Prova Noções de Informática – MP/BA – Possibilidade de recurso
Olá, Pessoal,
Na prova de Noções de Informática do MP/BA encontrei uma questão que merece nossa atenção especial. Veja a questão:
Sobre conceitos de organização e gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas, assinale a alternativa correta. Considere o Sistema Operacional Windows 7.
(A) Não é possível criar uma Pasta dentro de outra já existente.
(B) É possível salvar dentro de uma mesma pasta arquivos com o mesmo nome.
(C) Arquivos com extensões diferentes não podem ser salvos em uma mesma Pasta.
(D) Uma Pasta vazia será eliminada pelo sistema após este ser reiniciado.
(E) Na Pasta Imagem da biblioteca do Windows, somente pode ser salvo arquivo com extensão JPG.
GABARITO PRELIMINAR DA BANCA: B
Bem, eu discordo deste gabarito e, por não encontrar outra afirmação verdadeira, entendo que a questão deveria ser anulada.
Acontece que o nome do arquivo inclui a extensão. Esta, por sua vez, apenas permite ao sistema associar um arquivo a um programa, que, em tese, pode tratá-lo.
A banca não considerou que a própria fabricante chama de "nome do arquivo" a todo o conjunto nome e extensão. Em uma pesquisa rápida no site da Microsoft encontramos:
"O que é uma extensão de nome de arquivo?
Uma extensão de nome de arquivo é um conjunto de caracteres que ajuda Windows a entender qual tipo de informação está em um arquivo e qual programa deve abri-lo. Ela é chamada de extensão porque aparece no final do nome do arquivo, após um ponto. No nome de arquivo meuarquivo.txt, a extensão é txt. Ela diz ao Windows que esse é um arquivo de texto que pode ser aberto por programas associados a essa extensão, como WordPad ou Bloco de Notas."
fonte: http://windows.microsoft.com/pt-br/windows/file-names-extensions-faq#1TC=windows-7
Bem, facilmente podemos depreender do exemplo citado que o nome do arquivo é "meuarquivo.txt" e não apenas "meuarquivo". Então, a extensão faz parte do nome. Se é assim, então eu não posso salvar dois arquivo com o mesmo nome em uma mesma pasta, uma vez que a extensão faz parte do nome e o Windows faz diferenciação entre letras maiúsculas ou minúsculas.
Eu sei que tem muita gente que entende diferente, principalmente o pessoal mais antigo – como eu – pois antigamente fazíamos uma grande diferenciação entre nome e extensão. Até mesmo o uso do ponto era limitado a um ponto na identificação do arquivo, para ficar bem separada a extensão. Mas agora, o nome pode ser longo e pode conter mais de um ponto.
Outro indício:
Quais caracteres não podem ser usados em um nome de arquivo?
Você não pode usar os seguintes caracteres em um nome de arquivo: \ / ? : * " > < |
Observe que a Microsoft não fala em extensão. Se ela não fosse parte do nome, deveria dizer que estes caracteres também não podem ser usados na extensão. Aliás a empresa ainda avisa que você pode mudar a extensão e pode mostrá-la para facilitar a operação. Assim, mostrando a extensão, ao mudar o nome do arquivo (renomear) a extensão aparece em conjunto e vc altera todo o texto (nome e extensão). Se fossem coisas separadas, não deveriam ser tratadas em processos distintos?
Eu entendo que a questão deveria ser anulada, pois, no mínimo, confunde o candidato quanto ao conceito exigido. Existem autores renomados que chamam de nome todo o conjunto e também de nome a parte sem a extensão. Logo, não é um conceito pacífico.
Grande abraço,