Artigo

Que em 2012 você possa fugir dos padrões

Olá meus amigos!

Venho, antecipadamente, lhes desejar um Feliz Ano Novo! Que vocês possam aproveitar a virada ao lado de seus entes queridos, com muita saúde, paz, felicidade e prosperidade! Que 2012 seja um ano repleto de realizações, de superações, e que objetivos ainda maiores sejam traçados em suas vidas!

Tempos atrás escrevi um artigo que, hoje, republico aqui no Estratégia. O texto é intitulado "Fuja dos padrões", e segue logo abaixo.

Muitas alegrias para todos!

Prof. Thiago Ultra
[email protected]

—————————

Digam-me vocês, existe algum padrão para ser um concurseiro de sucesso?

tic-tac-tic-tac-tic-tac (momento de reflexão!)

Espero que a resposta seja NÃO! E sabem porque? Padrões estabelecem condutas, posturas, processos predeterminados que precisam ser obedecidos. Portanto, o padrão existe para ser seguido e, caso você não se adeque a ele, você está fora. E por fora, entenda alheio, à margem, condenado ao insucesso.

Levanto esta questão porque, de um jeito de outro, sempre somos bombardeados por informações que dão conta de que o concurseiro de sucesso segue um estereotipo, um padrão. Em geral, essas informações traçam o concurseiro como um cara “gênio”, solteiro, recém formado, jovem e estudante em tempo integral.

Tenho certeza de que, assim como eu, muitos de vocês estão fora desse padrão, não é mesmo? Isso significa que jamais teremos chances de sermos aprovados em algum concurso “top”? Estamos "fora da briga"?

É claro que não!

Se existe algum padrão para concurseiro, este padrão se resume a determinação. Gênio? Nunca conheci. Solteiro? Já vi passar, mas também vi namorado, noivo e casado que foi aprovado. Recém-formado? Claro, como têm os “nem tão recém-formados”, bem como os “recém-formados há 20 anos"! E jovens, tem? Tem Jovem, pessoas de mais idade e senhores! O que dizer dos estudantes em tempo integral, tem também? Seguramente, mas também tem trabalhador que passa!

O que eu quero dizer com toda essa salada é o seguinte. Não acredite em padrões! A única coisa determinante na trajetória de sucesso de qualquer concurseiro é a vontade de mudar de vida. É aquela inquietação, aquela necessidade de alçar novos vôos com suas próprias asas, que te faz ir adiante. Lembro que no curso de formação da Receita Federal eu me deparei com diversas pessoas, a maioria delas fora do estereotipo de concurseiro, com famílias constituídas, trabalhando o dia inteiro, levando uma jornada dupla de trabalho/estudo, com filho recém-nascido em véspera de prova e com entes queridos que adoeceram (e até faleceram) nos meses anteriores às provas. Nada disso os impediu de irem adiante!

Portanto, que em 2012 vocês tenham forças para superar as adversidades, firmeza de propósito para seguir adiante, e, claro, saúde para passar por tudo isso incólume! Quem planta hoje colhe amanhã ou depois, mas colhe!!

Feliz 2012 para todos!

Prof. Thiago Ultra.

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.