Prova de Auditoria – ISS-BH – Comentários
Conforme esperado, a prova de auditoria do ISS-BH foi tranquila, quase sempre literal, já que foi a primeira vez que a banca elaborou questões da matéria.
De qualque forma, segue comentada abaixo.
Abs,
Rodrigo Fontenelle / Claudenir Brito36 – Uma auditoria é conduzida por um auditor independente que apresenta relatório com sua opinião sobre as demonstrações contábeis. Nesse tipo de auditoria, o objetivo do auditor independente é:
B) Verificar que todos os saldos das contas contábeis estão livres de distorção relevante, independentemente se causada por fraude ou erro.
C) Obter segurança razoável de que o balanço patrimonial e a demonstração do resultado estão livres de distorção
relevante causada por erro.
D) Verificar que todos os atos da administração foram registrados corretamente nas demonstrações contábeis e
estão livres de distorção causada por erro.
E) Obter segurança razoável de que as demonstrações contábeis estão livres de distorção relevante, independentemente se causada por fraude ou erro.
Comentários:
Questão praticamente literal, retirada do item 5 da NBC TA 200, que estabelece que “como base para a opinião do auditor, as NBC TAs exigem que ele obtenha segurança razoável de que as demonstrações contábeis como um todo estão livres de distorção relevante, independentemente se causadas por fraude ou erro”. (grifamos). Portanto, letra E.
37 – A auditoria interna é exercida nas pessoas jurídicas de direito público, interno e externo, e de direito privado. E sua atividade está estruturada em procedimentos que são desenvolvidos com enfoque técnico, objetivo, sistemático e disciplinado. A auditoria interna tem por finalidade:
A) Agregar valor ao resultado da organização, apresentando subsídios para o aperfeiçoamento dos processos, da gestão e dos controles internos, por meio de relatórios com recomendação de soluções para as não conformidades.
B) Implementar políticas, normas e procedimentos de garantia da qualidade dos processos, apresentando subsídios para o aperfeiçoamento das leis, por meio de relatórios com recomendação de soluções para as não conformidades.
C) Validar os atos administrativos da gestão financeira, aperfeiçoando o processo de licitação e prestação de contas, por meio da recomendação de soluções para as não conformidades apresentadas nos relatórios de auditoria.
D) Validar as demonstrações contábeis da organização, aperfeiçoando o processo de elaboração com recomendações de eficiência, eficácia e economicidade, por meio de carta comentário.
E) Verificar que os processos da administração estão isentos de fraude e erro, apresentando, caso ocorra, recomendação de responsabilização da gestão por meio de relatórios.
Comentários:
Segundo o item 12.1.1.4 da NBC TI 01, que trata de auditoria interna, “a atividade da Auditoria Interna está estruturada em procedimentos, com enfoque técnico, objetivo, sistemático e disciplinado, e tem por finalidade agregar valor ao resultado da organização, apresentando subsídios para o aperfeiçoamento dos processos, da gestão e dos controles internos, por meio da recomendação de soluções para as não-conformidades apontadas nos relatórios”. (grifamos)
Portanto, mais uma questão literal. Letra A
38 – Dentre os procedimentos da auditoria interna incluem-se testes de observância e testes substantivos. Na aplicação dos testes de observância, são considerados os procedimentos de observação e os de:
A) medição, sumarização e amostragem.
B) inspeção, investigação e confirmação.
C) aferição, amostragem e sumarização.
D) investigação, medição e aferição.
E) confirmação, cálculo e inspeção.
Comentários:
Tento sempre alertar os alunos pra questões desse tipo, já que não é a primeira vez que é cobrada dessa forma. A NBC TI 01, que trata de auditoria interna, restringe os procedimentos aplicados na aplicação dos testes de observância, o que não ocorre nas normas de auditoria independente. Dessa forma, segundo o item 12.2.3.2 dessa norma, os procedimentos que devem ser considerados na aplicação desse tipo de teste são: inspeção, observação, investigação e confirmação. Letra B.
39 – A validação de transações ou saldos contábeis da entidade auditada, por meio de dados obtidos junto a terceiros, com os quais a entidade mantém relacionamento comercial, é um procedimento de auditoria denominado:
A) perícia.
B) fiscalização.
C) circularização.
D) revisão analítica.
E) revisão por pares.
Comentários:
Questão bastante simples. Embora a NBC TA 505 denomine esse procedimento de confirmação externa, é comumente utilizado o nome circularização para se referir ao uso dessa técnica de auditoria. Letra C.
A) saldos contábeis, demonstração de valor adicionado e notas explicativas.
B) contas contábeis, saldos contábeis e notas explicativas.
C) transações, contas contábeis e fluxo de caixa.
D) transações, saldos contábeis e divulgações.
E) operações, fluxo de caixa e divulgações.
Comentários:
Essa talvez tenha sido a questão mais difícil da prova, que exigia do candidato um conhecimento um pouco maior sobre risco de auditoria e seus componentes. Entretanto, foi retirada de forma literal do item A34 da NBC TA 200, que estabelece que “Os riscos de distorção relevante podem existir em dois níveis: no nível geral da demonstração contábil; e no nível da afirmação para classes de transações, saldos contábeis e divulgações”.
<