Quais as provas e etapas do Concurso TRT 24 (MS)? Veja!
Vem aí o concurso do TRT 24 (MS), (Tribunal Regional do Trabalho da 24ª região), e nós do Estratégia Concursos preparamos esse artigo com as principais informações sobre as provas e etapas do certame.
As inscrições do concurso do TRT 24 (MS) serão abertas em novembro e, de acordo com o edital, a banca selecionada é FGV. Além das vagas imediatas, o certame contará com a formação de cadastro reserva.
As remunerações iniciais são de R$ 8.529,67 para Técnico Judiciário e R$ 16.035,69 para Analista Judiciário, ambos de Nível Superior.
Provas e etapas concurso TRT 24 (MS):
Os candidatos inscritos no edital do concurso TRT 24 (MS) serão avaliados por meio da aplicação das seguintes provas e etapas:
- Provas Objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, para todos os cargos;
- Prova Discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, somente para o cargo de Analista Judiciário (todas as áreas/especialidades);
- Prova Prática de Aptidão Física, de caráter eliminatório, somente para o cargo de Técnico Judiciário – Área Administrativa – Especialidade Agente da Polícia Judicial; e
- Perícia e Heteroidentificação, para aqueles que concorrerem, respectivamente, à reserva de vagas para candidatos com deficiência e para candidatos negros/indígenas.
As Provas Objetivas de múltipla escolha e as Provas Discursivas, ambas de caráter eliminatório e classificatório, para o cargo de Analista Judiciário serão realizadas na cidade de Campo Grande – MS, no dia 9 de março de 2025.
Provas Objetivas
A Prova Objetiva para todos os cargos será composta por 60 questões, de acordo com a divisão abaixo:
ANALISTA JUDICIÁRIO – NÍVEL SUPERIOR (exceto área Judiciária)
- Língua Portuguesa – 10 questões;
- Raciocínio Lógico-matemático – 5 questões;
- Legislação Institucional – 10 questões;
- Direito Administrativo / Constitucional / Trabalho e Processual do Trabalho – 15 questões; e
- Conhecimentos Específicos da Área – 20 questões.
ANALISTA JUDICIÁRIO – NÍVEL SUPERIOR (área Judiciária)
- Língua Portuguesa – 10 questões;
- Raciocínio Lógico-matemático – 5 questões;
- Legislação Institucional – 10 questões;
- Administração – 15 questões; e
- Conhecimentos Específicos da Área – 20 questões.
TÉCNICO JUDICIÁRIO – NÍVEL SUPERIOR
- Língua Portuguesa – 10 questões;
- Raciocínio Lógico-matemático – 10 questões;
- Legislação Institucional – 10 questões;
- Noções de Direito – 10 questões;
- Conhecimentos Específicos da Área – 20 questões.
Prova Discursiva
A Prova Discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, será aplicada apenas para o cargo de Analista Judiciário (todas as áreas/especialidades) e consistirá no Estudo de Caso, a ser respondido em até 30 linhas.
Teste de Aptidão Física
O TAF será realizado na cidade de Campo Grande – MS. Caso não haja locais suficientes ou adequados para a realização dos testes, a FGV poderá separar a sua aplicação em locais distintos, conforme dispuser o respectivo Edital de convocação.
O candidato será considerado APTO no Teste de Aptidão Física se, submetido a todos os testes, obtiver o desempenho mínimo em cada teste físico. As etapas são:
- TESTE ABDOMINAL (MASCULINO E FEMININO) – Tempo: em 1 minuto. Posição Inicial: o candidato deverá estar deitado – Decúbito dorsal (deitado de costas para o solo) – com os dedos das mãos tocando as têmporas, joelhos e cotovelos flexionados sendo suportado nos tornozelos por uma pessoa. Execução: – Ao sinal, em dois tempos. No primeiro tempo, o (a) candidato (a) deverá flexionar o abdome tocando o cotovelo direito no joelho direito e o cotovelo esquerdo no joelho esquerdo, simultaneamente. – No segundo tempo, o candidato deverá retornar à posição inicial. – A execução do teste deverá ser ininterrupta. – O Examinador da Prova controlará o tempo oficial, sendo o único que servirá de referência para início e término do teste. Os Fiscais da Prova anotarão o número de abdominais executados corretamente, dentro do tempo de 1 minuto, pelos candidatos.
- TESTE DE FLEXO-EXTENSÃO DE BRAÇOS – NO SOLO – MASCULINO: Esta Prova consistirá em o candidato executar: Flexo-extensão de cotovelos em solo, em 1 minuto. Posição inicial: – o candidato deve estar com ambas as mãos apoiadas no solo, dedos voltados para frente, braços paralelos e estendidos, cabeça erguida, olhando para o horizonte, com o tronco alinhado com as pernas e pés unidos. Execução: – Ao sinal, em dois tempos. No primeiro tempo, o candidato deverá flexionar os braços, tocando o peito no solo. – No segundo tempo, o candidato deverá estender os braços retornando à posição anterior. – É permitido ao candidato parar na posição inicial. – Só será contada a execução realizada corretamente. – Não será permitido ao candidato, após o início das execuções ficar em posição que não sejam as duas descritas ou receber qualquer tipo de ajuda física. – O tempo máximo para a realização desta prova é de 1 minuto. – O Examinador da Prova controlará o tempo oficial, sendo o único que servirá de referência para início e término do teste. – Os Fiscais da Prova anotarão o número de repetições executadas corretamente pelos candidatos.
- TESTE DE FLEXO-EXTENSÃO DE BRAÇOS – NO SOLO – FEMININO: Esta Prova consistirá em a candidata executar: Flexo-extensão de cotovelos em solo, em 1 minuto. Posição Inicial: a candidata deverá deitar em decúbito ventral (de barriga para o chão), com o corpo reto e as pernas unidas. Dobrar os joelhos em ângulo reto e colocar as mãos no chão, ao nível dos ombros. Erguer o corpo até os braços ficarem estendidos e o corpo suportado, completamente, pelas mãos e pelos joelhos. O corpo deve formar uma linha reta da cabeça aos joelhos; não curvar os quadris e as costas. Execução: – Ao sinal, em dois tempos. No primeiro tempo, a candidata deverá flexionar os braços, tocando o peito no solo. – No segundo tempo, a candidata deverá estender os braços retornando à posição anterior. – É permitido à candidata parar na posição inicial. – Só será contada a execução realizada corretamente. – Não será permitido ao candidato, após o início das execuções ficar em posição que não sejam as duas descritas ou receber qualquer tipo de ajuda física. – O tempo máximo para a realização desta prova é de 1 minuto. – O Examinador da Prova controlará o tempo oficial, sendo o único que servirá de referência para início e término do teste. – Os Fiscais da Prova anotarão o número de repetições executadas corretamente pelos candidatos.
- TESTE DE SENTAR E ALCANÇAR, COM BANCO – O candidato, sentado, deverá flexionar o tronco com os braços estendidos na maior distância possível. Posição Inicial: o candidato deverá sentar-se com os joelhos estendidos, tocando com os pés descalços na caixa, sob o prolongamento com a escala, posicionando as mãos uma sobre a outra, com os braços estendidos sobre a escala – Serão 3 medidas, em que o avaliado executará uma flexão de tronco à frente, mantendo as pernas completamente estendidas, registrando-se o ponto máximo atingido pelas mãos, em centímetros. – Será considerado o melhor resultado. – A prova deverá acontecer em, no máximo, 2 minutos. – O
Examinador da Prova controlará o tempo oficial, sendo o único que servirá de referência para início e término do teste. – Os Fiscais da Prova anotarão os pontos atingidos corretamente pelos candidatos.
- TESTE DE CORRIDA DE 12 MINUTOS (MASCULINO E FEMININO): Esta Prova consistirá em o (a) candidato (a) executar: – corrida de 12 minutos, em pista aferida, marcada de 50 em 50 metros. O comando para iniciar e terminar a prova será dado por um sinal sonoro. Posição Inicial: – O (A) candidato (a) deverá posicionar-se à linha de largada. Execução: – O (A) candidato (a) deverá correr e, se quiser, caminhar e recomeçar a correr, não podendo, no entanto, abandonar o local do teste. – O Examinador da Prova controlará o tempo oficial, sendo o único que servirá de referência para início e término do teste. – Os Fiscais da Prova anotarão o número de voltas/metros percorridas pelos (as) candidatos (as), dentro do tempo de 12 minutos. – Ao ouvir o sinal de encerramento da Prova o candidato deverá parar e aguardar a presença do fiscal para aferir a metragem percorrida, podendo, se preferir, caminhar no sentido transversal da pista. – O mínimo habilitatório para esta prova, dentro do tempo de 12 minutos:
- Masculino – 2.200 – Distância (em metros); e
- Feminino – 1.700 – Distância (em metros).
Ficou interessado em saber mais informações sobre o concurso TRT 24 (MS) além das provas e etapas? Então, basta acessar o link abaixo:
Saiba mais: TRT 24 (MS)
Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!
Quer estudar para o concurso TRT 24 (MS)?
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país.