Quero uma vaga!
Olá pessoal, tudo bem? Eu sou Raquel Leu, professora do curso de Anestesiologia/C. Dentista do Estratégia Concursos e hoje venho falar de alterações do estilo de vida, diabetes e atendimento de urgência.
Ser aprovado (a) em um concurso público e nomeado(a) é um desafio mesmo. Seu desejo pode se tornar uma realidade. Faça muitas questões, estude todos os pontos presentes no edital, descubra o que funciona pra você…estudar com o PDF…fazer resumos … criar macetes…assistir vídeo-aulas…só a noite ou só estudar de manhã…o importante é se concentrar no seu potencial! A hora é agora e este assunto é recorrente nas provas.
Quais os anestésicos locais indicados para diabéticos?
Em relação à anestesia local em pacientes diabéticos, deve-se estar atento à utilização de vasoconstritores. A epinefrina, vasoconstritor comumente associado a lidocaína, tem ação oposta à insulina, sendo considerada hiperglicemiante. Esta hiperglicemia tem um papel em várias condições sistêmicas como na aterosclerose, na disfunção renal, na ocorrência de infarto do miocárdio. A probabilidade de ocorrerem alterações metabólicas após a administração de epinefrina, nas concentrações utilizadas em Odontologia, é muito baixa.
O risco é maior nos diabéticos não controlados e nos que recebem insulina. Na obesidade em geral a quantidade de gordura corporal é proporcional ao grau de resistência à insulina. Nestes indivíduos, os níveis de insulina são altos no plasma e com isso, favorecerá no desenvolvimento da Diabetes mellitus Tipo 2. O aumento das taxas de sobrepeso e obesidade associado às alterações do estilo de vida e ao envelhecimento populacional, são os principais fatores que explicam o crescimento da prevalência desta doença metabólica. Naqueles com doença estável, controlados por dieta ou hipoglicemiantes orais, o uso de vasoconstritor adrenérgico é seguro. Diabéticos dependentes de insulina e estáveis podem-se beneficiar do uso de vasoconstritor.
Diabetes Mellitus: está contraindicado o uso de anestésicos com vasoconstritor do tipo adrenalina nos pacientes descompensados, porque este hormônio irá provocar quebra de glicogênio em glicose, podendo resultar em hiperglicemia. A epinefrina tem ação farmacológica oposta a da insulina, logo, é considerada um hormônio hiperglicêmico. Por isso tende-se a escolher a prilocaína com felipressina, por este vasoconstritor não causar alteração na pressão arterial. A felipressina poder ser usada em pacientes com diabete tipo I e II.
(FCC – Analista Judiciário -C. Dentista – TRT/RR 11ª Região – 2017) Pacientes com Diabetes Mellitus descompensados não devem ser tratados na rotina odontológica sem avaliação e controle médico. Quando se impõe o atendimento de urgência, os anestésicos indicados são:
(A) Mepivacaína a 2% com norepinefina + lidocaína a 2% com fenilefrina. (B) Lidocaína a 2% + epinefrina e Prilocaína a 3% sem vaso constritor. (C) Mepivacaína a 2% + epinefrina e Prilocaína sem vasoconstritor.
(D) Prilocaína a 3% com felipressina e Articaína a 4% com epinefrina.
(E) Prilocaína a 3% + felipressina e mepivacaína a 3% sem vasoconstritor.
Comentários: A presença de Diabetes Mellitus não controlado é uma contra-indicação absoluta ao uso de vasoconstritores adrenérgicos associados a anestésicos. Em caso de contra-indicação formal ao uso de vasoconstritores adrenérgicos, pode-se optar alternativamente por felipressina ou mepivacaína 3% (sem vasoconstritor). Não há contra-indicações absolutas quanto ao uso da felipressina, por este vasoconstritor não causar alteração na pressão arterial, mas se recomenda cautela em gestantes, pelo risco de aumentar a contratilidade uterina.
Resposta: Letra E.
Agora achou mais fácil? Leia e releia o enunciado para poder encontrar a melhor resposta. Fique por dentro.
Então, você quer saber mais? Clicando aqui você conhece meu curso de Anestesiologia (Cirurgião dentista) – Odontologia p/ concursos – Curso regular 2017
Você pode conferir aqui todos os cursos que temos disponíveis para o seu concurso da EBSERH e acompanhe gratuitamente as dicas de odontologia.
Espero vocês!
Abraços!
Profª Raquel Leu
Programe seu sucesso. A vaga é sua.