Quer passar em concurso? Apaixone-se!
Olá, concurseiro! Já estamos no final de Fevereiro! Como tem sido sua entrega rumo à aprovação? Espero que esteja proporcional ao tamanho dos seus sonhos. No artigo de hoje venho conversar sobre os sentimentos e sensações envolvidos no estudos pra concurso e falar sobre um que percebi ser comum a todos aqueles que conseguiram chegar lá: a paixão.
Talvez antes de ler o texto todo, você esteja me achando o último romântico dos coaches, mas vamos explorar um pouco mais esse tema e entender onde quero chegar.
Os sentimentos atribuídos à vida de concurseiro nem sempre são bons, afinal não é possível sair vitorioso dessa etapa sem experimentar angústia, frustração, medo, agonia… Por outro lado, enquanto ocorre a evolução do verdadeiro candidato, sempre percebe-se o nascimento de um apaixonado.
Mas um apaixonado por quem, Alberto? Um apaixonado pelo PROCESSO. Que processo, Alberto??? O processo que envolve toda a rotina do concurseiro. Tenha prazer em viver essa fase, por mais complicada que ela seja. Alimente sentimentos bons: gratidão pela oportunidade de estudar, felicidade em aprender algo novo, satisfação ao resolver uma questão, conferir o gabarito e fazer uma anotação pra ajudar a gravar o conteúdo.
Nem tudo são flores, é verdade. Mas percebi e acreditei que as coisas dariam certo pra mim quando me via falando sobre qualquer assunto relacionado ao concurso (não necessariamente conteúdo) com brilho nos olhos. É assim que age o apaixonado com relação à sua amada. Não a enxerga como um fardo ou obrigação, muito pelo contrário: se alegra e se fortalece a cada dia e a cada ato em busca da conquista. E aí, bora entrar em um relacionamento sério com a sua preparação?
Bons estudos!
Alberto Kovarik
Coach Estratégia Concursos
Instagram: @profalbertokovarik (me segue lá!)