Psicologia para Concursos Públicos – Conteúdos e Dicas
Nesse artigo, você – psicóloga(o) – vai ter acesso a conteúdos e dicas para concursos de psicologia!
Oi, Psi! Eu sou a professora Monique Arantes . Fui aprovada em 3º lugar no meu primeiro concurso para o cargo de psicólogo, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) em 2019. Como sua colega de profissão, eu faço questão de compartilhar conteúdos e dicas que podem evitar alguns tropeços no seu caminho para a aprovação. Vem comigo!
Conteúdos – O que é cobrado em concursos de Psicologia?
Os concursos públicos costumam divulgar quais conteúdos serão cobrados a partir de seus editais. Na psicologia, existem diversos temas que podem cair em prova, conforme características da banca examinadora, descrição do cargo e nível de concorrência.
Para facilitar a vida de quem está começando a estudar para concursos, eu analisei 55 editais de diferentes órgãos públicos (Assembleia Legislativa, Conselhos Regionais, Universidades, Prefeituras, por exemplo) e verifique quais conteúdos foram mais cobrados em provas de 2019.
Veja só o que eu descobri:
Muita coisa, né?! A partir dessa pesquisa, podemos dizer que existem cinco categorias mais frequentes em provas.
Essa distribuição de temas em provas reflete ainda o predomínio da Psicologia Clínica como área de conhecimento que orienta a atuação do psicólogo brasileiro. Nós, como profissionais, seremos convidados a entender, intervir e oferecer respostas sobre aspectos subjetivos de indivíduos e grupos.
Psicologia da Saúde, Avaliação Psicológica e Psicopatologia são áreas diferentes, mas que complementam e são fundamentais para a compreensão do ser humano – inserido em um contexto, com historicidade, crenças e comportamentos de saúde-doença.
A Psicologia Organizacional e do Trabalho, considerada a “ovelha negra” da psicologia (muito injustamente), apresenta conteúdos que são cobrados e relevantes para promover ações de qualidade de vida nos ambientes de trabalho. Por isso, ela também tem ganhado expressividade, aparecendo como uma das cinco áreas mais cobradas.
Materiais para Concursos de Psicologia
Falamos sobre concursos de psicologia e seus temas, mas a pergunta que fica é: “Como estudar para concursos?”
Os famosos pdfs, as videoaulas e o fórum de dúvidas são materiais e espaço para questionamentos que têm o objetivo de potencializar seus estudos. Os pdfs e as videoaulas otimizam seu tempo, trazem os conteúdos de forma clara e objetiva, com diversas questões comentadas de concursos recentes.
Nós te damos condições de escolher. Todos esses recursos didáticos estão (e estarão) disponíveis no nosso Curso Regular de Psicologia 2020. Os conteúdos cobrados em provas (apresentados nas imagens anteriores) estão distribuídos em 13 aulas com 80-100 páginas cada uma, repletas de conteúdos teóricos, esquemas, resumos e – novamente – questões comentadas.
A aula 00 é gratuita e já está disponível para quem quiser baixar e começar os estudos. Aproveite essa oportunidade!
O que eu posso te garantir é que nosso curso para psicólogos(as) tem sido elaborado com muita dedicação e compromisso com a qualidade. O propósito é te oferecer confiança rumo ao seu sonho de impactar a sociedade brasileira pelo serviço público.
Ainda com dúvidas? Dicas para o pontapé inicial nos estudos!
Com os nossos materiais de qualidade em mãos, você pode organizar melhor a sua rotina de estudos. A organização começa quando você tem clareza do seu propósito e o que te motiva.
De forma geral, eu recomendo 5 dicas que acredito possam ser úteis ao estudar para concursos:
- Defina seu foco de concurso: prefeituras? tribunais? assembleias legislativas? conselhos? universidades? – mas tenha sempre um plano B.
- Organize sua rotina: defina seu ambiente de estudo, estabeleça horários e os conteúdos a serem estudados;
- Priorize conteúdos: prioridades são definidas conforme a experiência de cada um. Se você é iniciante, talvez seja interessante dedicar mais tempo para os conteúdos específicos – no caso, temas da psicologia -, pois os conteúdos gerais podem mudar de edital para edital. Já pensou nisso?
- Estudar, revisar e praticar: esses são os verbos do SUCESSO e, como verbos, convidam você – o sujeito – para ser agente e não esperar um milagre! Combinado?
- Manejo de estresse e ansiedade: a ideia é ter clareza que você é o principal recurso para alcançar seus objetivos. É preciso reconhecer limites e potencialidades para evitar que sintomas de estresse e ansiedade boicotem seus planos. Cuide da sua saúde mental e cultive hábitos saudáveis :-)
Outras dicas e discussões valiosas são constantemente realizadas pela equipe de Coaching do Estratégia no Canal do Youtube
Você é a nossa prioridade
Somos 359.101 psicólogos de várias regiões do país, com sonhos e propósitos diferentes, buscando exercer a Psicologia com muito afeto e responsabilidade. Aos colegas, cujos projetos estão voltados para carreira no setor público, fica o convite da nossa equipe para se preparar com quem coloca você como prioridade – o Estratégia Concursos!
Para ter acesso a mais conteúdos e dicas, me acompanhe no meu Instagram profissional: @psimoniquearantes
Com carinho,
Professora Monique.