A
EsPCEx 2016 Cadete (banca Exército)
Em 1578, dom Sebastião, rei de Portugal, morre na batalha de Alcácer-Quibir. Sem descendentes, o trono foi entregue a seu tio dom Henrique, que viria a falecer dois anos depois, sem deixar herdeiro. Depois de acirrada disputa, a Coroa portuguesa acabou nas mãos de Filipe II, rei espanhol, dando início à chamada União Ibérica. Com esta união, um tradicional inimigo da Espanha torna-se inimigo de Portugal. Das opções abaixo, assinale aquele que se tornou inimigo de Portugal.
a) Holanda
b) Alemanha
c) Itália
d) Inglaterra
e) EUA
Comentário: O contexto que a questão traz é o período denominado de União Ibérica (1580-1640), no qual Portugal e suas colônias ficaram sob o poder da Coroa espanhola. É válido lembrar que os Países Baixos (Holanda) se tornaram independentes em relação à Espanha – esta não reconhecia à emancipação holandesa. Uma das reações foi justamente fazer saques e tentativas de colonização nas colônias sob o domínio espanhol, como aconteceu com a invasão holandesa (1630-1654) no Brasil, no estado de Pernambuco visando à produção açucareira. A única alternativa que poderia causa algum embaraço é a [D], uma vez que a Inglaterra era inimiga da Espanha, porém, os ingleses apoiavam Portugal no intuito de restaurar a Coroa portuguesa.
Gabarito: A
EsPCEx 2015 Cadete (banca Exército)
As viagens mercantis e os descobrimentos de rotas marítimas e de terras além-mar ocorridas no que conhecemos por expansão europeia, mudou o mundo conhecido até então.
Foram etapas na conquista dos novos caminhos, rotas e descobrimentos os seguintes eventos:
A sequência cronológica correta dos fatos listados é
a) 1, 2, 3, 4 e 5.
b) 3, 5, 4, 1 e 2.
c) 5, 2, 1, 4 e 3.
d) 2, 4, 1, 5 e 3.
e) 4, 1, 5, 3 e 2.
Comentário:
Vamos colocar em ordem cronológica:
A Conquista de Ceuta pelos portugueses, em 1415, marca o início da expansão marítima europeia/portuguesa.
Bartolomeu Dias chega no Cabo da Boa Esperança em 1488 (passagem para o Oceano Índico).
Em 1492, Cristóvão Colombo chega na América (atuais ilhas da América Central), acreditando estar nas Índias.
Em 1500, Pedro Álvares Cabral chega ao Brasil.
Fernão de Magalhães se destacou por ter sido o primeiro a fazer a circum-navegação ao globo de 1519 a 1522.
Sequência correta: 4, 1, 5, 3 e 2.
Gabarito: E
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Geografia
EsPCEx 2017 Cadete (banca Exército)
Em uma competição de corrida de orientação, ou simplesmente orientação – esporte em que o atleta, geralmente com um mapa e uma bússola, precisa se deslocar no terreno, passando por alguns pontos de controle, e chegar ao final em menor tempo -, dentre os pontos que os participantes deverão encontrar, dois deles (Ponto A e Ponto B) possuem as seguintes coordenadas:
Após atingirem o Ponto A, os grupos deverão seguir para o Ponto B e, para tanto seguirão na direção
a) oeste.
b) leste.
c) sudoeste.
d) noroeste.
e) nordeste.
Comentário: Para resolver esse tipo de questão, vamos separar o deslocamento do grupo quanto à sua latitude e sua longitude.
Os grupos deverão se deslocar da latitude 26° 46’ 00’’ N (ponto A) para a latitude 28° 50’ 30’’ N (ponto B), aumentando em 4’ 30’’ sua latitude.
Lembre-se que, quando nos deslocamos para o Sul da linha do Equador, a latitude aumenta, e quando nos deslocamos para o Norte da linha do Equador, ela também aumenta.
Portanto, se no deslocamento a latitude aumentou, os grupos se afastarão da Linha do Equador em direção ao norte. Ou seja, os grupos seguirão na direção norte.
Quanto à longitude, os grupos seguirão de 53° 54’ 30’’ L (ponto A) para 53° 53’ 0’’ L (ponto B), diminuindo em 1’ 30’’ a sua longitude. Quando aumenta a longitude, estamos nos deslocando no seu sentido de orientação, e quando diminui, estamos indo no seu sentido contrário. Como a longitude em questão é L (leste), e ela diminuirá, o grupo seguirá no sentido contrário, isso é, oeste.
Ao deslocamento norte com o deslocamento oeste, chamamos de noroeste.
Gabarito: D
EsPCEx 2017 Cadete (banca Exército)
Na Serra do Mar, na região Sudeste do Brasil, durante o verão, ocorrem deslizamentos de terra, causando prejuízos e perdas humanas. Esses deslizamentos, em grande medida, são desencadeados por intensas chuvas__________________, que decorrem do movimento ascensional forçado da umidade oceânica, oriunda da massa de ar_______________, pelas escarpas litorâneas. Ao atingir elevadas altitudes, essa massa de ar perde temperatura, provocando condensação do vapor e consequente precipitação.
Assinale a alternativa cujos termos completam correta e respectivamente as lacunas acima:
a) orográficas – Tropical atlântica
b) frontais – Polar atlântica
c) convectivas – Equatorial atlântica
d) orográficas – Polar atlântica
e) frontais – Tropical atlântica
Comentários: A Serra do Mar é um conjunto de morros localizado na região mais urbanizada e populosa do país. Nessa região, o acentuado processo de urbanização e migração fez com que as cidades se expandissem para encostas de morros e áreas irregulares. Quando um evento extremo ocorre, como chuvas torrenciais, existe o risco de deslizamento de terra, podendo culminar em tragédias como a perda de vidas.
Posto isso, quando uma massa de ar úmida encontra um obstáculo, ela precisa contorná-lo para continuar o seu caminho. Se esse obstáculo possui uma altitude elevada, como no caso dos morros da Serra do Mar, a massa precisa se elevar, e nesse processo, a massa resfria e pode precipitar. Portanto, é a chuva orográfica.
A chuva frontal resulta do encontro de duas massas de ar, uma quente e outra fria. Já a chuva convectiva é provocada pela evaporação e ascensão de ar úmido e pelo resfriamento do ar, associado a diferenças de pressão.
Na região Sudeste, três massas de ar atuam: a equatorial continental, a tropical atlântica e a polar atlântica. O enunciado nos traz a informação de que essas chuvas provêm de umidade oceânica. Portanto, é a massa tropical atlântica, uma massa quente e úmida, proveniente do Oceano Atlântico, como o seu nome deixa claro.
Gabarito: A
Física
Veja aqui mais questões comentadas de Física da EsPCEx:
Outros links para questões comentadas de Física de 2017:
https://www.youtube.com/watch?v=PJwbDwX4oQc
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https://www.youtube.com/watch?v=7IRZwy7Ax30&t=34s
https://www.youtube.com/watch?v=YzuFuRvvqMc
Inglês
EsPCEx 2017 Cadete (banca Exército)
Which question below has its answer in paragraph 1?
a) Why did the researchers decide to study such a context?
b) Who studied about socially diverse groups?
c) Where did the researchers carry out their studies?
d) How did the researchers carry out their studies?
e) How many people were involved in the research?
Decades of research by organizational scientists, psychologists, sociologists, economists and demographers show that socially diverse groups (that is, those with a diversity of race, ethnicity, gender and sexual orientation) are more innovative than homogeneous groups. It means being around people who are different from us makes us more creative, more diligent and more hardworking.
Comentário:
Which question below has its answer in paragraph 1?
Que pergunta abaixo tem sua resposta no parágrafo 1?
[A] Why did the researchers decide to study such a context? = [A] Por que os pesquisadores decidiram estudar esse contexto?
Dica: Numa questão como essa não perca tempo indo aos outros parágrafos do texto. Concentre-se apenas no parágrafo mencionado no enunciado, que é o parágrafo 1. E esse parágrafo não diz o porquê (why) ou qual o motivo dos pesquisadores decidirem estudar esse contexto. Errada.
[B] Who studied about socially diverse groups?= [B] Quem estudou sobre grupos socialmente diversos?
Decades of research by organizational scientists, psychologists, sociologists, economists and demographers show that socially diverse groups (that is, those with a diversity of race, ethnicity, gender and sexual orientation) are more innovative than homogeneous groups.
Décadas de pesquisa feitas por cientistas organizacionais, psicólogos, sociólogos, economistas e demógrafos mostram que grupos socialmente diversos (isto é, aqueles com diversidade de raça, etnia, gênero e orientação sexual) são mais inovadores do que grupos homogêneos.
O parágrafo 1 responde claramente à pergunta feita na opção. Ele menciona que grupos socialmente diversos foram estudados por cientistas organizacionais, psicólogos, sociólogos, economistas e demógrafos. Essa é a opção correta.
[C] Where did the researchers carry out their studies? = [C] Onde os pesquisadores realizaram seus estudos?
A palavra where (onde) é um pronome interrogativo usado quando se quer indagar sobre lugar ou localização. Essa informação sobre onde os pesquisadores realizaram seus estudos não consta no parágrafo 1. Errada.
[D] How did the researchers carry out their studies? = [D] Como os pesquisadores realizaram seus estudos?
A palavra How (como) é um pronome interrogativo usado quando se quer indagar sobre o modo como uma ação foi realizada ou um estado de algo. Essa informação sobre como os pesquisadores realizaram seus estudos não consta no parágrafo 1. Errada.
[E] How many people were involved in the research? = [E] Quantas pessoas participaram da pesquisa?
A expressão How many (quantos) é um pronome interrogativo usado quando se quer indagar sobre a quantidade de algo. Essa informação sobre quantos pesquisadores realizaram seus estudos não consta no parágrafo 1. Errada.
GABARITO: B
EsPCEx 2017 Cadete (banca Exército)
Choose the alternative that correctly substitutes the word yet in the sentence “It is less obvious that social diversity should work in the same way – yet the science shows that it does.” (paragraph 2).
a) however
b) for
c) such as
d) thus
e) because
Comentário:
Choose the alternative that correctly substitutes the word yet in the sentence “It is less obvious that social diversity should work in the same way – yet the science shows that it does.” (paragraph 2).
Escolha a alternativa que substitui corretamente a palavra yet (mas) na frase “É menos óbvio que a diversidade social funcione da mesma maneira – mas a ciência demonstra que isso acontece” (parágrafo 2).
[A] however = entretanto
“It is less obvious that social diversity should work in the same way – yet / however the science shows that it does.”
“”É menos óbvio que a diversidade social funcione da mesma maneira – mas/entretanto a ciência demonstra que isso acontece.”
However = entretanto, no entanto, contudo, todavia, mas = yet (como conjunção)= porém, mas, no entanto;
Yet (como advérbio) = já, ainda
Quando o YET é usado como conjunção coordenativa ele é sinônimo do BUT. Ambos são usados para fazer um contraste entre duas declarações. Pode-se intercalar um e outro sem alterar a interpretação textual. Essa é a opção correta.
[B] for= para
O For é um conectivo que introduz a finalidade ou propósito de algo e por isso não serve para substituir o Yet o qual expressa contraste. Errada.
[C] such as = tal como, como, que nem
O Such as é um conectivo que introduz um exemplo de algo e por isso não serve para substituir o Yet o qual expressa contraste. Errada.
[D] thus = assim, desse modo, dessa maneira
O Thus é um conectivo que introduz uma conclusão e não serve para substituir o Yet o qual expressa contraste. Errada.
[E] because = porque
O Because é um conectivo que introduz uma explicação e não serve para substituir o Yet o qual expressa contraste. Errada.
GABARITO: A
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Literatura
EsPCEx 2017 Cadete (banca Exército)
O projeto desse movimento literário baseava-se na crença de que a função essencial da arte era produzir o belo, e o lema escolhido para traduzir essa ideia foi “a arte pela arte”. É possível observar, nesse contexto, características como a preocupação com a técnica (metro, ritmo e rima) e o resgate de temas da Antiguidade clássica (referências à mitologia e a personagens históricas). Essa escola literária é conhecida como
a) Neoclassicismo.
b) Arcadismo.
c) Classicismo.
d) Expressionismo.
e) Parnasianismo.
Comentário: a questão traz o conceito básico do que foi o Parnasianismo. A estética do final do século XIX busca o rigor formal e o culto ao belo. Tal conceito está distando do que foi o Neoclassicismo, ou Arcadismo, por exemplo, no qual houve também resgate de temas da Antiguidade, mas não havia a preocupação específica de produzir o belo e tamanho rigor formal. O expressionismo foi uma vanguarda europeia posterior ao Parnasianismo.
GABARITO: E
EsPCEx 2017 Cadete (banca Exército)
“Se gostas de afetação e pompa de palavras e do estilo que chamam culto, não me leias. Quando esse estilo florescia, nasceram as primeiras verduras do meu; mas valeu-me tanto sempre a clareza, que só porque me entendiam comecei a ser ouvido. (…) Esse desventurado estilo que hoje se usa, os que querem honrar chamam-lhe culto, os que o condenam chamam-lhe escuro, mas ainda lhe fazem muita honra. O estilo culto não é escuro, é negro (…) e muito cerrado. É possível que somos portugueses e havemos de ouvir um pregador em português e não havemos de entender o que diz?!”
Padre Antônio Vieira, nesse trecho, faz uma crítica ao estilo barroco conhecido como
a) conceptismo, por ser marcado pelo jogo de ideias, de conceitos, seguindo um raciocínio lógico.
b) quevedismo, por utilizar-se de uma retórica aprimorada, a exemplo de seu principal cultor: Quevedo.
c) antropocentrismo, caracterizado por mostrar o homem, culto e inteligente, como centro do universo.
d) gongorismo, ao caracterizar-se por uma linguagem rebuscada, culta e extravagante.
e) teocentrismo, caracterizado por padres escritores que dominaram a literatura seiscentista.
Comentário: a crítica do Padre Antônio Vieira era justamente ao estilo extremamente rebuscado que se via na época, pois, segundo ele, era preciso que os fiéis entendessem o que estava sendo pregado. Todos os conceitos que estão nas alternativas são comuns ao barroco, mas o que representa o rebuscamento é chamado de gongorismo (ou cultismo), assim como afirma a alternativa correta D.
GABARITO: D
EsPCEx 2017 Cadete (banca Exército)
Sobre o Romantismo no Brasil, marque a afirmação correta.
a) A arte romântica pôs fim a uma tradição clássica de três séculos e dá início a uma nova etapa na literatura, voltada aos assuntos contemporâneos – efervescência social e política, esperança e paixão, luta e revolução – e ao cotidiano do homem burguês.
b) O lema da bandeira brasileira “Ordem e Progresso” é nitidamente marcado pelos ideais românticos: parte da suposição de que é necessário ordem social para que haja o progresso da sociedade.
c) O romantismo era um movimento antimaterialista e antirracionalista, que usava símbolos, imagens, metáforas e sinestesias com a finalidade de exprimir o mundo interior, intuitivo e antilógico.
d) O movimento inspirou-se em uma lendária região da Grécia Antiga, dominada pelo deus Pan e habitada por pastores, que viviam de modo simples e espontâneo e se divertiam cantando, fazendo disputas poéticas e celebrando o amor e o prazer.
e) O estilo romântico registra o espírito contraditório de uma época que se divide entre as influências do Renascimento – o materialismo, o paganismo e o sensualismo – e da onda de religiosidade trazida sobretudo pela Contrarreforma.
Comentário: a partir das grandes mudanças histórico-econômicas vividas no início do século XIX, a saber: a vinda da Família Real para o Brasil (1808) e, principalmente, a Independência do Brasil (1822), a arte evoluiu e buscou um caráter único que representasse a pátria embora não com pouca idealização. A nova proposta era trabalhar assuntos contemporâneos e de grande importância. Sendo assim, a única alternativa correta é a A, já que as outras se afastam bastante da estética romântica.
GABARITO: A
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