Oi pessoal,
Acabei de analisar a prova do INMETRO realizada pela elaboradora IDECAN. Para quem se preparou, a prova foi uma beleza. O primeiro texto trouxe um nível de dificuldade maior. Mas, praticamente todas as palavras do texto, vimos várias vezes durante o curso e /ou no glossário da última aula, o que facilitou bastante o entendimento do texto. Por exemplo: weights, measurement, food, chemical, OIML, stakeholder, duty, abroad, enhance, consumer, strengthen, improvement, accurately, etc., só para citar alguns. Está tudo correto, não encontrei nenhuma questão passível de recursos. Para checar os cursos no momento no site é só clicar na página principal cursos on line > por professor > Ena Smith. Acompanhe abaixo os comentários.
11 One of the OWM’ duties is to
11 One of the OWM’ duties is to
11 Um dos deveres da OWM é
The Office of Weights and Measures promotes uniformity in U.S. weights and measures laws, regulations, and standards to achieve equity between buyers and sellers in the marketplace.
O Instituto de Pesos e Medidas promove uniformidade nos pesos dos EUA e as leis de medidas, regulamentos, e normas para alcançar a eqüidade entre compradores e vendedores no mercado.
Shape = moldar, modelar = promotes uniformity = promover uniformidade
Os deveres da OWM são citados logo no primeiro parágrafo. A opção B é a correta pois traz a mesma ingormação textual usando sinônimos de palavras. As outras opções trazem informações que não focam nenhum dos deveres da OWM.
GABARITO: B
12 All of the items fit into the same category EXCEPT:
12 Todos os items estão na mesma categoria EXCETO:
Todos os tens com exceção da letra C trazem palavras que são substantivos. A opção B traz um verbo, que apresentado assim com um s no final indica que está na terceira pessoa do singular do Presente Simples. Como ele pede a exceção, ela é a opção correta.
GABARITO: C
13 One of the outcomes of the OWM action is:
13 One of the outcomes of the OWM action is:
13 Um dos resultados da ação da OWM é:
Vimos durante o curso que metrology (metrologia), que estuda medidas, não é o mesmo que meteorology (meteorologia) que é a ciencia de estuda o clima.. Opção errada.
Essa opção nem precisava voce ir ao texto. Observe que o Departamento de Pesos e Medidas envolve uma infinidade de áreas, não se restringe a alimentos e nem se relaciona a vendas. Errada.
Esse não é um dos resultados da ação da OWM. Errada.
This enhances consumer confidence, enables U.S. businesses to compete fairly at home and abroad, and strengthens the U.S. economy.
Isso aumenta a confiança do consumidor, permite que as empresas americanas possam competir imparcialmente em casa e no exterior, e fortalece a economia dos EUA.
Enhance = aumentar, melhorar = improvement = melhoria, progresso
O enunciado continua a se referir aos alvos, deveres ou resultados das ações da OWM, encontramos a resposta ainda no primeiro parágrafo. Observe que a opção C usa sinônimos de palavras para expressar a mesma informação textual. Esta é a opção correta.
O texto não diz isso. Lá no par 4 ele cita o PIB (GDB) referindo-se a percentagem relacionada com os Pesos e Medidas. Não tem nada a ver com o que a opção diz. Errada.
GABARITO: D
14 “Weights and Measures laws in the US represent approximately 50 percent…” APPROXIMATELY is closest in meaning to
14 As leis de Pesos e Medidas nos EUA representam aproximadamente 50 por cento…”
APROXIMADAMENTE é mais perto do significado de
Approximately = aproximadamente, cerca de = almost = quase, mais ou menos
Se trocarmos o vocábulo da opção C pelo do enunciado, isso não vai alterar o texto, pois ambos são sinônimos. Ela é a opção correta.
GABARITO: C
15 Choose the item which is a measure:
15 Escolha o item o qual é uma medida:
Na aula 03 vimos em um dos textos que os antigos arquitetos egípicios usavam partes do corpo para fazer medições. Lá vimos a palavra elbow (cotovelo). Todas as outras opções com exceção da A trazem nomes de partes do corpo que se usavam para medição, mas nenhuma dessas é considerada uma medida. A jarda (yard) sim é uma medida. Portanto, ela é a opção correta.
GABARITO: A
16.The item that matches the image is:
16.O item que corresponde à gravura è:
A) Brazilians usually meet for prayer and sports. = os brasileiros geralmente se encontram para oração e esportes.
B) Soccer is acknowleged as holy activity in Brazil. = o futebol é reconhecido como uma atividade sagrada no Brasil.
C) Brazil is known for its lack of religious freedom. = O Brasil é conhecido pela falta de Liberdade religiosa.
D) Misfortune in soccer is a sign of God’s blessing. = Azar no futebol é um sinal de benção de Deus
E) Technology turned out to be a Brazilian religion. = A tecnologia se tornou uma religião brasileira.
Essa é uma questão de interpretação. Vemos a imagem do Cristo Redentor que simboliza a religião e o Brasil e vemos um jogador de futebol jutando uma bola. A opção que mais se encontra na informação transmitida pela gravura é a letra B. Pois mostra a estátua segurando um controle de TV para assistir o futebol brasileiro. A palavra sagrada (holy) se interpreta no sentido figurado, pois é algo que se respeita e pratica e no sentido literal, com a presença da imagem do Cristo.
GABARITO: B
17 Choose the item that does NOT belong in the group.
17 Escolha o item que não pertence ao grupo.
The conductor agreed. The man fell asleep and when he awoke he heard the announcement that the train was approaching New York, which meant they had passed Philadelphia a long time ago.
O conductor concordou. O homem caiu no sono e quando acordou ele ouviu o anúncio que o trem estava se aproximando de Nova York, o que significava que eles tinham passado Filadelfia a muito tempo.
Observe que os verbos fell, heard, meant e awoke todos estão na mesma oração, e portanto no mesmo grupo. O único que não está e que é citado em outro parágrafo é o verbo replied na letra D. Como ele pede o que não pertence ao grupo, essa é a opção correta.
GABARITO: D
18 In “Here’s $100 to make sure” MAKE SURE is closest in meaning to:
18 Em “Aqui os 100 dólares para que você tenha certeza” TER CERTEZA é próximo do significado de:
Make sure = ter certeza de, está certo de que = certify = certificar-se
GABARITO: D
19 In “They had passed Philadelphia a long time ago” the verb tense is a:
19 Em “ Eles tinham passado Filadelfia a muito tempo” o verbo está no:
A) Past perfect.
B) Simple past.
C) Present perfect.
D) Past Progressive
E) Conditional perfect.
Todos os tempos verbais aqui citados, nós vimos no curso. Vimos na aula 05 na pagina 13 o tempo verbal Past Perfect que é o auxiliar had + verbo no passado.
They had passed = Eles tinham passado = Past Perfect
GABARITO: A
20 In “ …the train was approaching New York” a gerund is used as a/an
20 Em “…o trem estava se aproximando de Nova Iorque” um gerundio é usado como um/uma
O gerundio na frase é a palavra approaching (se aproximando). Vimos esse tópico na aula 05. Na frase o gerundio vem depois do verbo to be (ser ou estar), portanto nesse caso ele forma o tempo verbal Present Progressive, ou seja ele atua como um verbo.
GABARITO: A
Qualquer outra duvida, me escreva no email abaixo.
Abraços e bons estudos,
Profa Ena Smith
enaglaucia@estrategiaconcursos.com.br
Olá, tudo bem? Hoje responderemos ao questionamento sobre a constitucionalidade das emendas de redação e…
Neste artigo você encontrará um resumo do Transtorno de Personalidade Esquizotípica, pertencente ao tópico de…
Olá, pessoal, tudo bem? As funções essenciais à justiça estarão em pauta hoje no nosso…
Confira quais são os hospitais de lotação! Iniciais de até R$ 17,9 mil! O edital…
Neste artigo você encontrará um resumo do Transtorno de Personalidade Evitativa, pertencente ao tópico de…
Olá, pessoal, tudo bem? Hoje vamos falar sobre controle de constitucionalidade. Dada a proximidade da…
Ver comentários
Não entendi o porquê da questão 17. Sinceramente, acredito que a banca exagerou aqui. Vou recorrer argumentando que o comando da questão não torna claro a que grupo poderia se referir. Também não entendi baseado em que você inferiu o que talvez a banca tenha inferido. Afinal o fato de não estar na mesma oração não significaria não pertencer a um grupo determinado. Fui levado a entender que o comando exigia conhecimento de formação do tempo comparando as suas terminações, por exemplo, terminação d, ed, regular, irregular, etc. Além do mais em que sentido este tipo de questão avalia item gramatical relevante para a compreensão dos conteúdos semânticos do texto? Ao meu ver, deveria ser anulada a questão por não ter sido elaborada de forma clara. Gostaria que você me desse uma opinião acerca do que escrevi aqui.
Quanto à questão acerca da imagem tenho as minhas ressalvas, pois escolhi a letra E, uma vez que não se pode asseverar que o futebol é uma atividade sagrada no Brasil. Talvez esteja "viajando", mas entendi a imagem como uma representação da sociedade atual que transformou a tecnologia como uma religião no Brasil, onde tudo virou motivo para se tirar "selfies" e mais "selfies". sem esquecer que o mundo da bola já está dominado também por essa "febre". Ademais, numa prova que deveria ter mais cunho técnico, este tipo de questão com alto teor de subjetividade no entendimento não deveria ser usada para uma prova como essa. Fico aguardando seu feedback, professora acerca do que escrevi aqui.
Olá Inaldo,
Segue abaixo meu feedback:
Questão 17. Não acho que caiba recurso. Veja por que:
Uma das definições de frase é> a phrase is a group of words (or possibly a single word) that functions as a constituent in the syntax of a sentence.
(http://en.wikipedia.org/wiki/Phrase)
Uma frase é um grupo de palavras ( ou possivelmente apenas uma palavra) que funciona como um constituinte na sintaxe de uma oração.
Como expliquei lá no artigo, todas as palavras estão numa só frase, a única que está fora do grupo (frase) é replied, ela está lá no outro parágrafo.
A questão da imagem: interpretação é algo subjetivo. Entendi que o desenho que a estátua está segurando é um controle de tv. Você entendeu como sendo um celular tirando uma selfie, o que faz alusão à tecnologia. Interessante a sua colocação. Questões de interpretação geralmente são as que abrem brecha para argumento. Acho que nessa você pode recorrer, usando a mesma colocação que postou aqui. Então, só a banca é que pode responder o verdadeiro significado do desenho em pauta e a mensagem que ele passa. Espero que dê certo !
Att. profa Ena Smith
Professora, sabe informar se havera comentarios sobre a prova de portugues?
Obrigada
Não sei informar. Sugiro que pergunte ao professor de Português.
Abs,
Ena