Questão de Finanças – CAGE/SEFAZ/RS
Olá Pessoal, tudo bem?
Abaixo segue a única questão de finanças cobrada no certame da CAGE/SEFAZ/RS.
Apesar de ser apenas uma única questão, fico feliz em saber que os conhecimentos necessários para resolvê-la foram detalhados em Aula!
Adicionalmente, faço à prova os mesmos comentários do Prof. Heber: http://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/possibilidade-de-recursos-na-prova-de-economia-da-cagesefazrs/
Vejamos as alternativas:
a) A diferença entre o preço à vista da mercadoria e o preço estabelecido no mercado futuro é chamada de Basis.
b) Exatamente. Ao efetuar a compra de uma opção de compra o indivíduo paga um prêmio para poder usufruir deste direito (ou não usufruir) no vencimento da opção. Caso o investimento se mostre desinteressante do ponto de vista financeiro, ele pode inverter a operação, perdendo apenas o valor do prêmio.
c) Incorreto. No mercado utiliza-se a chama opção americana, que permite ao investidor liquidar sua posição antes do vencimento.
Perceba que a questão afirma que a opção de compra deverá ser liquidada obrigatoriamente até o vencimento.
Mas, não é este o caso. Pois, assim como ela pode ser liquidada antes do vencimento, ela pode também não ser liquidada, se o comprador assim desejar. Ele pode simplesmente não fazer nada até o vencimento, pelo que a opção de compra não é exercida.
d) De fato, no mercado futuro são feitos ajustes diários de preço. Por exemplo, se o investidor adquire uma posição comprada de dólar à R$ 1,00 e, no dia seguinte, o preço deste contrato vai para R$ 2,00, a diferença é ajustada em benefício do investidor. Do mesmo modo, se o contrato se desvaloriza, o ajuste é feito em prejuízo do investidor.
e) A operação de caixa fornece ao investidor recursos à vista. Assim, se ele vende uma ação no mercado à vista, ele embolsa o valor da ação naquele momento. Ao efetuar a compra de uma opção de compra que confere o direito de adquirir a mesma quantidade de ações em data futura deverá gastar os recursos nesta data. Assim, no período de tempo compreendido entre a venda (à vista) e a compra (futura) o investidor possui recursos disponíveis em caixa.
GABARITO: LETRA C