Português TRE-PE – gabarito preliminar comentado.
Olá, meus queridos, o Cespe liberou a prova e o gabarito preliminar da prova do TRE-PE 2017! Analisei a prova de Português para Técnico Judiciário e quero compartilhar com vocês. Lembrando que os comentários completos estão no meu curso de questões comentadas do Cespe/UnB:
A banca elaborou questões de múltipla escolha a partir da leitura de dois textos. Vamos ver!
01. No texto CG3A1AAA, a forma verbal “devem”, no trecho “os membros de uma corporação profissional (…) também devem ser submetidos ao julgamento ético-moral” (l. 9 a 12), foi empregada no sentido de
a) probabilidade.
b) capacidade.
c) permissão.
d) obrigação.
e) necessidade.
Comentário: o verbo “dever” está empregado no texto no sentido de ter obrigação, o que ratifica a alternativa D como gabarito.
GABARITO: D
02. A correção gramatical do texto CG3A1AAA seria mantida caso
a) fosse suprimida a vírgula empregada imediatamente após o travessão na linha 30.
b) fosse inserida uma vírgula imediatamente após “gestão” (l.4).
c) fosse suprimida a vírgula empregada logo após “dúvida” (l.18).
d) fossem suprimidas as vírgulas que isolam o conectivo “ou seja” (l.24).
e) fosse empregada vírgula imediatamente após o travessão na linha 11.
Comentário: é possível inserir uma vírgula após a palavra “gestão” (l. 4), mantendo a correção e o sentido do texto, assim: “… que exercem funções administrativas e de gestão, pública ou privada”. O trecho que ficará isolado por vírgula (“pública ou privada”) continuará apontando para “gestão”, como no trecho original.
GABARITO: B
03. Na linha 16 do texto CG3A1AAA, a forma pronominal “los”, em “respeitá-los” e “vivenciá-los", remete a
a) “todos os cidadãos” (l.15).
b) “princípios constitucionais” (l.13).
c) “estes” (l.16).
d) “os membros de uma corporação profissional” (l. 9 e 10).
e) “funcionários e servidores da administração pública” (l. 10 e 11).
Comentários: analisando a remissão anafórica feita pelas formas pronominais “los” em “respeitá-los” e “vivenciá-los", percebemos correspondência com “princípios constitucionais” (l. 13) que foi retomado também por “tais princípios” (l. 14).
GABARITO: B
04. No texto CG3A1AAA, a locução “uma vez que” (l.28) introduz no período em que ocorre uma ideia de
a) causa.
b) consequência.
c) conclusão.
d) finalidade.
e) condição.
Comentário: a locução conjuntiva “uma vez que” é causal, ou seja, introduz uma causa. Sendo assim, temos a alternativa A como gabarito.
GABARITO: A
05. Segundo o texto CG3A1BBB,
a) o Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa e o Dicionário Houaiss exaurem os sentidos atualmente em uso atribuídos à palavra competência.
b) apenas quatro registros dos usos e das variações da palavra competência não constam do Dicionário Houaiss.
c) novos sentidos foram-se incorporando à palavra competência em função de seu uso em diversas áreas do conhecimento.
d) as acepções da palavra competência na esfera trabalhista resumem-se ao potencial de um operário realizar certa atividade para a qual seja designado.
e) a polissemia da palavra competência decorre da sua etimologia latina.
Comentário: segundo o texto, com o passar do tempo, a palavra competência foi adquirindo novos significados em diversas áreas do conhecimento (linguística, hidrografia, medicina e educação, por exemplo).
GABARITO: C
06. Em relação aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto CG3A1BBB, assinale a opção correta.
a) No terceiro parágrafo, os vocábulos “significados” (l.18) e “sentidos” (l.20) foram empregados como sinônimos.
b) Seria mantida a correção gramatical do texto caso o trecho “é utilizado” (l.28) fosse substituído por se utiliza.
c) A correção gramatical do texto seria mantida caso a forma verbal “é” (l.2) fosse flexionada no plural — são — para concordar com “razões”
d) O vocábulo “correntes” (l.5) foi empregado no texto no sentido de fluentes.
e) Seria mantida a correção gramatical do texto caso fosse suprimido o acento indicativo de crase em “à capacidade do trabalhador” (l.15).
Comentário: é fato a sinonímia entre as palavras significado e sentido, no texto, indicando relação de reconhecimento, de apreço, valor, importância, significação, significância.
GABARITO: A
07. No texto CG3A1BBB, a oração “ao se discutir uma proposta educacional baseada em competências” (l. 25 e 26) exprime, no período em que ocorre, uma ideia de
a) finalidade.
b) conclusão.
c) causa.
d) consequência.
e) tempo.
Comentário: a oração “ao se discutir uma proposta educacional baseada em competências” (l. 25 e 26) exprime tempo, podendo ser o termo “ao se discutir” substituído por “quando se discute”.
GABARITO: E
Forte abraço e sucesso para todos!
Rafaela Freitas.
https://www.estrategiaconcursos.com.br/cursosPorProfessor/rafaela-freitas-3351/
No estado de Minas Gerais, o concurso Santana de Pirapama oferta 118 vagas, além de formação…
Quem estuda para concursos públicos sabe que, com a correria do dia a dia, às…
Você que vai participar do concurso Polícia Penal RJ (Secretaria de Administração Penitenciária do Estado…
A Prefeitura de Carangola, em Minas Gerais, está com concurso público na praça, organizado pela…
Está oficialmente finalizado o concurso público da Secretaria Municipal de Fazenda de Belo Horizonte (ISS BH). Com a…
Atenção, corujas! Os candidatos com situação alterada no Concurso Nacional Unificado (CNU) poderão verificar atualizações…
Ver comentários
Olá, Rafaela. Acha que cabe recurso contra a primeira questão? Ao invés de "obrigação" mudarmos para "necessidade"? Penso que algo tratado como "obrigação" apenas faz as pessoas obedecerem, sem considerar o porquê de seguir a regra. Eu marquei "necessidade", pois entendi que a moralidade e os princípios precisavam ser seguidos pelos agentes públicos para o bem comum. Ou seja, o agente não seria obrigado a apenas seguir o princípio, mas sentiria necessidade de aplicá-lo para o alcance dos fins da administração pública.
Professora, boa tarde. Por que o verbo ser na questão 06 não poderia ser flexionado como SÃO, ficando assim: uma das razões são? Não concordaria com o conjunto das razões? Não me lembro dessa regra.
No aguardo.