Provas do CNU podem ocorrer no mês de agosto; veja!
Ministra Esther Dweck garantiu que em duas semanas terá uma nova data de provas para o Enem dos Concursos
Diante do atual cenário acerca da situação no Rio Grande do Sul, há indícios de que as provas do Concurso Nacional Unificado (CNU) ocorram somente no mês de agosto.
As informações são de fontes internas do próprio Ministério da Gestão e da Inovação. No entanto, a data exata ainda não foi fechada, uma vez que o governo federal aguarda a situação no estado melhorar.
Durante uma entrevista ao “UOL News”, a ministra Esther Dweck garantiu que dentro de duas semanas deverá ter uma nova data para realização das provas do Concurso Unificado.
“Em duas semanas vamos ter uma nova data. Todo mudo vai conseguir se reprogramar. Vamos tentar antecipar ao máximo a divulgação da nova data para os candidatos para eles poderem se reprogramar”, afirmou Esther.
Confira a entrevista na íntegra logo abaixo:
Ainda de acordo com a ministra, para definir uma nova data de provas é necessário revisar os locais e salas designados para a realização das avaliações em todo o território nacional, abrangendo 3,6 mil locais e 65 mil salas.
Além de reavaliar a disponibilidade dos fiscais originalmente escalados para o evento, e, se necessário, providenciar a contratação de outros. A comissão do CNU deve se reunir no início desta semana para definir tais questões.
O governo planeja utilizar as provas que já foram elaboradas, e para isso, concentrará seus esforços em reunir todos os cadernos em um local seguro, previamente avaliado pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin).
Conforme o próprio Ministério da Gestão e Inovação (MGI), 65% das provas já estavam nos locais designados para a realização dos exames pelos candidatos.
Adiamento das provas do CNU foi em decorrência das fortes chuvas no Rio Grande do Sul
Vale lembrar que o adiamento das provas do CNU foi em razão da situação de desastre verificada no Rio Grande do Sul, com fortes chuvas que atingiram e continuam atingindo todo o Estado.
A ministra Esther Dweck citou o crescimento constante do número de cidades afetadas, de bloqueios nas estradas e de vítimas, não apenas no Rio Grande do Sul, mas também em áreas de Santa Catarina.
Esse adiamento busca garantir a integridade dos participantes, inclusive física. Também visa preservar um princípio básico desde o início da estruturação do Enem dos Concursos, que é de democratização do acesso ao serviço público.
O Concurso Unificado também objetiva:
- Promover igualdade de oportunidades de acesso aos cargos públicos efetivos;
- Padronizar procedimentos na aplicação das provas;
- Aprimorar os métodos de seleção de pessoas, de modo a priorizar as qualificações necessárias para o desempenho das atividades inerentes ao setor público; e
- Zelar pelo princípio da impessoalidade na seleção dos candidatos em todas as fases e etapas do concurso.
Ao todo, o CNU registrou 2.144.435 de inscritos para o maior concurso da história do país. Os editais ofertam 6.640 vagas imediatas para diversas autarquias e ministérios.
Dentre as oportunidades estão funções de níveis médio, técnico e superior, com ganhos iniciais de até R$ 22,9 mil!
Se você deseja saber mais detalhes acerca das provas do CNU, cargos, vagas, salários e outras informações do edital Unificado, acesse agora mesmo o artigo exclusivo e muito mais completo que preparamos para você:
Saiba mais: Concurso Nacional Unificado