1 – Faça muitos exercícios
Não contabilizei exatamente quantos exercícios eu fiz ao longo desse tempo, mas certamente não foram menos que cinco mil. Eles ajudam não só a fixar o conteúdo, mas também a compreender melhor a matéria, além de dar uma percepção especial sobre como são feitas as questões. De tanto fazer exercícios, o candidato acaba percebendo qual é a linguagem que o examinador utiliza. Se o tempo for curto, dê uma lida no resumo sobre a teoria (como aqueles nos finais dos cursos do Estratégia!) e vá direto aos exercícios. Dessa forma, seu tempo será melhor aproveitado.
2 – Grupos de estudo
Participar de grupos de estudo me ajudou muito, pois existem inúmeras vantagens. Você acaba gerando um compromisso de estudar muito e todos os dias, e até mesmo naqueles em que dá preguiça, você fica com vergonha de desmarcar o encontro. Além disso, aprende a se organizar e a fazer um planejamento de estudos. O conhecimento de cada um complementa o do outro. Por isso, mesmo que seu nível de conhecimento seja superior aos dos outros colegas, vale a pena estudar em grupo, pois você aprende muito mais quando ensina aos outros.
3 – Mapas mentais
São poderosíssimos! Além de permitirem sistematizar e resumir a matéria, também possuem um apelo visual bastante forte, penetrando na mente de forma profunda (você chega até mesmo a sonhar com eles às vezes! rs). Importante: funcionam melhor se você utilizar canetinhas coloridas.
4 – Mnemônicos
Não os menospreze. Alguém aí conseguiu esquecer o que é REFICOFAGE ou a ordem dos planetas? Largue já esse preconceito bobo contra os mnemônicos! É claro que você precisa primeiro compreender a matéria para depois montar os mnemônicos. Decorar as tais palavrinhas sem saber do que tratam certamente não irá funcionar. O bom dos mnemônicos é que eles grudam “que nem chiclete” e facilitam enormemente a evocação das matérias nos momentos mais críticos. Vale de tudo: formar palavras com as iniciais, contar histórias com a sequência de palavras que precisam ser memorizadas, formar imagens mentais associando os objetos às informações das quais você precisa se lembrar, fazer musiquinhas. Quanto mais absurdo o mnemônico, melhor… esses você nunca mais esquece!
5 – Revise, revise, revise
Mesmo se não houver dado tempo de ver tudo (e não vai dar), revise o que você já estudou. Revise as matérias, no mínimo, três dias antes da prova. No dia do exame, revise tudo de novo (eu sei que isso é polêmico, mas funciona muito bem pra mim!). No concurso da CGU, acordei às 3h da manhã para revisar o que eu tinha estudado. O importante é a quantidade de matéria que você tem na cabeça na hora da prova, não a quantidade de horas que você estudou!
6 – Dedique-se
Para passar em concursos você precisa se entregar pra valer, de corpo e alma. Não encare os estudos simplesmente como “mais uma coisa que eu tenho que fazer no dia”, mas sim como o seu passaporte para uma vida mais feliz e com estabilidade financeira. Para conquistar a aprovação você precisa ser profissional. É como tudo na vida: apenas uma minoria das pessoas consegue realizar seus sonhos, e isso geralmente é consequência de muito esforço e dedicação. Não faça um concurso simplesmente para “ver no que dá”. Estude de verdade, faça um planejamento de estudos e assuma a responsabilidade de cumpri-lo a qualquer custo. Organização, disciplina e força de vontade fazem toda diferença!
Um forte abraço!!
Anjuli Tostes
Ver comentários
Obrigado pelas dicas!
Espero que contribuam para o seu sucesso, Rogério! :)
Gostei das suas dicas Anjuli, foi motivante ler seu depoimento por eu estar utilizando as mesmas técnicas que você citou. Gosto de fazer resumos também quando tenho mais tempo e posto no http://www.foconoconhecimento.com Está de parabéns por ter sido aprovada tão rápido, 4 meses é sensacional. Eu também era empresário e resolvi abandonar essa vida para entrar no mundo dos concursos rs Hoje trabalho para o Estado do PR e almejo a Receita Federal.
Sucesso em sua jornada.
Muito bacana o site, Alfred! Parabéns pela aprovação.
Motivador!! Adorei seu post, parabéns pela aprovação!!!
Que bom que gostou, Marcia! Obrigada. :)
olá Boa noite, li seu depoimento e achei muito bom ,começei a me interessar por essa vida de concurseira há alguns meses pois minha familia não tem condiçoes de pagar uma facudade ,faz 9 anos que parei de estudar e tenho 26 anos estou estudando para o concurso d escrevente técnico judiciário e vejo esse cargo como um sonho e uma realizaçao e mudança de vida está sendo difícil começar do zero mais espero que daqui á dois meses entre novamente para dizer que passei,obrigada pelo depoimento !!!!!!!!
Patrícia, parabéns pela garra! Tenho certeza que, com perseverança e determinação você chega lá. Não desista.
Um abraço grande e força aí na batalha!
Anjuli, após eu ver o no youtube ontem sobre CGU e ver seu depoimento junto com o prof fiquei muito mais interessado, eu ja estudo a um certo tempo mas ainda nao consegui ter o resultado almejado, infelizmente nao tenho condições financeiras de contratar um coaching nesse momento. Gostei do voce falou sobre a estratégia de vagas, na minha realidade eu tenho muita dificuldade nas matérias de exatas, por ser formado em Relações internacionais e ADM, mas em matérias mais humanas sempre vou bem. Na realidade estou um pouco, perdido apesar de possuir tempo para estudar, estou sem um norte verdadeiro que me faça ver que tenho chance de chegar ao TCU e CGU que são minhas metas. Mas agradeço pela dica e gostaria muito de poder contar com sua ajuda... uma excelente semana.