PROVA DISCURSIVA –ESCRITURÁRIO BRB – DICAS ESSENCIAIS E 10 PROPOSTAS DE TEMAS
Olá, Pessoal. Tudo bem?
Meu nome é Marcio Damasceno, sou professor dos Cursos de Discursivas do Estratégia Concursos, núcleo coordenado pelo Prof. Carlos Roberto. Também sou servidor público federal. Atualmente, ocupo o cargo de Analista da carreira de Especialista do Banco Central do Brasil.
Se você está se preparando para o concurso do BRB, cargo de escriturário, este artigo é para você. Nosso objetivo é passar-lhes orientações gerais sobre como redigir o seu texto dissertativo, bem como sugerir-lhes temas para a sua prática.
Incialmente, vejamos algumas características do edital:
1. “O tema versará sobre conhecimentos constantes do conteúdo programático elencados no Anexo I”. Assim, o tema da sua prova dissertativa pode vir tanto dos conhecimentos gerais quanto dos específicos.
2. “A prova discursiva receberá pontuação máxima igual a 10,00 (dez) pontos”. Além disso, o candidato que obtiver pontuação final na prova discursiva inferior a 6,0 (seis) pontos será eliminado e não terá classificação alguma no processo seletivo. Assim, se houve alguma dúvida sobre a importância da prova discursiva, agora, já não há mais.
3. “A prova discursiva consistirá na elaboração de texto dissertativo e(ou) descritivo, com extensão mínima de 20 (vinte) linhas e máxima de 30 (trinta) linhas, com base em tema formulado pela Banca Examinadora, primando pela clareza, precisão, consistência e concisão”. Muita atenção em relação a esse ponto, pois, nos termos do edital, caso texto tenha menos que 20 linhaso candidato receberá nota zero na prova discursiva!
Tratemos, agora, de forma mais específica sobre a pontuação, assunto que muito nos interessa. Os dez pontos destinados ao seu texto, serão assim distribuídos:
a) Tema / Texto (TX), pontuação máxima igual a 2,5 (dois e meio) pontos: serão verificadas a adequação ao tema (pertinência ao tema proposto), a adequação à proposta (pertinência quanto ao gênero proposto) e a organização textual (paragrafação e periodização);
b) Argumentação (AR), pontuação máxima igual a 2,5 (dois e meio) pontos: serão verificadas a especificação do tema, o conhecimento do assunto, a seleção de ideias distribuídas de forma lógica, concatenadas e sem fragmentação e a apresentação de informações fatos e opiniões pertinentes ao tema, com articulação e consistência de raciocínio, sem contradição, estabelecendo um diálogo contemporâneo;
c) Coesão e Coerência (CC), pontuação máxima igual a 2,5 (dois e meio) pontos: serão verificadas a coesão textual (retomada pronominal; substituição lexical; elipses; emprego de anafóricos; emprego de articuladores/conjunções; emprego de tempos e modos verbais; emprego de processos lexicais: sinonímia, antonímia, hiperonímia, hiponímia) e a coerência argumentativa (seleção e ordenação de argumentos; relações de implicação ou de adequação entre premissas e as conclusões que delas se tiram ou entre afirmações e as consequências que delas decorrem); e
d) Elaboração Crítica (EC), pontuação máxima igual a 2,5 (dois e meio) pontos: serão verificadas a elaboração de proposta de intervenção relacionada ao tema abordado e a pertinência dos argumentos selecionados fundamentados em informações de apoio, estabelecendo relações lógicas, que visem propor valores e conceitos.
Essa soma compõe o que banca chama de ao Domínio do Conhecimento Específico (DCE), representada pela fórmula: DCE = TX + AR + CC + EC = 10,00.
Mas ainda não acabou: para obter a sua nota final, o valor do DCE poderá sofrer redução por conta dos erros de acentuação, grafia, pontuação, concordância, regência, morfossintaxe, propriedade vocabular e translineação. Esses erros são ponderados pelo número de linhas do seu texto, de modo que, quantos mais linhas você escrever, menor será o impacto dos erros cometidos; por outro lado, quanto maior o número de linhas, maior a chance de cometerem-se erros.
Finalmente, a sua nota final será dada pela seguinte expressão: PPD = DCE – ((NE/TL) x 2), onde:
PPD = pontuação final na prova discursiva;
NE = número de erros;
TL = número total de linhas.
Considerando o que foi visto até agora, chegamos a uma importante conclusão: a Idades valoriza tanto o conteúdo do seu texto quanto a forma (estrutura). Por isso, é recomendável o uso da ESTRUTURA CLÁSSICA ensinada nos nossos cursos, ou seja, seu texto deve ser estruturado com um parágrafo introdutório, parágrafos de desenvolvimento e um de conclusão.
Superado esse primeiro ponto, é necessário conhecer o estilo da sua banca. Analisando uma sequência de provas, é possível chegar a dois formatos básicos:
1. Texto motivador + tema sem delimitação dos tópicos a serem abordados.
Exemplo: IADES – Assistente Legislativo (ALEGO)/Policial Legislativo/2019
2. Texto motivador + tema COM delimitação dos tópicos a serem abordados.
Exemplo: Exemplo: IADES – Assistente Legislativo (ALEGO)/Policial Legislativo/2019
Mas professor, como eu devo me comportar em relação a cada um deles?
No primeiro caso, você deve utilizar a sua introdução para expor os seus argumentos, para introduzir aquilo que será trabalhado na sua introdução. No caso concreto, você mencionaria, por exemplo, três aspectos relevantes para o sucesso do trabalho em equipe, cada um deles desenvolvido em um parágrafo.
No segundo caso, você já não teria tanta liberdade. Os assuntos que você deve mencionar já foram determinados pelo examinador e se encontram nos tópicos questionadores. No caso concreto, você também deve fazer uma introdução, na qual pode ser mencionada que agovernança corporativa é plenamente aplicável em uma fundação de previdência complementar e que possui notável importância para a qualidade e a produtividade organizacional.
A conclusão, nos dois casos, deve ser feita e não difere entre os dois tipos. Pode ser utilizado um fechamento reforço, avanço, etc., ensinado nos nossos cursos.
Como último comentário, o texto motivador pode ou não estar presente e, via de regra, não influenciará no caminho que trilhamos até o momento.
Agora que já conhecemos o estilo da banca, vamos ver o que já foi tema de cobrança para o seu cargo ou cargos correlatos:
1. Escriturário BB/Cesgranrio/2018: Que motivação (filantropia ou competitividade) deve nortear as ações de responsabilidade social em uma empresa?
2. Escriturário BB/Cesgranrio/2015: Preservação do espaço público: um compromisso do cidadão com a sua cidade.
3. Escriturário BB/Cesgranrio/2015: É possível conciliar os interesses pessoais do trabalhador e os interesses da organização?
4. Escriturário BB/FCC/2013: O profissional bem-sucedido escolhe como empregador uma empresa com a qual se identifica, pois conhece os objetivos da corporação e concorda com eles.
5. Escriturário BB/Cesgranrio/2013: Na atualidade, muito pode ser feito pelo cidadão na construção de um Brasil bom para todos.
6. Escriturário BB/FCC/2012: Conciliar as necessidades dos consumidores aos objetivos da empresa.
7. Técnico Bancário/CEF/Cespe/2014: Impactos positivos e negativos dos avanços tecnológicos na vida moderna.
8. Técnico Bancário/CEF/Cespe/TI/2014: Impactos positivos e negativos da informatização das operações bancárias na vida da população.
9. Técnico Bancário/CEF/Cesgranrio/2012: A polêmica entre a necessidade do progresso e as implicações do lixo nas condições de vida no planeta.
Apesar de o seu edital ter vindo com um foco relativamente diferente, podemos notar que os temas cobrados foram mais genéricos, ou seja, não foram no detalhe, não exigiram conhecimentos aprofundados sobre um determinado tema. Por enquanto, apenas guarde essa informação.
Analisando o seu edital, percebemos que há certa ênfase nos assuntos relacionados à tecnologia e aos bancos na era digital. Esse é o assunto da moda e é uma grande aposta para a sua prova discursiva. Considerando as atribuições do cargo, é forte também a questão da qualidade no atendimento.
Então, não obstante a cobrança não ser, historicamente, aprofundada sobre esses temas, recomendo uma análise mais cuidadosa.
Por fim, como prometido, seguem algumas sugestões de temas para a sua prática:
- Internet banking, mobile banking e o futuro das agências físicas;
- Redes sociais: aliado ou inimigo das empresas?
- Moedas virtuais: vantagens e desvantagens;
- Qualidade no atendimento como requisito para eficiência do marketing de relacionamento;
- Open Banking: competitividade no setor financeiro e comodidade para o cliente;
- Bancos na era digital: desafios e características;
- Governança e compliance: semelhanças e benefícios da sua adoção nas empresas;
- A importância da inovação tecnológica no ramo bancário;
- Estrutura e finalidade do SFN;
- Crime de lavagem de dinheiro: papel desempenhado pelo coaf e pelas instituições financeiras.
Pessoal, espero que as coisas estejam mais claras para vocês! Esse é o objetivo deste artigo.
Esses temas, além de outros, encontram-se comentados nos nossos cursos. Para cada um deles, há uma abordagem teórica e uma proposta de solução, disponibilizadas na aula subsequente. Temos recebidos ótimos “feedbacks” e verificado a grande evolução dos nossos alunos.
Detalhes sobre o funcionamento de cada um dos cursos podem ser verificados nas aulas demonstrativas. Esperamos vocês lá! Grande abraço!