Olá alunos do Estratégia Concursos,
Segue um quadro atualizado de provas discursivas do Cespe/Cebraspe, em que o tema veio da disciplina de Atualidades. O quadro traz 18 provas aplicadas entre os anos de 2015 e 2017.
Por ele, podemos ter uma visão das áreas temáticas preferidas da banca na elaboração dos temas e dos aspectos a serem abordados nas provas discursivas.
Nos últimos anos, a área temática preferida da banca tem sido o meio ambiente. Não é por acaso, a questão ambiental tem sido um dos grandes desafios do presente, relacionado ao futuro das sociedades, que está intrinsecamente associado à preservação ambiental do nosso planeta.
A área temática continua em alta no ano de 2017, onde também se destaca a área de tecnologia e sociedade. Já foram cobradas em seis provas discursivas, três vezes cada.
Leia atentamente o quadro. Ele traz preciosos subsídios sobre o modo “cespiano” de ver o Brasil e o mundo.
Ano | Área | Concurso | Aplicação da Prova | Tema |
2017 | Tecnologia e Sociedade | TCE-PE | 17/09/2017 | INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: DESAFIOS E OPORTUNIDADES |
Aspectos a serem abordados: 1 transformações sociais causadas pelo desenvolvimento de ferramentas digitais; 2 benefícios e problemas ocasionados pelo emprego de tecnologias digitais e de automação; 3 estratégias governamentais e individuais a serem desenvolvidas para que a sociedade se adapte às transformações. | ||||
2017 | Meio Ambiente | TCE-PE | 24/09/2017 | Cespe não disponibilizou a prova, somente o padrão de resposta. |
Aspectos a serem abordados: 1 hábitos de consumo da sociedade contemporânea e produção de lixo inorgânico; 2 efeitos socioeconômicos do descarte inadequado do lixo; 3 estratégias para transformar o lixo em benefícios financeiros. | ||||
2017 | Tecnologia e Sociedade | TRE-BA | 20/08/2017 | O USO DE SMARTPHONES E AS FUNCIONALIDADES DECORRENTES DESTA TECNOLOGIA |
Aspectos a serem abordados: 1 as vantagens e as desvantagens de estar sempre conectado à internet; 2 a importância do smartphone relacionada à informação e à comunicação; 3 como evitar prejuízos ou riscos as relações interpessoais e a saúde mental. | ||||
2017 | Meio Ambiente | TRE-BA | 20/08/2017 | O ISOLAMENTO DOS EUA NO QUE SE REFERE ÀS QUESTÕES CLIMÁTICAS |
Aspectos a serem abordados: 1 o esforço global para conter as mudanças climáticas; 2 a reação do governo de Donald Trump ao Acordo de Paris. | ||||
2017 | Tecnologia e Sociedade | SEE-DF | 22/01/2017 | SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: ENTRE A EXPANSÃO TECNOLÓGICA E A INSTABILIDADE SOCIAL |
Aspectos a serem abordados: 1 A contínua revolução técnico-científica e seu impacto na vida cotidiana. 2 Tecnologias digitais e a crescente exposição da individualidade. 3 Alternativas possíveis para o enfrentamento dos problemas emocionais suscitados pela vida moderna. | ||||
2017 | América Latina | SEE-DF | 29/01/2017 | CUBA SE DESPEDE DE FIDEL CASTRO |
Aspectos a serem abordados: 1 Contexto de ascensão do líder cubano ao poder e seu impacto no continente americano); 2 Cuba na atualidade: conquistas sociais e repressão política; 3 Visões contraditórias acerca de Fidel, evidenciadas após seu falecimento. | ||||
2017 | Meio Ambiente | SEE-DF | 29/01/2017 | MUDANÇAS CLIMÁTICAS: UM APELO DA COMUNIDADE INTERNACIONAL À SENSATEZ |
Aspectos a serem abordados: 1 mudanças climáticas e suas consequências para a natureza e para a população mundial); 2 papel das ONU junto à comunidade internacional para o enfrentamento da questão ambiental); 3 influência dos EUA em ações que visem conter o aumento da temperatura do planeta. | ||||
2016 | Migrações | TRE/PE | 19/03/2017 | CORRENTES MIGRATÓRIAS ATUAIS: QUESTÃO POLÍTICA, DRAMA HUMANO |
Aspectos a serem abordados: 1 causas diversas das migrações; 2 comunidade internacional frente à questão da migração; 3 relação entre as políticas restritivas à migração e manifestações de xenofobia. | ||||
2016 | Educação | FUB | 18/12/2016 | EDUCAÇÃO, FATOR DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL E SOCIAL |
Aspectos a serem abordados: 1 educação como base da cidadania; 2 educação como base para o desenvolvimento; 3 educação de que o Brasil necessita. | ||||
2016 | Meio Ambiente | FUB | 18/12/2016 | A HUMANIDADE CONTRA O AQUECIMENTO GLOBAL, PELO FUTURO DA TERRA |
Aspectos a serem abordados: 1 a preservação do meio ambiente como luta coletiva; 2 a necessária opção pelo desenvolvimento sustentável; 3 o presente como base para a garantia do futuro do planeta. | ||||
2016 | Conflitos Internacionais | FUB | 18/12/2016 | IMPLICAÇÕES POTENCIAIS DO USO DE ARMAS NUCLEARES |
Aspectos a serem abordados: 1 Discorra sobre os impactos das armas nucleares para a paz mundial. 2 A ditadura norte-coreana e sua capacidade nuclear. 3 Como a comunidade internacional deve atuar para limitar e controlar o uso de armas nucleares? | ||||
2016 | Meio Ambiente | ANVISA | 4/12/2016 | PRESERVAÇÃO DO ECOSSISTEMA: RESPONSABILIDADE DO ESTADO, DA SOCIEDADE E DE CADA CIDADÃO |
Aspectos a serem abordados: > Relação entre os cuidados com o meio ambiente e a preservação das condições sanitárias; > Atitudes individuais que podem reduzir os efeitos da ação humana sobre o planeta; > Formas de atuação da sociedade para que os governos cumpram compromissos relacionados à preservação ambiental. | ||||
2016 | Meio Ambiente | TCE-PA | 7/08/2016 | AGENDA PARA A HUMANIDADE: O IMPERATIVO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL |
Aspectos a serem abordados: 1 a amplitude do conceito de desenvolvimento sustentável; 2 o futuro das sociedades e do planeta como consequência das decisões e das atitudes do presente; 3 a sustentabilidade aplicada à gestão municipal. | ||||
2016 | Conflitos Internacionais | TCE-PA | 7/08/2016 | A CIVILIZAÇÃO CONTRA A BARBÁRIE: O TERRORISMO NO MUNDO CONTEMPORÂNEO |
Aspectos a serem abordados: 1 intolerância como uma das motivações das ações terroristas; 2 instrumentos para o combate ao terrorismo; 3 democracia como meio de contenção das práticas terroristas. | ||||
2016 | Drogas | TCE-PA | 7/08/2016 | UM GRANDE DESAFIO: A CIVILIZAÇÃO CONTEMPORÂNEA FRENTE ÀS DROGAS ILÍCITAS |
Aspectos a serem abordados: 1 drogas ilícitas e crime organizado global; 2 relação entre tráfico de drogas e violência; 3 alternativas à denominada guerra às drogas. | ||||
2016 | Questão Urbana | PC-PE | 12/06/2016 | URBANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: PROBLEMAS, ALTERNATIVAS E DESAFIOS |
Aspectos a serem abordados: 1 problemas da administração pública que dificultam a ocupação urbana ordenada; 2 alternativas para enfrentar os problemas de mobilidade nas grandes metrópoles; 3 desafios para a defesa social resultantes do crescimento desordenado das cidades. | ||||
2015 | Drogas | FUB | 09/08/2015 | A DISCUSSÃO SOBRE A GUERRA ÀS DROGAS NA AMÉRICA LATINA |
Aspectos a serem abordados: > Discorra sobre o problema social das drogas ilícitas no mundo contemporâneo. > Comente a respeito do fracasso da política antidrogas militarizada. > Cite alternativas à atual política antidrogas. | ||||
2015 | Meio Ambiente Questão Urbana | FUB | 12/04/2015 | A EXPANSÃO URBANA E O MEIO AMBIENTE |
Aspectos a serem abordados: > expansão da vida urbana na sociedade contemporânea; > efeitos da urbanização desenfreada: trânsito caótico e poluição; > medidas para enfrentamento dos problemas de trânsito urbano. |
Pessoal, aproveito a oportunidade para convidá-los a conhecer os meus cursos de Atualidades para as provas discursivas do TRE-TO e TRF1, cuja banca é o Cespe. Seguem os links:
Temas Atuais do Mundo Contemporâneo para a Discursiva p/ TRE-TO (Técnico Judiciário – Área Admin)
Atualidades para Discursiva p/ TRF 1ª Região 2017/2018 (Nível Superior) Pós-Edital
Discursivas p/ TRF 1ª Região (Todos os Cargos – Analista) – 3 correções por aluno
Um grande abraço,
Professor Leandro Signori
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Ver comentários
Boa Tarde Professor,
Pode-se dizer que é meio parecido com a abordagem da FCC, quanto aos temas? O Senhor poderia fazer um artigo da FCC :). Desde já grata
Olá Caroline, não se pode dizer. São abordagens bem diferentes. A FCC tem um enfoque mais subjetivo, filosófico e sociológico. No site do Estratégia, procura por artigos do prof. Raphael Reis. Ele está com cursos de discursivas para a FCC. Veja lá.
Obrigado professor pela excelente postagem!! Uma dúvida, você comentou sobre o modelo de resposta abordando um parágrafo para cada tópico. No caso de ser 30 linhas, tem problema serem 3 parágrafos de 10 linhas cada ou vai ficar pesado demais? Obrigado
Olá Marcelo, conforme os professores de português fica sim. Faça parágrafos entre 4 e 7 linhas. O que você pode fazer é responder um quesito em dois parágrafos menores, em vez de um parágrafo muito grande. Mas, busque a capacidade de síntese, sem ser superficial. Melhor responder cada quesito em um parágrafo.
Prof, excelente postagem. Parabéns e obrigada por disponibilizar essas informações. Serão fundamentais para o estudo da redação.
Olá Viviane, valeu. Tamo Junto.
Professor parabéns pelo artigo. Uma dúvida: O CESPE não cita se trata de uma discursiva-argumentativa ou expositiva. O senhor acredita que a abordagem deve ser argumentativa com adoção de uma posição e opiniões ou meramente expositiva?
Olá Thiago, é só você verificar o que está sendo perguntado nos quesitos da prova. Pode ser somente uma exposição ou uma exposição e argumentação. Se for para você se posicionar, a banca vai deixar claro no quesito. Vai dizer para você dar a sua opinião. É muito raro o Cespe pedir a opinião pessoal do candidato. Em uma argumentação, não é qualquer argumentação. Ela tem que ter fundamentos, e o mais importante, ser na linha de pensamento do examinador, o que ele considera certo ou errado. :D
Ótimo trabalho, professor. Parabéns !
Muito obrigada, professor.
Ótimo conteúdo. Obrigada professor!!!
Professor Leandro Signori, boa noite. muito obrigada pelo material. você poderia falar sobre o que a banca vem cobrando neste ano de 2018? De já, agradeço.